O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë

Eu tenho este livro na minha estante desde 2003, mais ou menos, e já tentei começar a leitura umas duas outras vezes, mas toda vez chegava um Cornwell (sério) e eu desistia, sempre na mesma página, acreditem se quiser. Desta vez, tive o apoio dos leitores (obrigada a quem votou!), e prossegui com a leitura até o fim.

Tudo começa quando o novo inquilino de Mr. Heathcliff vai se apresentar a seu locatário e conhece todos os exóticos habitantes de Wuthering Heights: o próprio Mr. Heathcliff, Catherine, sua nora; Hareton Earnshaw, seu sobrinho; Zillah, a cozinheira/governanta e Joseph, o faz tudo que é religioso até demais.

Mr. Lockwood, ao voltar para sua casa recém alugada, pergunta a Nelly, sua governanta, o que esta sabe sobre a história de Mr. Heathcliff e os demais habitantes de WH. E Nelly, que foi a governanta de WH antes de ser enviada a Thrushcross Grange, prontamente conta a seu novo empregador toda a história do lugar. (Aqui começa um resumo do livro, contendo alguns spoilers, fica o aviso. Se não quiser ler, pule o quadrado de citação inteiro)

Voltamos no tempo em 30 anos, quando Mr. Earnshaw encontra um garoto perdido durante uma viagem e o leva para casa, “batizando-o” Heathcliff, por não saber mais nada sobre o menino. Seu filho, Hindley, prontamente o odeia, enquanto Catherine, se dá muito bem com ele.

Quando Mr. Earnshaw morre, Hindley passa a maltratar Heathcliff. Catherine decide que quer se casar com Edgar Linton, dono de Thrushcross Grange, para viver confortavelmente apesar de amar e ser amada por Heathcliff, e este vai embora, voltando meses depois do casamento acontecer.

Mr. Heathcliff, como agora é chamado, juntou, sabe-se-lá como, uma vasta fortuna e fica hospedado em WH. Hindley, então, já havia perdido a esposa, e se perdeu na bebida, e perdeu toda sua propriedade para Heathcliff, deixando seu filho, Hareton, sem herança.

Como Heathcliff quer se vingar de Catherine e de todos que o fizeram sofrer, ele se casa com Isabella, irmã de Edgar e torna sua vida miserável. Dividida entre seu marido e seu amor, Catherine enlouquece e depois de ficar muito doente, falece, não sem antes dar à luz sua filha, Catherine (¬¬ odeio quando autores dão o mesmo nome pra duas personagens diferentes…). Isabella foge com seu filho, Linton, e anos depois, morre, fazendo com que o menino vá morar com o pai em WH.

Cathy e Linton, primos, se conhecem quando crianças e, como seus pais se odeiam, só se reencontram muitos anos depois, quando o pai de Cathy está para morrer, assim como o próprio Linton. Mr. Heathcliff, determinado a se vingar até dos filhos de seus inimigos, faz com que Cathy e Linton se casem, tornando Linton proprietário das terras que Cathy herdaria, e obriga o filho a assinar um testamento que lhe dá a posse de tudo que era do filho. Linton morre logo e Cathy se vê morando de favor em WH, sem amigos e dinheiro.

E é nesta situação que Mr. Lockwood conhece todos. Por não gostar do frio da região, ele volta a cidade e retorna a Thrushcross Grange apenas para descobrir que Mr. Heathcliff morreu louco e sozinho, incapaz de sequer olhar para Cathy e Hareton, que, então, já são enamorados.

Desculpa escrever o resumo do livro, é que eu fiquei tão confusa com a história, que precisei tentar juntar tudo que eu acho que entendi… Todo mundo é parente de todo mundo! Fico totalmente confusa com essas árvores genealógicas à la Tolkien…

Além de batizar personagens diferentes com o mesmo nome, outras coisas me incomodaram muito no livro: a autora mata as pessoas indiscriminadamente quando lhe é mais conveniente: assim que a personagem impede que a história prossiga, ela prontamente lhe dá uma gripe estranha que o mata. Acho que metade das personagens morre da mesma doença estranha e indefinida. Fica a impressão de que ela não sabia como lidar com a história de outra maneira, ou que faltou criatividade, sei lá. Achei forçado demais.

Outra coisa que eu fiquei sem entender é de onde surgiu a Cathy, porque nas páginas que antecedem seu nascimento, que foi no mesmo dia da morte de Catherine, esta é descrita como excêntrica, doente, insana, doida, tudo MENOS grávida. E, até onde eu sei, quando você tem um filho, está grávida por PELO MENOS uns 7 meses, e olhe lá. Pode ser que a descrição tenha existido e eu a ignorei, mas, até onde me consta, Catherine nunca esteve grávida.

Voltando às mortes convenientes, o Mr. Heathcliff morrer, embora totalmente necessário para o final feliz e o reencontro do amor e mais todo o blablabla Byroniano, veio, ao meu ver, sem agonia o suficiente para ele. Afinal, o desgraçado estragou a vida de TODO MUNDO e não é punido? Não senti justiça nisso. E, mais do que finais felizes, eu gosto de finais justos, naquele velho esquema de “Aqui se faz, aqui se paga”.

Admito que não sei nada de literatura, e aceito que se o livro é um clássico, é porque ele é bem elaborado e tem as personagens certas e todo o mais, mas não podia deixar de citar essas coisas que me incomodaram. Sintam-se livres para me educar. E, para terminar, vou comentar uma coisa sobre a edição que eu li: ela é em inglês mais do que arcaico. Eu não tenho dificuldade em ler Jane Austen, por exemplo, mas a Jane usa pouco coloquial no texto dela. Todas as falas do Joseph têm uma tradução simultânea feita pelos editores, porque a Emily colocou o sotaque dele no meio, o que dificulta absurdamente a leitura! Olha um trecho:

Whet are ye for? T’ maister’s dahn i’ t’ fowld. Goa rahnd by th’ end ut’ lauth, if yah went tuh spake tull him.

Tradução simultânea Inglês Joseph-> Inglês normal: What do you want? The master’s down the [sheep] fold. Go round the end of the barn if you want to speak to him. Diferença boa hein?

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac

13 Comentários

Arquivado em Resenhas da Feanari

13 Respostas para “O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë

  1. Pingback: Tweets that mention O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë « Blablabla Aleatório -- Topsy.com

  2. Fábio

    WTF. A mulher não queria que entendessem as frases do cara, né? Pra escrever daquele jeito…

    Já viu ou pretende ver o filme?

    • Feanari

      Então, eu imagino que tenha pessoas que realmente falam assim ne? Aí essas entendem, mas sei lá xD

      Acho que vou ver algum dia, mas não tá nas prioridades =)

  3. Pingback: Esta Semana… « Blablabla Aleatório

  4. Minha mãe comprou esse livro essa semana, porque ela viu o filme e adorou x)

    Eu desconhecia dele, só depois que uma amiga que é apaixonada por esse livro me falou que eu fiquei curiosa pra ler hehehe

    Não li o texto inteiro porque os spoilers ultimamente andam me incomodando mais do que antes.

    Vou ler e depois conto o que achei ^^

    • Feanari

      Justamente porque eu vi que você ainda não leu que eu fiz tanta questão de avisar dos spoilers xD Eu também evito ler resenhas de livros que não li pra evitar spoiler. ODEIO! hahaha
      Mas leia o livro e me ajude a descobrir se eu gostei desse livro! hahahah bjo

  5. nubiaesther

    Eu também não li a caixa de spoiler, e não é porque eu ainda não tenha lido o livro mas é que li há tanto tempo que algumas partes estão obscurecidas.

    BTW, também não gosto de spoiler não e acho legal quando avisam que a resenha terá ou não spoiler, eu sempre tento evitar fazer algum porque as resenhas que escrevo são mais para apresentar o livro e falar sobre as minhas impressões do mesmo.

    • Feanari

      Eu terminei de ler quinta-feira e algumas partes já estão obscurecidas uheuaheuaheuaheuahea

      Eu acho muito mancada postar spoiler e não avisar, então eu sempre aviso ^^ Mas hoje particularmente não ia conseguir escrever essa resenha sem um spoiler pra organizar as idéias do livro.. Ele é complicado! xD

  6. Pingback: Compulsividade « Blablabla Aleatório

  7. Pingback: Meme #26- Sua semana em grande detalhe « Blablabla Aleatório

  8. Pingback: Alguns pingbacks | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s