Leia um livro por semana

Hoje eu estava surfando a internet (lol) quando lembrei que precisava dar uma olhada no meu extrato bancário. Digitei “bb.com.br” na barra de endereços do Chrome (preciso me adaptar a dizer Chrome e não Firefox!) e, sabe-se-lá-como, fui parar neste site:

http://inoveryourhead.net/how-to-read-a-book-a-week-in-2010/

Exatamente neste post aí. E, sendo uma pessoa que adora ler, eu li o que ele disse a respeito de ler. E resolvi passar adiante a idéia.
E, como eu sou uma pessoa bacana pra caramba, eu vou traduzir o post do cara.

=**

Como ler um livro por semana em 2010

Sim, eu finalmente consegui. Eu li mais de um livro por semana em 2009.

Mais que isso – eu nunca me atrasei ou parei. Sempre estive à frente do programado o ano inteiro. Então agora, em 2010, adivinhem? Eu quero que você faça o mesmo. E é assim que faz.

Porque raios você iria querer fazer isso?

É uma sensação ótima. Te dá um número incrível de idéias. Te ajuda a pensar mais coesamente. É melhor que a TV e até a internet. Te faz entender o mundo melhor. É um passo para o hábito de completar. Eu já disse que é uma sensação ótima?

… O que seja, faz logo.

Porque 52

Antes de mais nada, porque tantos, porque simplesmente não “ler mais livros”?. Eu argumento que ao definir um objetivo, algo louco como um por semana, realmente ajuda. Para comparar, o corpo reage fortemente a machucados grandes, gastando energia significativa para as curar. Os cortes pequenos, ele considera pouco, o que quer dizer que podem às vezes demorar mais para curar. Então definir um objetivo massivo te fará seguí-lo à risca.

Então, isso vem primeiro: faça seu objetivo massivo e sem noção para você pirar um pouco 🙂

Um dia por vez

O livro médio que eu li tinha entre 250-300 páginas. Alguns foram maiores, outros menores. Dividi isso em 40 páginas por dia, as quais eu leio cedo, para acabar logo. É um objetivo fácil e lidavel, que não assusta tanto quanto 52 livros em um ano. Isto é crítico para cuidar do seu estado emociona, fazendo parecer completamente normal.

Faça disso uma rotina e mantenha-a.

Eu tenho um hábito agora de me levantar, tomar banho, etc, e então sair para tomar café da manhã todas as manhãs, sentando no balcão de um restaurante e tomando café até ter lido minhas 40 páginas.

Porque eu faço assim? Porque eu sei que eu sou indeterminado assim. Aposto que você pode admitir isso sobre si mesmo também, e fazê-lo vai te ajudar a colocar tudo no seu devido lugar

Ah, e uma dica de profissional: Faça isso cedo no dia, o mais cedo possível. Como as páginas matutinas do Artist’s Way’s e o regime de exercícios da Twyla Tharp’s (discutido aqui), deve acontecer cedo ou nós vamos adiar. Isso serve para todos os hábitos – você deve os unir para funcionar.

Use cara momento

Se você usa algum meio de transporte, use-o. Se tem uma hora de almoço, use-a. Isto é algo que eu estou descobrindo agora, mas a habilidade de pegar o livro rapidamente e ler 2 páginas vai te ajudar significantemente, especialmente para se adiar, que vai ser seu melhor recurso e te dá uma sensação reconfortante. Além disso, se adiar te ajudará a tomar o tempo necessário com os livros difíceis, que são mais densos e valem a pena investir um tempo

Não tem problema desistir… Mais ou menos

Se algo é chato (ou parece difícil), não tem problema em desistir dela – por enquanto. Você pode fazer isso quando está à frente do planejado e não vai te zoar muito, e então pode voltar ao livro de vez em quando até terminar.

Fiz isso um número de vezes em 2009, o que quer dizer que o número de livros que eu comecei provavelmente estava entre 60-65 (terminei 54).

Não tem problemas trapacear

Seu prazo está acabando e você sente que pode se atrasar? Droga! Ok, está na hora de trapacear. Escolha um livro rápido e leia, algo que você pode já ter lido antes, que gosta bastante e le rapidamente.

“Isso é trapaça”, você pode dizer. Eu concordaria. Mas trapacear no curto prazo para te ajudar a vencer no longo prazo neste objetivo é mais importante do que a ideia cabeçuda de que cada livro que você for ler tem que ser um Guerra e Paz. Não precisa. Isso é para enriquecer sua vida, não te fazer sentir mal.

Por sinal, até mesmo livros pequenos podem ser incríveis. Em 2009 eu li os seguintes livros que eram pequenos, mas ótimos: The DipThe Little Red Book of Selling,The Five Secrets You Must Discover Before You DieMan’s Search For MeaningVagabonding, e Of the Dawn of Freedom. (mantive os títulos em inglês)

Não se atrase

Nunca “se deva uma” ou deduza do saldo, dizendo que devolve depois. Seu prazo semana, (o primeiro é dia 7 de janeiro) te ajudará a manter o ritmo, mas se atrasar pode fazer com que você perca as esperanças e te faça considerar desistir. Você tem que controlar seu estado emocional e impedir que caia a este nível, onde você sente que não vai dar conta, etc,  isso você faz sempre estando à frente do planejado.

Concluindo

Ler me fez uma pessoa muito melhor, mais completa e feliz. Todo o conhecimento do mundo está emlivros – a maioria dele não está na internet ou é conhecido pelas pessoas do seu grupo social, então isso pode realmente te ajudar a expandir, se você permitir. Então comece hoje.

Tudo de bom em 2010

É isso, leitores queridos.

Tentarei fazer isso alguma vez ahuehauhehea

8 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente

8 Respostas para “Leia um livro por semana

  1. Eu ganhei dele, li 58. HÁ! =B

    Enfim, faço bem isso o que ele diz: estipulo prazos e não sossego até atingí-los. Leio indo pro trabalho, voltando, esperando a aula começar (durante a aula, as vezes huhuhu), no intervalo da aula, voltando pra casa, antes de dormir, quando não tem o que fazer de bom na internet… enfim. Momentos para ler tem e são muitos, é só ter vontade.

    Curtir

  2. Hum, eu gostei especialmente da meta de divisão diária. Usar a matemática a favor pensando em páginas diárias é bem mais bacana. Eu não leio nem 3 livros por ano, sinceramente. Acho que 52 seria uma meta muito absurda pra mim, já que não é meu maior hobbie. Mas, pq não 1 por mês pra começar? Quer saber, vou aproveitar que tamo no comecinho do mês e começar um livro. Quer ser minha cúmplice?

    E Mari, tem uns errinhos de português na tradução, como “use cara momento” ao invés de “cada” e “para se adiar” ao invés de “adiantar”. No mais, sensacional a iniciativa de traduzir o post! E muito engraçada a coincidência e a busca torta!

    bjo!

    Curtir

    • Feanari

      É o que dá traduzir com sono… Pode deixar que eu vou dar uma lida e arrumar =)

      Quanto a ser sua cúmplice, eu leio um pouco mais q um livro por mês hahaha. Mas acho digno demais vc começar, Rafa =) FORÇA!

      Curtir

  3. Nossa,muito bacana. Tou nessa também

    Curtir

  4. Pingback: Livros Acumulados « Delirância

  5. Pingback: Teimosia infinita « Blablabla Aleatório

  6. Pingback: “Como tu consegue ler tantos livros?” « r.izze.nhas

  7. Pingback: Os números de 2010 « Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s