Meme #4- Seu livro favorito

Quarto dia da meme de setembro. Tema: Seu livro favorito

Sim, eu estou totalmente atrasada com os posts meme. O fim de semana do feriado teve um encontro muito especial de amigos meus aqui em São Carlos, e eu quem estava organizando. Mal conseguia ver meus e-mails! Acredito que até o fim de semana eu consiga regularizar as coisas…

Essa pergunta é como perguntar pra sua mãe se ela gosta mais de você ou do seu irmão… Eu não consigo escolher apenas UM livro favorito. Então, pra tentar compensar, vou falar da minha série favorita. Ou uma das. Porque tenho várias favoritas também… 


Crédito das imagens: Bernard Cornwell Brasil

Quem me conhece, nem que seja um pouco, provavelmente sabe que eu sou mega viciada em Bernard Cornwell. Ele é facilmente um dos meus autores favoritos, se não for O favorito. Eu adoro ler romances históricos, e na minha humilde opinião, Bernard Cornwell é o imperador dos romances históricos.

A série As Crônicas de Sharpe, lançada no Brasil pela Editora Record, é composta de 21 livros, dos quais apenas oito foram publicados no Brasil. O nono, O Ouro de Sharpe, está com lançamento previsto para novembro deste ano (oba!). Por sinal, agora a série é chamada “As Aventuras de um soldado nas Guerras Napoleônicas”. Vai entender… Tudo bem que a série se passa nas Guerras Napoleônicas, mas no começo dela, Napoleão era um generalzinho qualquer, sem importância…

Mas Mari, porque você gosta TANTO do Sharpe?

Em uma palavra: Porque ele é foda.
Richard Sharpe começa como soldado raso e, por ter coragem de fazer o que ninguém mais quer fazer, vai escalando os degraus do exército. E, como ninguém que é alguém no exército faz carreira sendo pobre e sem conexões, Sharpe é desprezado por seus iguais, superiores, e até mesmo seus inferiores… Até que os mostra, sempre, porque ele chegou onde chegou.
O Sharpe sempre se dá mal na história, de um jeito ou de outro, mesmo sendo incrível. Esse lado da história, que faz com que você sofra com ele, o torna o herói mais real do Cornwell. Ao meu ver, enquanto todos os outros perdem uma vez ou outra alguma coisa; o Sharpe perde SEMPRE. Ele nunca está numa posição confortável, ele nunca vai poder sair… A série NUNCA acaba (pelo menos pra mim, que vou ler o nono livro).

Quanto charme!

A série foi adaptada pras telas com Sean Bean (lembra do Boromir de O Senhor dos Anéis? Ou de Zeus em Percy Jackson e o Ladrão de Raios? ELE) interpretando Sharpe. Infelizmente, só foram filmados os últimos livros, o que me impediu de assistí-los, uma vez que eu odeio spoiler.

O DVD que eu ainda não consegui assistir por medo de spoiler

Sério, alguns anos atrás, pedi pro meu pai me dar um dos DVDs da série do Sharpe, o que ele fez… AINDA não assisti…

Neste momento, prefiro ler toda a série e depois assistir a todos os filmes. Só queria saber quantos anos terei quando completar esta façanha.

Edit especial para uma amiga minha que eu sei que não é muito de ler séries na ordem cronológica: Os livros foram escritas numa ordem totalmente aleatória. E foram tão bem planejados que existem detalhes que o Cornwell escreveu vinte, quase trinta anos atrás, relembrando coisas que ele só escreveu ano passado. Genial, sério. Não deixe de ler na ordem! Vale a pena!

15 Comentários

Arquivado em Nerdices aleatórias

15 Respostas para “Meme #4- Seu livro favorito

  1. Pingback: Brincando de memes « Blablabla Aleatório

  2. Eu tenho que dar um jeito mesmo de ler esses livros (não só essa série do Cornwell)!!!

    E pelo jeito quero ver os filmes também hehehe

    Belo post, mana =*

    Curtir

  3. Fábio

    A série tá saindo aqui no Brasil com que regularidade?

    Curtir

    • Feanari

      A Record está lançando mais ou menos um livro por ano. Às vezes saem dois, mas com as Crônicas Saxônicas, tem sido só um mesmo. =)

      Curtir

  4. Li O Tigre de Sharpe e amei. Acho que ter os livros já publicados em português é um dos meus maiores desejos consumistas (taí uma volta pro post dos desejos literários do r.izze.nhas >.<). Agora só não sei se desejo a série pra mim ou pro Thui, que também amou Sharpe. Enfim, é difícil ser pobre, hauauahau

    Curtir

    • Feanari

      Nossa nossa, leia leia! O Tigre de Sharpe é incrível ne?! Eu lembro que tive que recomeçar umas cinco vezes porque ficava com nojo da parte em que são descritos os abutres que acompanham o exército. Tinha uns 15/16 anos, não me julgue xD

      Curtir

  5. Tinha que ser Sharpe! Eu sabia que vc iria escolhe-los!
    Como você mesmo disse, mesmo quem te conhece pouco já acaba sabendo dessa sua adoração pelo Cornwell.
    E só para criar intriga…prefiro a série O Conquistador ou As Cronicas de Arthur do que Sharpe… 😛
    hahahah

    Curtir

    • Feanari

      Ainda acho que você não pode afirmar NADA sem antes ter lido… Não estou desmerecendo O Conquistador nem As Crônicas de Artur, MAS Sharpe é foda demais. Não seria a prima obra do Cornwell se não fosse… =P
      Leia e depois fala cmg….

      bjo

      Curtir

  6. Eu sei…eu sei…só queria zuar um pouquinho mesmo… 😉 please don’t be mad about it…

    Mas só devo ler Sharpe depois de ler as Cronicas Saxonicas…que está na frente na minha lista de ”próximos livros”…

    cheers

    Curtir

    • Feanari

      Não estou brava hauehauhea longe disso =)
      Até aceito que vc leia Sharpe depois as Crônicas Saxônicas, prq depois de Sharpe, nada é o mesmo.. auheuahueha
      bjo

      Curtir

  7. Pingback: Desejo de Consumo: As Aventuras de Sharpe « r.izze.nhas

  8. Pingback: Meme Literária: Esta semana… « Blablabla Aleatório

  9. Pingback: Meme #13- Um livro de ficção « Blablabla Aleatório

  10. Pingback: Minha estante em grande detalhe « Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s