Fazendo Meu Filme 3: O Roteiro Inesperado de Fani (Paula Pimenta)

Lembram que na resenha do primeiro livro da série eu declarei como ainda gostava de ler romances juvenis e que eu não admitia que alguém ousasse me falar que eu não tenho mais idade para ler Pedro Bandeira? Vou incluir a Paula Pimenta agora também, sério gente, Fazendo Meu Filme está entre os melhores romances juvenis brasileiros da atualidade, se você assim como eu, gosta deste tipo de livro leia FMF logo, tenho certeza de que não irá se arrepender.

fmf3[

*Atenção, esta resenha pode conter spoilers referentes aos primeiros livros da série (Fazendo Meu Filme 1 e Fazendo Meu Filme 2), leia por sua própria conta e risco. Já leu as resenhas do primeiro e do segundo livro? Você poder ler a minha opinião sobre eles aqui e aqui.


O script de Fazendo Meu Filme 3 começa exatamente após a chegada de Fani da Inglaterra. Fani está de volta ao Brasil, de volta aos braços do Leo. Mas como a gente sabe os roteiros da Fani não são sempre cor de rosa como ela gostaria que fossem. O retorno para a vida que ela deixou aqui antes de ir para o intercâmbio não é mais possível, as pessoas mudaram, ela mudou (e não é só do físico que estou falando), a adaptação que ela sofreu ao chegar à Inglaterra deve acontecer novamente, é preciso se readaptar ao Brasil.

“[…] comecei a pensar em como a Alice deve ter se sentido ao voltar do País das Maravilhas. Durante a história inteira ela quis achar o caminho de volta. Será que quando acordou e se viu em casa ela também se sentiu estranha? Teria ela também sentido saudade daquela outra vida, que mais parecia um sonho?”

Ela precisa aceitar e compreender que muitas coisas estão diferentes, afinal, um ano se passou, um longo ano pautado por muitos acontecimentos, tais como o noivado do Alberto e da Natália, a Gabi estar fazendo medicina e não psicologia, o ambiente escolar ter ficado lá atrás e a vida de pré-vestibulanda bater à sua porta, o Leo ter passado no vestibular para… (ah, então, não vou contar não, só digo que foi uma parte que me deixou ressabiada e eu não concordei totalmente com a escolha que ele fez). Aliás, alguém aí está curioso para saber qual curso a protagonista irá fazer? Será que a mãe dela irá perceber que direito não é para ela e aceitar que ela faça cinema? Bom, enquanto Fani estuda para o vestibular, a Ana Elisa lhe dá uma ótima ideia, criar um blog, um espaço para ela comentar sobre filmes e ir treinando para quando seguir a carreira de cineasta. É assim que surge o “Filmes de Amorzinho” o lugar em que Fani escreve sobre filmes de romances ou filmes que a fazem suspirar por algum motivo. Para quem quiser ver e acompanhar (é minha gente, o blog existe de verdade!): http://filmesdeamorzinho.blogspot.com. Fani se diverte muito escrevendo seu blog, mas ele também será o causador de alguns acontecimentos chatos e tristes, mas também repletos de esperança e tudo devido a um comentário e a uma indicação. Mas essa sinopse está muito cor de rosa né? E como eu disse os roteiros de Fani não são monocromáticos… eis que sempre surge um empecilho para o seu feliz para sempre, nesse caso o empecilho tem nome e sobrenome: Christian Ferrari. O garoto surge novamente e com seu aparecimento o roteiro de Fani toma um rumo totalmente inesperado, captaram o trocadilho? (tá, eu sei que foi tosco).

Provocar uma miríade de emoções em seus leitores parece ser a principal característica da Paula Pimenta, é impossível ler FMF 3 sem cair na gargalhada em algumas partes, ficar com muita raiva em umas e se debulhar em lágrimas em outras. A instabilidade emocional é imensa e eu acho sensacional quando um livro consegue provocar isso. A Paula faz isso falando de coisas simples, coisas do cotidiano: namoros, família, primeira vez e prevenção, trânsito, fatalidades, superação. Por isso, talvez, a identificação seja tão forte. Adoram falar que a Paula é a nossa Meg Cabot brasileira, mas não concordo, a Paula é a nossa Paula Pimenta brasileira! E é muito bom ver esse estilo literário estar bem representado atualmente no Brasil.

Como comentei na resenha do primeiro livro da série, não é só a Fani e o Leo que são cativantes, todos os personagens criados pela Paula o são, até a mãe da Fani e suas constantes implicâncias. O pai da Fani é muito compreensivo, o Inácio o irmão mais velho que todos gostariam de ter, o Alberto e Natália garantem o tom hilariante ao longo da narrativa, a Ana Elisa (que também está no Brasil, ela veio fazer faculdade em Brasília) continua sendo uma ótima amiga, a Priscila não deixa que nada passe em branco e a Gabi é a amigona e a minha favorita! E a Paula não os deixa de lado, se o roteiro principal é escrito pela Fani, eles são os roteiristas auxiliares que sempre dão a sua opinião, na maioria das vezes por e-mail. Cada capítulo dos livros da série é encerrado com trocas de e-mails entre personagens ou conversas via MSN, em alguns momentos eu não via a hora de encerrar um capítulo para saber o que o Alberto e a doidinha da Nat estavam aprontando, o que a Gabi estava vivendo, com o que o mãe da Fani iria implicar dessa vez…

O roteiro de Fani após tantas reviravoltas nos leva novamente para o aeroporto e a Paula me fez chorar de novo…

“Ao contrário de Hollywood, onde as películas são produzidas, revisadas, ensaiadas até que fiquem perfeitas, a nossa existência é feita de improviso. Aqui não tem script. As cenas não são filmadas. E, se errarmos uma fala, não tem como dizer “Corta!” e gravar de novo.”

E agora só nos resta a longa espera por FMF4 (Paula não nos faça esperar tanto!). Ah, e podem se preparar que alguns personagens de FMF2 voltarão com tudo em FMF4 (eu acho!) bem, pelo menos uma! E a Paula falou uma novidade em Brasília que gostei muito, FMF terá um spin-off! Para quem não sabe, o termo é utilizado para indicar uma franquia (nesse caso uma série) criada a partir de outra. Pois é, teremos um spin-off com algum personagem secundário de FMF sendo o principal! E já vou aproveitar a deixa e soltar a campanha: Eu sou fã da Gabi e acho que ela daria uma ótima protagonista!


  • Dica: Leia Fazendo Meu Filme ouvindo a trilha sonora criada pelo Leo e pela Fani, as músicas são lindas! As músicas podem ser ouvidas no site da série (http://fazendomeufilme.com.br/).

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

11 Comentários

Arquivado em Resenhas da Núbia

11 Respostas para “Fazendo Meu Filme 3: O Roteiro Inesperado de Fani (Paula Pimenta)

  1. Núbia, sua resenha ficou ótima. Superou a minha sério!

    Nossa ficou mega perfeita. Que bom, que você gostou de FMF3.

    Curtir

  2. Tem muita gente comentado sobre essa série e cada vez eu fico mais curiosa, e cada vez minha lista de compras aumenta mais. Aí meninas assim vou gastar todo o meu $$ com livros…rsrs.
    Parabéns sua resenha ficou ótima! Gostei mesmo!

    Curtir

    • Nubia Esther

      No caso de FMF vale cada $ gasto, principalmente se você curte romance juvenil. Já virei divulgadora da série, vou querer que todos leiam! \o/

      Curtir

  3. Sou tão suspeita para falar desse livro! HDUAHSDAUSHA
    eu simplesmente ameeeei e chorei mto.
    Ainda choro quando escuto as músicas =P

    Ain, Núbia…
    foi muito bom comentar o livro com você durante sua leitura!
    Agora teremos que esperar até o ano que veeem pelo quarto. E tomara que tudo se resolva com a FANI E O LEO.

    O Christian que vá cantar em outra freguesia! HAUSHAUSHA.
    A Gabi está solteira também… A Ana Elisa… Tem muita opção. Ele pode a Fani pro Leo. HAHA

    beeeijos
    ;*

    Curtir

  4. Pingback: Melhores Leituras de 2010 « Blablabla Aleatório

  5. Pingback: Estas últimas semanas… | Blablabla Aleatório

  6. Pingback: Desafio Leitura Nacional | Blablabla Aleatório

  7. Pingback: Um Autor de Quinta #2 | Blablabla Aleatório

  8. Pingback: Minha Vida Fora de Série (Paula Pimenta) | Blablabla Aleatório

  9. Pingback: Fazendo Meu Filme 4 – Fani em Busca do Final Feliz (Paula Pimenta) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s