Atenção. Este post trata no nono livro da série As Aventuras de um Soldado nas Guerras Napoleônicas (ou, as Aventuras de Sharpe). Por isso, pode conter spoilers, revelando parte do conteúdo dos livros anteriores.
Em 1810, o exército britânico, apesar de ser o mais bem treinado da Europa, está sendo rechaçado do continente devido às constantes ameaças causadas pelo exército francês, mais numeroso. Após a batalha de Talavera e a falha em ajudar os aliados espanhóis durante um cerco, o duque de Wellington está perdendo seu apoio, bastante importante na campanha. A falta de fundos para financiar o exército também está pesando na balança e, tudo que o general quer é poder comprar tempo.
Entra Richard Sharpe, capitão dos fuzileiros de South Essex. O capitão e o general se conhecem da época em que o exército estava na Índia, onde Sharpe salvou a vida de Wellington e subiu de posto, sendo um dos poucos recrutas que subiu a escada militar além de sargento. O general sabe que pode contar com Sharpe, cabeça dura e obstinado, para cumprir com o que lhe é pedido. Sua missão, caso queira aceitá-la, é pôr as mãos em 16 mil moedas de ouro e trazê-las a Wellington, para serem utilizadas na guerra.
Sharpe terá que enfrentar guerrilheiros, franceses, lanceiros poloneses, a fúria de uma bela jovem e El Católico, o líder dos aliados espanhóis, determinados a não deixar que os ingleses consigam o ouro que vai garantir que a Inglaterra continue o combate contra as forças de Napoleão.
Como todos os livros de Cornwell, O Ouro de Sharpe apresenta detalhes incríveis de como as lutas eram travadas, com ênfase nas estratégias militares e descrições de lutas tão bem feitas que nos fazem sentir o gosto da pólvora na boca ao abrir o cartucho para carregar o mosquete – ou no caso dos fuzileiros, o fuzil. Infelizmente, este livro tem apenas 290 páginas (mais a Nota Histórica), e assim que começa, já senti como se estivesse acabando. Agora fico mais alguns meses à mercê da Editora Record, esperando ansiosamente o próximo volume empolgante da saga de Richard Sharpe.
Eu sei que 21 livros assusta. E o preço de cada um deles não colabora muito para a leitura, mas, mantenho que esta série vale demais o investimento. São horas incríveis de degustação de uma das guerras que mais ajudou a moldar nosso mundo, e deixá-lo como é hoje. Vale super o investimento.
Compre aqui:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Olá!
Nunca tinha visto esse livro, mas gostei da sua resenha (além de ter gostado do exemplar, claro). Por isso, te indiquei no Resenhas 10+, um quadro em meu blog com as 10 melhores resenhas dessa semana. Depois dê uma passada lá, espero que goste!
Abraços e sucesso!
CurtirCurtir
Oi! Obrigada pela indicação! Adorei a iniciativa =D
bjos
CurtirCurtir
Pingback: Lançamentos futuros | Blablabla Aleatório
Pingback: Estas últimas semanas… | Blablabla Aleatório
Ola! Srta. Marina,
Uma ótima resenha a sua, gosto muito dos livros de Bernard Cornwell e confesso que sinto, durante a leitura, a violência, a emoção e todas as sensações vivenciadas pelos soldados nestas batalhas da forma como vc. descreveu em sua resenha. Parabéns.
CurtirCurtir
Olá, Gustavo!
Obrigada pelo comentário, fico feliz que tenha gostado da resenha. Ler Cornwell para mim é uma das melhores coisas. Ele tem um jeito de escrever que me envolve e eu não consido deixar de ser cativada por todas as personagens que ele cria. É uma delícia, sem dúvida. =)
Abraços!
CurtirCurtir
Pingback: Como matar uma pessoa do coração | Blablabla Aleatório
Pingback: Um Autor de Quinta #17 | Blablabla Aleatório
gostei muito da resenha pena que até agora nao achei o livro pra download adoro o bernard cornwell mas tenho que adimitir que alem dele só conheço 1 que possa se igualar a ele o criador da serie o conquistador
CurtirCurtir
Nossa, Bernard Cornwell é DEUS e Conn Iggulden é tão bom quanto, realmente!
Que bom que gostou da resenha =)
CurtirCurtir
Pingback: O Tigre de Sharpe (Bernard Cornwell) | Blablabla Aleatório
Pingback: Editora Record anuncia “A Fuga de Sharpe” | Blablabla Aleatório
Pingback: O Triunfo de Sharpe (Bernard Cornwell) | Blablabla Aleatório
Pingback: A Fúria de Sharpe – Bernard Cornwell | Blablabla Aleatório
Pingback: A Batalha de Sharpe – Bernard Cornwell | Blablabla Aleatório