The Physician – Noah Gordon

Rob J. Cole é um menino como todos os outros: irmão mais velho, cuida dos mais novos, ajudando os pais, pobres. Certo dia, sua mãe, grávida, vai ao mercado vender os últimos bordados feitos, e sente as contrações indicando que seu mais novo bebê está vindo ao mundo. Quando ela volta à casa, após o parto, ainda não está recuperada e Rob J., pegando em suas mãos, sente que a vida está partindo de seu corpo. Alguns meses depois, seu pai fica doente e Rob J., ao cuidar dele, novamente tem a sensação de vitalidade escapando o corpo.

Eis que, aos nove anos, Rob J. é orfão e está sozinho no mundo: seus irmãos foram todos adotados por diferentes famílias, e apenas ele, velho demais, com um apetite de adulto e força de criança, não consegue um novo lar, até que aparece Barber, um barbeiro-cirurgião. Rob J. então conhece uma nova vida, acompanhando Barber a vilarejos onde o homem fazia um pequeno espetáculo e vendia um remédio universal, para curar todos os males. Barber ensina a Rob os segredos do negócio e Rob, com seu dom de descobrir se a pessoa está a beira da morte, se prova um bom companheiro, que ajuda a evitar que os dois sejam considerados bruxos (na época, se você cuidava de alguém e esse alguém morria, a culpa provavelmente foi sua).

Certo dia, em suas viagens, Rob conhece um médico judeu, capaz de, no século XI fazer a cirurgia que trata catarata. Ele se aproxima do judeu e implora para ser seu aprendiz, pois Rob há muito adquiriu o gosto pela medicina e quer aprender tudo que puder para ajudar o maior número de pessoas possível. O médico, no entanto, não confia em Rob e diz que não ensinaria alguém fora de sua religião. Insatisfeito, Rob pergunta onde ele adquiriu seus conhecimentos, e o médico responde que foi na Pérsia, aos pés do admirável Ibn Sina (UM DOS PRIMEIROS QUÍMICOS!!), mas que ele, um cristão,  jamais seria admitido na escola.

Acompanhamos a vida de Rob, desde seus 9 anos até seus 25~26. E todas as aventuras do moço, que apenas começam com a vida pacata de viajante com Barber. É um mergulho na vida da Idade Média e seus costumes, exatamente o tipo de livro que me cativa. Perfeito!

O livro é primorosamente bem escrito, cheio de detalhes e descrições bastante precisas dos tratamentos médicos oferecidos no século XI. Além disso, o autor não poupou esforços para descrever as personagens e nos fazer gostar de todas as pessoas na vida de Rob J.. A história é uma delícia de acompanhar, embora previsível em alguns momentos, mas ainda assim, ficamos com aquele gostinho de quero mais ao terminá-lo! Sem dúvida é um dos melhores livros que li na vida! 11/10 estrelas pra ele! Mal posso esperar para colocar meus dedinhos na continuação!

Ah, no Brasil o livro se chama O Físico, mostrando que as editoras não tomam cuidado algum com traduções, porque Physician é MÉDICO, não FÍSICO, que é physicist… FAIL!

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac

16 Comentários

Arquivado em Resenhas da Feanari

16 Respostas para “The Physician – Noah Gordon

  1. Fábio

    Mari com a sua mania de me deixar com vontade de ler livros por ter gostado tanto dele. xD

    Curtir

  2. Esse livro é maravilhoso! Também considero um dos melhores livros que já li…ˆˆ

    Bjocas

    Curtir

  3. Ibn Sina!!!! *.*
    Já tinha curiosidade pra ler o livro, depois da sua resenha então… E já tinha notado esse FAIL total da tradução brasileira… acho que vou ler em inglês mesmo =p

    Curtir

  4. Pingback: Estas últimas semanas… | Blablabla Aleatório

  5. Helder Almeida

    Amei este livro. É um livro fascinante. Com ele ficamos a conhecer os usos e costumes das terras distantes por onde passa, desde a Inglaterra até à Pérsia ( Irão).Tive pena quando concluí a sua leitura, pois é aquele livro que nos deixa sempre com vontade de ler mais e mais.

    Curtir

  6. Mari

    Pessoal, fãs do ‘FÍSICO”; estão filmando este livro, olhem só esta matéria: “Ben Kingsley, Stellan Skarsgard and Tom Payne to Star in THE PHYSICIAN”… Aí vai o Link:
    http://collider.com/the-physician-ben-kingsley-stellan-skarsgard-tom-payne/167774/
    Sir Ben Kingsley provavelmente será o doutor Ibn Sina…

    Curtir

  7. Mari

    Link da matéria do “futuro” filme em português:
    http://www.entrecactoos.com.br/cinema/o-fisico-famoso-livro-de-noah-gordon-tera-ben-kingsley-no-elenco/
    O Físico | Famoso livro de Noah Gordon terá Ben Kingsley no elenco

    Curtir

  8. Pingback: A Colher que Desaparece – Sam Kean | Blablabla Aleatório

  9. Pingback: Um Autor de Quinta #52 | Blablabla Aleatório

  10. Pingback: O Livro das Loucuras e das Curas – Regina O’Melveny | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!