Luka e o Fogo da Vida (Salman Rushdie)

Não há como não comparar a aventura de Luka com a de seu antecessor Haroun, tanto pelo fato dos dois serem irmãos quanto pelo fato de ambas as histórias envolverem de certa forma o pai deles, Rashid. Se você já leu Haroun e o Mar de Histórias vai entender meu comentário. Dezoito anos se passaram desde a aventura de Haroun, a família Khalifa vivia feliz, mas mais uma vez a conexão com o mundo mágico será estabelecida e o aventureiro desta vez será Luka. As histórias de Rushdie continuam cheias de cor e som, mas na de Luka um acréscimo é feito; como bom aficionado por jogos de videogame, Luka vê sua aventura se transformar em um. Se com Haroun nós desbravamos o Mar dos Fios de Histórias, com Luka nos enveredamos pelo mundo mágico tecido por Rashid com os fios provenientes desse mar.

Luka como já lhes disse é o irmão mais novo de Haroun, o garoto tem dois animais de estimação, o urso chamado Cão e o cão chamado Urso. E a história começa com a forma como Urso e Cão foram parar na casa dos Khalifa. Certo dia, o circo GRIF do Capitão Aag chegou à cidade de Luka. Acontece que os animais eram maltratados neste circo e Luka, revoltado, rogou uma praga ao capitão durante o desfile do circo pela cidade. Acontece que a maldição de Luka funcionou… Urso e Cão fugiram e foram parar na casa dos Khalifa, foi assim que Luka os “ganhou” e foi assim que Luka “adentrou” o mundo mágico:

“Você chegou a uma idade em que as pessoas desta família atravessam uma fronteira e entram no mundo mágico. É a sua vez de ter uma aventura é sim, chegou a hora afinal! – e parece que você já começou alguma coisa…”

E começou mesmo! O Capitão Aag com raiva do garoto decide vingar-se e fez Rashid cair em um sono profundo, um sono que deixa Rashid cada vez mais fraco e que culminará em sua morte. Para salvar seu pai Luka precisa ir atrás do Fogo da Vida que brilha no alto da Montanha do Conhecimento. Como num jogo de videogame Luka vai ganhando e perdendo vidas pelo caminho, enquanto enfrenta e conta com a ajuda de seres mágicos criados e mantidos vivos pela imaginação do seu pai.

A aventura de Luka é rica em elementos atuais e conta com muitas referências à filmes, livros e videogames. Mario, Sonic, Star Wars, De volta para o futuro, Nárnia, Senhor dos Anéis, Alice e o Exterminador do Futuro são algumas dessas referências. Além delas, Rushdie utilizou-se de recursos narrativos para transmitir ao leitor as sensações que Luka está vivendo. Um bom exemplo é a parte que ele descreve o Redemoinho Inescapável e o traiçoeiro El Tiempo, a repetição dos acontecimentos te deixa angustiado, preso no tempo exatamente como Luka estava quando atravessava esta fase. O autor também dá uma verdadeira aula de mitologia, estão presentes no mundo mágico deuses gregos, romanos, egípcios, sumérios, japoneses, polinésios, americanos, além de várias criaturas mitológicas como ciclopes, esfinges, basiliscos, grifos, valquírias…

Uma aventura rica em cor, aroma e magia narrada com primazia por Rushdie. Para os aventureiros de plantão e amantes da fantasia é uma história imperdível. Se Haroun me conquistou pela simplicidade, enganosa, de sua aventura. Luka me cativou com a mistura cultural e a riqueza dos elementos intertextuais nas suas viagens.

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

4 Respostas para “Luka e o Fogo da Vida (Salman Rushdie)

  1. Pingback: Links da semana « Blog da Companhia das Letras

  2. Pingback: Alguns pingbacks | Blablabla Aleatório

  3. Pingback: Estas últimas semanas… | Blablabla Aleatório

  4. Pingback: Um Autor de Quinta #4 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s