Exceção à regra

No post de ontem, fiz questão de frisar a importância que capas tiveram na minha vida literária, e mostrei quantos autores eu conheci por ter viciado na capa. Também falei que é importante não deixar a capa te impedir de ler um livro. Hoje eu falo das exceções a esta regra: os casos em que eu DEIXO de ler um livro pela capa.

NÃO ME JULGUEM. Eu sofro de um mal que eu acho que seja TOC, mas nunca fui atrás de um psiquiatra para descobrir se é ou não. Eu preciso (PRECISO) que os livros da minha estante sejam todos da mesma editora, e da mesma “coleção” de capas. Tudo culpa de Harry Potter.

Mas pera lá! O que é TOC?? A Wikipedia responde:

O chamado Transtorno Obsessivo-Compulsivo (“TOC“) (na literatura em inglês Obsessive-Compulsive Disorder – “OCD“) é uma doença em que o indivíduo apresenta obsessões e compulsões, ou seja, sofre de idéias e/ou comportamentos que podem parecer absurdas ou ridículas para a própria pessoa e para os outros e mesmo assim são incontroláveis, repetitivas e persistentes.

Já descrevi no post de Harry Potter o tanto que a minha série está errada e torta. Para ilustar o post de hoje, tirei uma foto da zona. São sete livros, e destes, dois são brasileiros, dois são americanos – sendo que um é paperback e o outro, hardcover, e três são britânicos – sendo dois edições infantis hardcover e um edição infantil especial hardcover. Para ficar mais zoneado, só se eu tivesse as versões adultas! Uma zona.

Desde então, sempre que eu compro séries, eu preciso MESMO que os livros sejam “iguais”. Quero todos os livros bonitinhos, como se pertencessem à mesma família e fossem gêmeos. Cheguei ao ponto de, quando meu namorado viajou para o exterior, desenhar as capas que eu queria que ele comprasse, e falar do lado do desenho: só comprar se todos forem hardcover ou todos paperback.

Eu sou tão paranóica com essa questão de edição e capas iguais, que estou começando a obrigar meu namorado a fazer igual. Acreditem se quiser, eu imploro a ele que compre os livros sempre iguais, porque quando morarmos juntos, os livros dele vão fazer parte da mesma estante que os meus!! Quase morri quando ele comprou os dois últimos Percy Jackson e os Olimpianos em inglês, com o quarto em paperback e o quinto em hardcover, sendo que todos os anteriores são as edições brasileiras. Sério!!!

Agora que eu desabafei, acho que dá pra entender porque eu estou falando que esta é uma exceção à regra do “Não deixe de ler um livro por sua capa”. Eu não deixo de ler, eu só espero absurdamente mais tempo para poder ter a capa que eu quero. Semana passada, fui na Livraria Cultura do Conjunto Nacional em São Paulo e deixei de comprar vários livros porque não seriam a capa perfeita para a minha coleção. Eu vou ESPERAR e comprar ASSIM que encontrar uma capa que me satisfaça, não antes.

Por este motivo, única e exclusivamente, que eu espero um ano inteiro para ler cada livro das Aventuras de um soldado nas Guerras Napoleônicas (vulgo Sharpe): eu QUERO (aka. preciso ter) todos os livros da Editora Record e não consigo me ver comprando outras versões. Eu já tentei! Mas me dá um desesepero sem igual! O mesmo acontece com a série Outlander, da Diana Gabadon: a Editora Rocco me faz esperar mais de um ano para ler o novo Jamie, e nada além dessa obsessão minha me impede de comprar os volumes que faltam em inglês. Eu sei que estou ficando doida. Não precisam me falar. Eu sou consciente disso…

Será que eu sou a única que pensa/age assim???

Anúncios

14 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente

14 Respostas para “Exceção à regra

  1. Nubia Esther

    kkk, eu ri muito lendo o seu post… mas me identifiquei também. Eu adoro ter uma estante certinha, alinhada e sim eu acho que eu também tenho TOC, porque é só eu ver um livro desalinhado que vou lá endireitar o tadinho. Minha mãe se diverte comigo porque toda vez que vou para Cuiabá eu arrumo a minha estante inteirinha (culpa das minhas irmãs que não mantém os livros em seus respectivos lugares quando pegam para ler… ¬¬).

    Agora, sua coleção do Harry Potter, apesar de bagunçada tem lá o seu charme, e eu tenho essa edição da Câmera Secreta tb. Mas acho que vou comprar outra, porque quero ter todos os HP em inglês britânico e com o mesmo estilo de capa. \o/

    Curtir

    • Feanari

      Eu sei que a minha coleção de HP tem um charme, mas eu ficaria doida se TODAS as coleções fossem assim! Credo! hahaah
      Eu tenho muita vontade de comprar todos os livros de novo, algum dia. Estou esperando pra quando eu juntar as prateleiras com o Fábio, porque ele também tem a coleção toda (e bagunçada) então eu terei que pensar em como vamos fazer XD
      Quanto às suas irmãs! MEU eu jamais deixaria minha estante à mercê do meu irmão! Vc eh corajosa demais xD

      Curtir

  2. Fábio

    Só passei pra avisar que vou comprar a continuação do Lost Hero em alemão. Beijos

    Curtir

  3. Sim…você tem TOC… 😛

    Curtir

  4. Não se preocupe, você não está só!
    Não existe a possibilidade de eu comprar livros de uma série com estilos de capas diferente! kkk
    Te entendo PERFEITAMENTE!
    Dia desses estava querendo comprar o livro Coração de Tinta, mas só achava a capa com foto do filme. Acontece que as capas da série seguem um padrão e eu não quero ficar com a primeira de fora. Então, acabei fuçando o Estante Virtual até achar um livro com a capa original.
    Já chegou e estou muito feliz! Minha estante e meus olhos agradecem… kkk
    Bjocas

    Curtir

    • Feanari

      Nossa, dá um desespero essas capas de filme! Acho horrorosas! Tirando uma ou outra, não tem como gostar, pelamordedeus!
      Que bom que você achou a capa que você queria! Fico feliz por você!! Eu andei vendo aqui na minha cidade a capa original, ia oferecer pra comprar pra vc hahaha!
      Bjos

      Curtir

  5. Pingback: Lançamentos futuros | Blablabla Aleatório

  6. Pingback: Estas últimas semanas… | Blablabla Aleatório

  7. Pingback: Quero: HoME (History of Middle Earth) | Blablabla Aleatório

  8. Pingback: The Twilight Saga: The Official Illustrated Guide – Stephenie Meyer | Blablabla Aleatório

  9. Pingback: Saturday Rehab #12 | Blablabla Aleatório

  10. Pingback: Harry Potter and the Philosopher’s Stone – J. K. Rowling | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s