Gatos Guerreiros: Na Floresta (Erin Hunter)

Eu havia feito uma promessa de tentar parar de começar a ler uma série atrás da outra, mas essa é uma promessa que desde quando surgiu estava tendenciada ao fracasso. Sério, as editoras descobriram um quinhão lucrativo, no qual as vendas dos exemplares do primeiro volume serão quase que equivalentes às vendas dos demais livros das séries. Com tanta oportunidade de lucrar bobo são aqueles que não garantem o seu bocado. E quem sofre somos nós leitores, sofremos não porque as séries que estão sendo publicadas são ruins, se bem que há algumas por aí que realmente o são, mas isso é um assunto para outro post, mas porque quando começamos a ler um nova série nos atrelamos (às vezes por anos) à uma editora e lá se vai nosso parco dinheiro. Se você também fez alguma promessa parecida com a minha não recomendo que leia esse post, nele falo sobre mais uma série que está sendo publicada. Agora se você já desistiu de tentar economizar e gosta de séries porque a partir de um momento os personagens praticamente se tornam membros de sua família e você curte a sensação que isso lhe traz, então, lhe apresento a série dos Gatos Guerreiros.

No ano de 2003 duas longas séries de livros de fantasias em que os personagens principais são animais começavam a ser publicadas no exterior. Kathryn Lasky dava início à sua saga das corujas (A Lenda dos Guardiões aqui no Brasil) e Kate Cary, Cherith Baldry e Tui Sutherland, com o pseudônimo de Erin Hunter, escolheram os gatos para figurarem como personagens principais na série sobre gatos guerreiros publicada neste mesmo ano. A série é composta por seis livros que narram as histórias de quatro clãs de gatos guerreiros, os Clãs do Trovão, do Rio, do Vento e das Sombras; as aventuras dos gatos para sobreviver no ambiente selvagem (ainda que ele não seja mais tão selvagem assim), a estrutura social criada para que todos possam viver (ainda que nem sempre) em harmonia, a hierarquia, os costumes, todos são fatos abordados pelas autoras.

No primeiro volume da série a história se centra nos gatos do Clã do Trovão e na história de Ferrugem um “gatinho de gente” (como são chamados os gatos domésticos pelos selvagens) que um dia é recrutado pelo Clã do Trovão e precisa se adaptar à nova vida, aprender a deixar seus instintos aflorarem, a utilizar adequadamente todos os seus atributos felinos e a defender com coragem e determinação o clã que o acolheu. Ferrugem vivia em uma casa na borda da floresta e apesar de ser um “gatinho de gente” ele nunca se contentou apenas com a ração insossa e a água de gosto ruim que os Duas Pernas (como os humanos são chamados) lhe davam, ele sempre foi curioso e sempre quis descobrir os segredos que a floresta guardava. Dizem que a curiosidade matou o gato, bem no caso de Ferrugem a curiosidade foi essencial para que a ele fosse oferecida uma nova vida. Uma vida como aprendiz de guerreiro do Clã do Trovão, e que vem acompanhada de um novo nome: Pata de Fogo. Para Pata de Fogo tudo é novidade, para quem nunca sonhava que existiam tantos gatos assim na floresta, o gato vê descortinar a sua frente um mundo completamente novo, com leis, costumes e tradições que ele logo precisa aprender. Na floresta não há só o clã que o adotou, mas também há mais três clãs, e todos os clãs têm territórios de caça bem delimitados e que devem ser respeitados, mas isso não vem acontecendo… A vida de Pata de Fogo não será só de alegrias, há batalhas e lutas para vencer e sua coragem será cada vez mais necessária.

Com uma narrativa ágil e com descrições claras  a autora nos convida a desvendar esse novo mundo junto com Pata de Fogo e os seus amigos inseparáveis, Pata Cinzenta e Pata Negra. Sua mitologia se baseia na vida em sociedade e nos estabelecimento de uma hierarquia bastante clara, tão clara que é enfatizada pelos nomes dos bichanos. Assim, os líderes têm o nome iniciado com Estrela e os aprendizes um nome iniciado com Pata, só findado o treinamento é que eles se tornarão guerreiros e ganharão um novo nome. Outro mundo que está sempre presente é o dos Duas-Pernas e aqui a autora aproveitou para dar a história o tom ecológico, citando fatos como o desmatamento e sua influência na vida dos animais. Os personagens da história são gatos, mas é possível visualizar nela todas as situações que a humanidade está sujeita: provas de amizade, companheirismo, confiança, auxílio ao próximo, luta pelo poder, egoísmo… Uma verdadeira fábula das relações humanas e de que como elas influenciam a nossa vida.

“A sua volta, arbustos e árvores estavam envoltos na bruma que deixava a pelagem úmida. Ele fechou os olhos e se lembrou dos sonhos que tinha na infância. Os cheiros da floresta fria em suas narinas agora eram reais, e a vida de guerreiro, se estendia à sua frente.”

O próximo livro da série é Gatos Guerreiros: Fogo e Gelo e já foi publicado no Brasil. Para saber mais sobre a série acesse: http://www.warriorcats.com/warriorshell.html

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac

6 Comentários

Arquivado em Resenhas da Núbia

6 Respostas para “Gatos Guerreiros: Na Floresta (Erin Hunter)

  1. Pingback: Desafio de Férias 2010/2011 | Blablabla Aleatório

  2. Pingback: Tweets that mention Gatos Guerreiros: Na Floresta (Erin Hunter) | Blablabla Aleatório -- Topsy.com

  3. Pingback: Alguns pingbacks | Blablabla Aleatório

  4. Pingback: Estas últimas semanas… | Blablabla Aleatório

  5. João

    Eu já li esse livro… nossa é muito legal, só fiquei um pouco triste pq o Pata Negra saiu do clã por causa do FDP do Garra de Tigre!

    Curtir

  6. Nossa muuito show esse livro, so que so é ruim as mortes 😥 , nossa parabéns .. quero continuação 😀

    Curtir

Gostou do post, então comenta!