Olá galera,
A Aline do blog Sempre Nerd postou um meme bem legal criado pela Fernanda do Nanda Meireles Blog com o intuito de ajudar a divulgar e mostrar que vale a pena investir em um livro nacional. Gostei da ideia, acho que tem muitos livros nacionais tão bons quanto (e até melhores) do que muita obra gringa e topei o desafio proposto pela Nanda, que é o seguinte:
“Esse desafio visa demonstrar que vale a pena investir em um livro nacional. Ao aceitá-lo, você responderá as questões abaixo agora e voltará a fazê-lo no fim do ano. Então, compararemos as respostas e veremos qual foi o balanço.”
Eu já comecei mal este ano porque ainda não li nenhum romance tupiniquim, mas pretendo remediar isso logo.
1. Quantos livros nacionais há na sua estante?
36 livros.
2. Quando e qual foi o último livro nacional que você comprou?
O último que adquiri, eu ganhei, foi o Segunda Dose (Kelvim Vargas Inácio) publicado pela Editora Baraúna. O último que comprei foi A Batalha do Apocalipse (Eduardo Spohr) publicado pela Editora Verus.
[Para responder a próxima pergunta proposta pela Nanda, acredito que outra deve ser respondida antes, razão pela qual a incluo agora]:
2.a. Qual foi o último livro nacional que você leu?
Estrela Píer (Kamila Denlescki) publicado pela Novo Século.
3. O que achou dele?
O enredo me surpreendeu, achei que a Kamila iria encaminhar sua obra por um lado e ela tomou um rumo completamente diferente. Foi uma boa leitura. Leiam a resenha que fiz do livro para maiores detalhes.
4. Dentre os livros nacionais que você já leu, qual mais te desagradou e qual mais te surpreendeu?
Bom, eu tenho o meu romance brasileiro favorito, o qual acho que continuará sendo por um longo tempo que é O Grande Mentecapto do Fernando Sabino. Então, para responder essa pergunta, não levarei meu hours concours em consideração. Começando pelo que menos gostei A Esperança Tem Muitas Faces (Lucília Junqueira de Almeida Prado), me senti enganada pelo muitas faces do título na verdade era uma só, leiam a resenha aqui para entender porque digo isso.
E o que mais me surpreendeu, sem dúvida nenhuma foi a série Fazendo Meu Filme da escritora Paula Pimenta, leitura juvenil de qualidade e que me cativou. Vocês podem ler mais sobre o que eu achei dos três livros já publicados da série, aqui, aqui e aqui.
5. O que acha que falta aos autores nacionais para que a barreira do preconceito dos leitores seja vencida?
Eu poderia citar de cara a divulgação, mas acho que essa tem melhorado cada vez mais. Vou de investimento em trabalho editorial com bons serviços de revisão, publicar no Brasil não é fácil, na maioria das vezes é o autor que arca com as despesas e não tem o respaldo de uma editora. Mas, um trabalho de editoração sério e bem feito é essencial para que o produto que chega às mãos do leitor seja de qualidade, nada é mais deprimente do que você ter uma ótima história em mãos, mas sejam visíveis erros de gramática, digitação, erros que atravancam a leitura, mas que podem ser evitados com um trabalho criterioso.
6. Cite três livros nacionais que você espera ler em breve:
Atendo-me aos livros que já estão na minha estante:
– A Batalha do Apocalipse (Eduardo Spohr)
– Crime na Feira do Livro (Tailor Diniz)
– Crocodilo Sonhador (Vanda Amorim)
7. Indique 5 blogs para responder à esse desafio:
– Mi Müller, do Bibliophile
– Tábata, do Happy Batatinha
– As meninas do A Bookaholic World
– Dani, do Trecos & Trapos
-Salatiel, do Me, Myself and I
Oba. Estava com vontade de responder as perguntas e agora vou poder!
Adorei as tuas respostas.
Ainda essa semana eu publico no blog 🙂
CurtirCurtir
Pingback: Desafio Leitura Nacional | trecos & trapos
Oi Núbia, obrigada pela indicação, eu já tinha respondido a esse desafio 🙂
Gostei do teu acréscimo da pergunta sobre o último livro lido, contextualizou a outra.
estrelinhas coloridas…
CurtirCurtir
Pingback: Este mês (março 2011) | Blablabla Aleatório