Anacrônicas: Pequenos Contos Mágicos (Ana Cristina Rodrigues)

Utilizar personagens de Alice no País das Maravilhas para narrar sua própria história? Fazer releituras de momentos históricos, misturar no mesmo balaio distopias, fantasias, lendas mágicas, vagar por uma Terra destruída ou em uma que espera sentada a sua destruição? É o que Ana Cristina Rodrigues nos propõe em seu Anacrônicas. Seu livro é composto por 21 contos que versam sobre os mais variados temas.

Ana trilha caminhos alternativos, fugindo da mesmice monocromática do preto no branco nos mostra que a história é pautada por momentos cinzas  também. Os enredos dos seus contos são flexíveis, com a tênue linha que separa antagonistas diluindo-se, o que permite que muitas facetas sejam exploradas e que novos finais possam advir de fatos já deveras batidos.

Em seu pequeno grimório, alguns contos mágicos realmente me cativaram. Por exemplo, o belo conto “A Princesa de Toda a Dor” no qual Ana revisita acontecimentos da época da colonização dos portugueses, uma bela metáfora sobre a luta para manter uma identidade cultural. Ou ainda “A Casa do Escudo Azul”, um conto no qual encontramos uma Terra devastada por uma terceira guerra mundial e que busca resgatar sua cultura, aqui o humor caminha de mãos dadas com a ironia para dar o seu alerta. Em ‘O Baile de Máscaras” a conclusão nua e crua que te deixa com um baita ponto de interrogação pairando sobre a cabeça e as mandíbulas doendo de ficar com o queixo aberto e finalmente “A Lenda do Deserto”, uma belíssima lenda que nada deixa a desejar às histórias que merecem ser narradas ao redor de uma fogueira, simples e original.

Enfim, Ana nos convida a viajar com seus pequenos contos e cumpre seu papel de cicerone muito bem. A viagem que seus pequenos contos nos permitem fazer é bem maior do que o está narrado em suas noventa páginas. E a viagem de Ana não para por aqui, logo mais Anacrônicas 2 será publicado pela editora Estronho.

Compre aqui:

Cultura
Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

2 Respostas para “Anacrônicas: Pequenos Contos Mágicos (Ana Cristina Rodrigues)

  1. Pingback: Este mês (Abril de 2011) | Blablabla Aleatório

  2. Pingback: Este mês (Maio de 2011) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s