O Herdeiro Guerreiro – Cinda Williams Chima

Esta resenha foi escrita pelo Fábio, meu querido namorado.

Em algum momento aleatório do ano passado, a Mari comprou O Herdeiro Guerreiro de Cinda Williams Chima para mim e me deu no meu aniversário.

Desconfio que foi pelo nome e pela capa, já que ela nunca lê as contra-capas e ela não comentou dele comigo antes. E só de olhar o livro é fácil perceber o porquê de ela ter decidido me presentear com ele, já que esse é o tipo de livro que tanto eu como ela gostamos. Depois de algum tempo, finalmente resolvi lê-lo, passando-o algumas posições a frente na minha lista de livros para ler.
O Herdeiro Guerreiro nos conta uma história, ao mesmo tempo, batida e original. Jack é um garoto comum de 16 anos que vive com sua mãe em Trinity, uma daquelas cidadezinhas pequenas em que todos se conhecem, em Ohio. E é claro que o garoto comum não é tão comum assim. Ao nascer ele teve de fazer uma cirurgia no coração e toma um remédio diariamente desde então. Quando se esquece e deixa de tomar o remédio um dia percebe que se sente muito mais “vivo” do que o normal, como se o remédio o entorpecesse. E é quando uma série de eventos se desencadeia e ele se vê em um mundo que nunca imaginou que existisse antes. Além disso, as pessoas que poderiam lhe ajudar e dar respostas só lhe explicam as coisas aos poucos e bem por cima. E é isso que faz com que a história nos dê uma impressão de deja vu, já que esse modelo do garoto normal que se descobre extraordinário e para quem ninguém conta nada direito é muito comum.

Por outro lado, a história é bastante original no sentido de criar um mundo diferente dos demais. Jack descobre que existem as pessoas sem dons mágicos, os Anaweirs, como seus pais e seus amigos do colégio, e pessoas com dons mágicos, os Weirs ou herdeiros, como todos os seus vizinhos. Claramente inspirada em RPG, Chima nos conta que os Weirs estão divididos em diversas classes como Magos, Guerreiros, Encantadores, Feiticeiros e Adivinhos. Cada Weir possui uma pedra correspondente à classe que pertence atrás do coração e esse foi o problema de Jack: apesar de ser um herdeiro, nasceu sem a pedra, o que estava fazendo com que ele morresse. Felizmente uma Maga e cardiologista o operou, inserindo uma pedra de Guerreiro.

Nessa sociedade mágica, os Magos possuem um poder sobre as demais classes e os Anaweirs, mesmo não sabendo da existência dos outros, são tratados como se fossem animais. Além disso, para evitar uma guerra por poder por parte dos Magos o Jogo foi criado. Ele consiste em fazer dois Guerreiros, cada um representante de uma facção – Rosa Branca ou Rosa Vermelha -, lutarem até a morte. O Mago patrono do Guerreiro vencedor será o Mestre do Conselho dos Magos, basicamente quem manda em tudo. Por este motivo, os Guerreiros estão sendo extintos, já que eles são procurados e treinados para o torneio e geralmente morrem bem jovens, antes de terem filhos para quem passariam os dons.

Dessa forma, Jack encontra-se numa situação bastante complicada: um dos únicos Guerreiros vivo e sendo caçado pelas facções – que querem capturá-lo para treiná-lo e fazê-lo o seu Guerreiro ou matá-lo para impedir que ele seja o representante da outra facção. Apesar de toda ajuda que recebe de sua tia Linda, Jack é empurrado contra uma série de acontecimentos fatais. É nesse cenário que Cinda Williams Chima nos conta a história do Herdeiro Guerreiro e o que ele terá de fazer para sobreviver e não colocar os amigos e parentes em perigo.

Apesar de fazer parte de uma série, O Herdeiro Guerreiro não deixa nenhum gancho para a continuação, o que nos deixa curiosos para ler os dois próximos livros da série, O Herdeiro Mago e O Herdeiro Dragão, e descobrir mais sobre esse mundo fantástico de Chima.

Compre aqui:

Cultura Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Lendo aleatoriamente

Uma resposta para “O Herdeiro Guerreiro – Cinda Williams Chima

  1. Pingback: Os Herdeiros e Cinda Williams Chima « Blog das Resenhas

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s