Vícios de uma Bookaholic: Marcadores!

Todo Bookaholic/Bibliófilo que se preza tem uma ou várias manias envolvendo o universo literário, e uma das manias mais frequentes é colecionar marcadores de páginas. Hoje eu venho aqui compartilhar com vocês a minha coleção de marcadores. Alguns ainda estão por chegar, outros foram emprestados juntamente com livros, fazendo um levantamento geral tenho cerca de 155 marcadores atualmente, com a previsão de que esse número cresça muito ainda este mês (ganhei promoções, fiz compras…).

Mas, antes de mostrar-lhes minha coleção, vamos contextualizar um pouquinho:

Segundo a Wikipédia, os marcadores (bookmarks) foram usados durante todo o período medieval, pois uma vez que os livros impressos nessa época eram raros, tornou-se consenso que algo era necessário para marcar a página onde o leitor interrompeu a leitura sem causar prejuízos às páginas. Esses marcadores eram ligados aos livros. Conta-se que a Rainha Elizabeth I foi uma das primeiras a utilizar-se de marcadores pessoais. A partir de 1880 a produção de marcadores de papel tornou-se mais acentuada, para a alegria dos que como eu são viciados nesses companheiros de leitura.

E agora, finalmente a coleção:

1. Marcadores da Livraria Cultura! Simplesmente sou viciada neles, é explícito o carinho que a Livraria tem com seus leitores e isso fica evidente com a produção de marcadores lindos. Meu sonho de leitora era conseguir ter todos os marcadores já produzidos pela empresa, mas como vocês podem ver minha coleção é muito pequena. Então, se quiserem me fazer feliz, vocês podem me enviar marcadores da Cultura, ou podemos trocar também!

2. Marcadores Aleatórios! Em sentido horário da esquerda para a direita: Meus marcadores favoritos, o de madeira foi comprado em uma exposição sobre Darwin que teve em Brasília; o de elástico com a borboleta a Mi Müller do Bibliophile me enviou; o terceiro ganhei de uma amiga há uns 5 anos atrás, é do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS e é o que eu mais uso; o quarto ganhei de um amigo, ele o conseguiu em um Congresso de Genética. Algumas experiências de fazer marcadores utilizando os adesivos de Toy Story que eu ganhei. Nas fotos inferiores outras experiências e materiais inusitados (como o “óculos” 3D do submarino), os dois últimos marcadores da última foto minha irmã fez para mim.

3. Marcadores de Editoras. Marcadores da Editora Baraúna, dos Vampiros de Morganville publicado pela Ed. Underworld, alguns marcadores da Editora Planeta e vários marcadores (em sua maioria portugueses) que ganhei em uma promoção da Sá Editora no twitter.

4. Marcadores de Editoras 2. Alguns marcadores da Editora Intrínseca; do Harry Potter, um já bem velhinho, meu sonho de consumo é ter vários marcadores da saga, espero um dia conseguir. Alguns marcadores da Galera Record, da Editora Artmed, da Verus Editora e da Companhia de Letras.

5. Marcadores Aleatórios 2. Marcadores da Livraria Saraiva, de editoras e obras variadas e alguns presentes. Os marcadores do Calvin, da Lúcia de Nárnia e o feito de HQ foram presentes da fofa da Mi Müller; o verdinho na mesma foto eu fiz com uma imagem de um calendário e o último é uma “raridade” um marcador do extinto Círculo do Livro.

6. Marcadores Aleatórios 3. Em sentido horário da esquerda para a direita: marcadores do livro Guardians da autora Luciane Rangel, o Blablabla está participando do BookTour do livro e eu ganhei dois conjuntos, o outro será sorteado quando eu publicar a resenha do livro! Marcadores autografados, os de FMF eu peguei pessoalmente com a Paula, os outros três eu ganhei em promoções no blog Viaje na Leitura. Marcadores da Feira Literária de POA, presentes da Mi! E finalmente marcadores do livro Sábado à Noite (Babi Dewet), da série A Caçadora (Vivianne Fair) e do blog Viaje na Leitura.

7. Marcadores Aleatórios 4. Série de marcadores produzidos pela Biblioteca da UFG. Mais experiências: marcador feito com embalagem de perfume da Natura, folha de calendário e imagem extraída de um folheto de propaganda. Abaixo marcadores do Ministério da Saúde, Instituto Vital Brasil, de sebo e livrarias e papelarias.

Espero que tenham gostado de conhecer minha pequena coleção, e se quiserem contribuir para que ela cresça tenham a certeza de que farão uma leitora muito feliz! E logo mais teremos novidades, se você gosta de marcadores fique de olho que a surpresa é boa.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Bookmark

 

14 Comentários

Arquivado em Nerdices aleatórias

14 Respostas para “Vícios de uma Bookaholic: Marcadores!

  1. Eu estou encantada com os marcadores e os FMF, eu quero eles!!!

    Amei

    Bjs
    Renata Holanda
    http://www.tecergirassois.blogspot.com

    Curtir

  2. Uma maravilha de coleção.

    Quero Fazendo meu filme!!!

    Curtir

    • Nubia Esther

      Se eu tivesse mais de um eu te mandava, mas só tenho esses dois. =/
      Mas agora que sei que tu também gosta quando eu tive marcadores repetidos te enviarei alguns! =)

      Curtir

  3. AHA! Finalmente o post com os marcadores!! huaehauheahuae
    Adorei a coleção! Eu tenho um montão também, nem sei quantos! Vou dar uma olhada aqui e te mando mais uns xD
    Adoro marcadores, mas uso sempre os mesmos, que já estão até dobrados da minha mania de enfiar eles de qualquer jeito entre páginas futuras e ficar cutucando as bordas *shame on me*
    Eu os guardo todos dentro de uma caneca do Alexandre Herchcovitch que o Olórin me deu de Amigo Secreto faz uns 4 anos xD mto antiguidade xD

    bjos querida!!!

    Curtir

    • Nubia Esther

      Finalmente desencantei né. xD
      Eu comprei uns kits da Natura que vieram em umas caixinhas legais, que são onde guardo os meus. Você viu lá na foto né, meu companheiro de guerra, não tem jeito sempre vai ter um que usaremos mais.

      Logo mais terá outra postagem, com os marcadores do Livros & Bichos que comprei e promoção. \o/

      Você tem que tirar fotos da sua coleção também [+ megacuriosa]!

      =**

      Curtir

  4. Mi Müller

    Ah que legal ver a coleção assim toda reunida… Fiquei toda boba com os marcadores que te mandei estarem ai 🙂 adoro alimentar os vicios alheios hehehehehe…
    Os da cultura são lindos né? Eu só tenho 2, fico babando no dos outros hehehe
    estrelinhas coloridas…

    Curtir

    • Nubia Esther

      Eles são lindos e merecem ser mostrados. =D Tenho usado muito o de elástico, é bem prático e não marca os livros, ótimo para utilizar nas leituras de bus.

      Sou fã de carteirinha do marcadores da Cultura! Queria que tivesse uma dela aqui em Goiânia e que eu tivesse a cara de pau suficiente para entrar nas livrarias somente para pedir marcadores, não consigo, só peço quando compro algo. hehehe

      Pode deixar, se algum marcador da Cultura repetido vier parar em minhas mãos já sei para quem mandar. =)

      Curtir

  5. Pingback: Este mês (Abril de 2011) | Blablabla Aleatório

  6. Pingback: Vícios de uma Bookaholic 2: Livros e Bichos | Blablabla Aleatório

  7. Gostei dos teus marcadores.Eu tenho imensos repetidos,especialmente de editoras.Estarás interessada numa eventual troca?

    Curtir

    • Nubia Esther

      Oi Manuel, eu tenho poucos marcadores repetidos no momento, mas posso tirar fotos dos que eu tenho e te manda para ver se você tem interesse, me manda seu e-mail através do que eu te envio a foto. 😉

      Curtir

  8. Manuella

    Que lindos!!! Adoro marcadores, mas tenho poucos.

    Curtir

  9. Vitória

    Olá adorei seus marcadores, eu estou fazendo uma coleção de marcadores também :3 E gostaria de saber se pode me indicar editoras que mandem marcadores?

    Bjs!!!!!

    Curtir

  10. Renato Consorti Canavese

    Tive o marcador do Harry Potter as Relíquias da Morte por anos e acabei perdendo ele essa semana. Existe alguma possibilidade de eu encontrar um igual? Ler sem ele não tem nenhuma graça

    Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s