Lord of the Rings Online (LOTRO)

O post de hoje foi escrito pelo Fábio numa tentativa de me compensar pelas horas nas quais ele me trocou pelo jogo. Notem que logo na primeira linha ele diz que eu não sou fã de Tolkien…

Como um bom fã de Tolkien gosto de praticamente qualquer coisa relacionada ao universo que ele criou. E, apesar de não ser um hardcore gamer, gosto bastante de jogos de videogame/computador. Por isso, no fim do ano passado, resolvi dar uma chance ao MMORPG Lord of The Rings Online da Turbine, conhecido por aí como Lotro.

Sendo um MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game), você cria um personagem que interajirá com diversos outros, criados por outras pessoas, e com NPCs (Non-Playing Characters). Esses NPCs lhe dão missões individuais e em grupos, e é claro, existem missões que seguem a história do livro.

É claro que mudanças tiveram que ser feitas. Muitas inclusive. Por exemplo, os pacíficos e sossegados hobbits, que querem um agito de no máximo uma festa de aniversário, podem ser agora mais destemidos, viver aventuras e combater inimigos que deixariam a Lobélia com os cabelos dos pés arrepiados. Mas tudo isso enriquece o jogo, já que assim você poderá jogar com uma outra raça.
Falando em raças, ao criar o seu personagem, você pode escolher ser um humano, elfo, anão ou hobbit. Depedendo da raça, seu personagem terá vantagens ou desvantagens. Por exemplo, um elfo tem agilidade (que é um status dos personagens) superior a das demais raças, enquanto que seu destino (outro status) é reduzido. E assim vai… hobbits têm menos força e humanos menos força de vontade, etc.

Além das raças, você pode escolher também a classe do seu personagem, ou seja, qual o seu papel dentro de uma batalha. Cada classe foi inspirada em um personagem da história do Tolkien. As classes do Lotro são:

Burglar:

Inspirada em Bilbo Baggins, é uma classe complexa que tem como objetivo principal dar suporte ao grupo. Ele piora as habilidades dos inimigos (debuffer) e também pode ajudar a controlar o desenvolver da batalha ao enfrentar inimigos teimosos que não ficam onde deveriam (crowd control). Consegue causar uma quantidade de dano respeitável. Geralmente usam adagas e fazem ataques supresa, em modo Stealth. Podem andar perto dos inimigos sem que estes os notem e com isso roubá-los. São os principais responsáveis por skills em grupo, que podem mudar totalmente o curso da batalha. Burglars podem ser hobbits ou humanos. Eu tenho uma personagem humana dessa classe e ela se chama Gwyllien.

Captain:

Inspirada em Eärnur (se você ficou “WAIT WUT?”, ele foi o último rei de Gondor, conhecido por ser um grande capitão), é uma classe de suporte e dificuldade moderada que melhora bastante as habilidades de seus aliados (buffer), além de causar uma boa quantidade de dano. Eles podem chamar um arauto para ajuda-lo nas lutas. É uma das classes que eu nunca joguei e é exclusiva para humanos.

Champion:

Inspirada no Gimli, filho de Glóin, é uma classe fácil de se jogar e cujo objetivo é causar dano (dps – damage per second). Ela basicamente causa bastante dano em diversos inimigos ao seu redor. A cada ataque seu fervor aumenta e ele inflige golpes cada vez mais poderosos. Todas as classes menos hobbits podem ser champions. Outra classe com a qual nunca joguei.

Guardian:

Inspirada em Samwise Gamgee, companheiro de Frodo, é uma classe simples de se jogar e bastante importante, já que é focada na defesa (tanker). Usam armaduras pesadas e possuem habilidades defensivas que os ajudam a sobreviver batalhas contra os mais temíveis inimigos. Além disso, conseguem atrair a atenção dos inimigos, fazendo com que seus aliados possam desempenhar seus papéis sem se preocupar. Todas as classes podem ser guardian. Tenho uma hobbit guardian chamada Stahl (aço em alemão).

Hunter:

Inpirada em Legolas, os hunters são classes com baixa dificuldade e têm como objetivo causar grande quantidade de dano a um inimigo a longa distância. Podem usar armadilhas e são mestres na arte de viajar rapidamente. Ter um hunter no seu grupo é de grande valia quando você precisa viajar para lugares longínquos. Todas as classes podem ser hunters. Minha primeira personagem foi um hunter elfo chamado Balarad.

Lore-Master:

Inspirada em Elrond, é outra classe com grande dificuldade para se jogar. O principal objetivo é suporte, mas é, na minha opinião, a classe mais versátil do jogo. Lore-Masters usam skills para piorar as habilidades dos inimigos e também tem algumas para melhorar as dos aliados. Chamam animais para os ajudar nas batalhas: Corvo, que possui habilidades para piorar a resistência à fogo dos inimigos e elevar a resistência à sombra dos aliados; Urso, o pet tanker que ajuda os lore-masters mantendo a atenção dos inimigos nele e aumentando o dano físico de perto e de longe; Lince, que causa bastante dano e até mesmo dano em área e pode, como Burglars, ficar em modo Stealth; Águia, que ajuda bastante em crowd control amedrontando inimigos por alguns segundos; Tigres Dente-de-Sabre, que infligem dano em área; e Guardiões do Pântano (Bog-Guardians) que ataca à distância e aumenta a chance de ataques críticos à distância. Uma outra habilidade bastante importante é dar power (a mana do Lotro) para outros personagens. É uma das classes mais complexas, divertidas de se jogar e são disponíveis para as raças humana e elfa. Tenho uma Lore-Master elfa chamada Feanari, em homenagem à minha querida e amada namorada *___*

Minstrel:

Inpirada em Lúthien Tinúviel, é a principal classe healer do jogo e tem dificuldade moderada. Em outras palavras, é ela a responsável por deixar todo mundo vivo durante as batalhas. Além disso, também pode causar uma quantidade respeitável de dano. O uso de cada balada permite o uso de baladas mais potentes, culminando no uso de poderosos hinos. Todas as raças podem ser ministréis. Outra classe que nunca experimentei.

Rune-Keeper:

Inspirada no ferreiro elfo Celebrimbor, é uma classe de dificuldade moderada que escolhe em cada batalha seu papel: causar dano ou recuperar a vida dos aliados. Por isso é uma classe bastante versátil e, como você só pode desempenhar um papel de cada vez, requer atenção para saber que habilidades são necessárias a cada momento pelo grupo. Rune-Keepers podem ser jogados por anões ou elfos e eu tenho um anão chamado Rondelli dessa classe.

Warden:

Inpirada em Haldir de Lothlórien, é uma classe de grande dificuldade e com objetivo defensivo. Utilizam seus escudos próprios e javelins para iniciar combates à distância, o qual continuam no corpo-a-corpo. Possuem um sistema de gambits (na falta de uma palavra melhor) que podem ser usados para utilizar habilidades melhores. Geralmente conseguem durar mais numa batalha do que as outras classes. Podem ser jogados por todas as classes menos anões. Também nunca joguei com essa classe.

Escolhida a classe e a raça, você começa uma parte introdutória e depois vai para sua cidade inicial. Assim começa sua jornada no mundo do Senhor dos Anéis. O nível máximo, por enquanto, é 65 e nem todas as partes do mapa estão prontas. Por exemplo, é impossível ir para Mordor. Em Setembro será lançado um update no qual novas áreas serão colocadas, entre elas Isengard!

Espero que tenha deixado as pessoas curiosas com relação a esse jogo que tem me proporcionado uma grande diversão e uma grande dor de cabeça pra Mari xD

Interessados podem baixar o jogo, gratuitamente, no site do Lotro. Outros sites que podem ser de interesse são a Wiki de Lotro e este outro.

Anúncios

15 Comentários

Arquivado em Nerdices aleatórias

15 Respostas para “Lord of the Rings Online (LOTRO)

  1. Uia, você tá jogando Lotro? Tenho alguns amigos q jogam, mas não dei muita chance pro jogo ainda, até pq WoW consome bastante tempo já hehehe

    Curtir

  2. O jogo é gratuíto? Nao sabia…
    E mensalidade…tem que pagar?

    Curtir

    • Fábio

      É gratuíto e não tem mensalidade, Amilton.
      Existem 3 tipos de conta: F2P (free 2 play), Premium e VIP.
      Você baixa o jogo e cria uma conta F2P e pode sair jogando sem problema nenhum. A VIP é paga (atualmente está $10 por mês) e você tem algumas vantagens. Quando o seu período VIP acaba e você não o renova, sua conta vira Premium, que tem alguns benefícios a mais que a F2P.

      É possível, com uma conta F2P, ter praticamente tudo que uma VIP tem. Entretanto, você vai ter muito mais trabalho pra conseguir. Em breve, vou escrever outro post sobre Lotro e vou esclarecer coisas desse tipo.

      Curtir

  3. Po, legal que é free. O lance de ter que pagar mensalidade nunca me atraiu para nenhum MMORPG. Talvez esta seja a chance de jogar um.

    No momento estou jogando um RPG ‘normal’ (The Witcher) mas assim que termina-lo acho que vou encarar o LOTRO.

    Vlw pela info e até o próximo post com mais detalhes sobre as contas.

    Cheers

    Curtir

  4. skorleader

    KKKKKKKKKK, vc tirou esses prints do server “meneldor não foi??
    O CAPTAIN Q ESTA NA FOTO AI É MEU CHAR. “Skorleader”

    Curtir

  5. Swertgar

    Gostei.

    Abraços.

    Curtir

  6. Legorider

    tenso…o hunter parece um champ e o champ parece um hunter XD

    Curtir

  7. Pingback: Um Autor de Quinta #1 | Blablabla Aleatório

  8. eu

    Eu jogo a um tempo mas infelimente da erro depois de eu escolher o server…como será que se recupéra a pasta data files? 😥

    Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s