Book Tour: Os Vampiros de Morganville – Casa Glass (Rachel Caine)

No ano passado uma nova editora surgiu, a Editora Underworld foi criada com o objetivo de publicar literatura juvenil com os mais variados temas, principalmente com um toque sobrenatural. Seguindo esse escopo, uma das primeiras obras a ser adquirida, traduzida e publicada pela editora foi Os Vampiros de Morganville. Eu confesso que quando li os comentários sobre o livro, na época da notícia do lançamento, não me interessei, pensei que seria apenas mais um livro de vampiros, com uma mocinha com síndrome de comida/bebida/sangue e que acha que os vampiros são os novos príncipes dos contos de fadas. Inicialmente não o leria, mas os comentários frequentes acabaram por me deixar curiosa para conhecer a história.

Claire Danvers é um garota que foge dos padrões, dona de uma mente extremamente afiada para os estudos (tá a menina é uma espécie de “gênio”) ela sempre foi avançada nos estudos em relação aos colegas e sempre enfrentou problemas decorrentes disso. Na universidade, na qual ela entrou muito nova, não poderia ser diferente. Por um acaso, ela acabou “comprando briga” com Mônica, uma garota extremamente popular do alojamento da universidade, que não deixa barato e junto com suas amigas transformam a vida da garota em um inferno a ponto da garota cogitar ir morar fora do campus… e se depara com a Casa Glass. Claire sempre achou Morganville, no Texas, uma cidade estranha, com uma atmosfera sombria e com habitantes que parecem viver em companhia constante do medo. Ao se mudar para a Casa Glass, ela descobre através de seus colegas da casa que Morganville é uma cidade de vampiros, são eles que comandam a cidade e todos os habitantes devem responder a eles. Enfim, a garota descobre que seu “pequeno” problema com Mônica não é tão pequeno assim e que criar problemas com os vampiros pode não ser uma boa ideia…

Gostei do enredo criado pela Caine, seus personagens são interessantes e ela soube imprimir na cidade o clima sombrio necessário para garantir um ar sobrenatural à história. Outra característica do enredo que gostei muito, foi o fato dos vampiros não se esconderem (pelo menos não dos moradores de Morganville, já que os estudantes forasteiros da universidade nem sonham que essas criaturas existam), algo que chega a lembrar os livros de zumbis nos quais os “resistentes” lutam para garantir sua sobrevivência, ou aqui, para viver com um certo grau de independência. A protagonista também convence, afinal, Claire passa longe das protagonistas bobinhas, insensíveis ao medo e ao perigo que parecem permear esse gênero literário, ah, e tenho que acrescentar que o fato dela não ter se apaixonado por um vampiro contribuiu e muito para que rolasse a empatia. A narrativa de Caine é ágil e o final cheio de ação e com um bendito gancho que me deixou muito curiosa pela continuação.

Quanto ao trabalho de editoração, só tenho a comentar que apesar do bom trabalho de tradução o livro contém muito erros de grafia, de concordância e mesmo a supressão de palavras o que acabou por comprometer a leitura ao atravancar a história. Espero que isso seja consertado nas próximas edições que porventura venham a ser publicadas e que um trabalho cuidadoso seja feito nos próximos volumes, pois tirando esses percalços pretendo continuar acompanhando a história dos moradores de Morganville.


Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva
Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Resenhas da Núbia

2 Respostas para “Book Tour: Os Vampiros de Morganville – Casa Glass (Rachel Caine)

  1. Também li esse livro pelo booktour e não estava esperando muita coisa, só mais uma história sobre vampiros. Mas me surpreendi, gostei bastante da protagonista, apesar de querer matá-la algumas vezes, mas faz parte. Caine escreveu a melhor cena de beijo que li até hoje!!! Estou ansiosa pela continuação, mas nem tanto ao saber que a série tem mais de 12 livros.
    Gente, esse livro precisa de uma revisão urgente! espero que a segunda edição saia impecável!

    xx thanny in wonderland

    Curtir

  2. Pingback: Este mês (Junho de 2011) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s