Nos últimos dias, eu e o Fábio devotamos praticamente todo o nosso tempo livre a uma única coisa: um seriado chamado Community.
No ar desde 2009 pela NBC, Community poderia ser apenas mais uma série de comédia, mas conseguiu ser diferente de outros seriados no mesmo gênero (tais como Friends, How I Met Your Mother…).
Jeff Winger (Joel McHale) é um advogado que se formou em uma faculdade menos do que legítima e que tem que obter um diploma de verdade para poder voltar a praticar a profissão. Isso o leva a Greendale, uma Community College, onde conhece Britta Perry (Gillian Jacobs). Jeff é o típico cara que sempre se deu bem com as mulheres e Britta não dá a menor para o moço, o que faz com que ele se esforce um pouco mais para conquistá-la.
É com esse objetivo em mente que ele se aproxima de Abed Nadir (Danny Pudi), um nerd* viciado em cultura pop (filmes, seriados, video-games…). Abed informa Jeff que Britta está preocupada com as provas de Espanhol (matéria que os três fazem juntos), e Jeff decide que vai se indicar como tutor para a garota.
*Nerd para definir o Abed é pouco. Ele é outro nível de nerd.
Quando os dois se reunem para estudar, Jeff descobre que Abed espalhou a idéia de que Jeff seria tutor de espanhol pela turma e mais pessoas aparecem para estudar com eles: Annie Edison (Alison Brie), Shirley Bennet (Yvette Nicole Brown), Troy Barnes (Donald Glover) e Pierce Hawthorne (Chevy Chase).
Eis que o grupo é formado. Os sete estranhos passam a se reunir para “estudar espanhol” e, como acontece na vida “real”, eles passam a se meter uns na vida dos outros. Normalmente é porque o Jeff tem toda a vibe de malandro “vou me dar bem na vida passando os outros para trás” e os demais fazem com que ele veja que não pode agir assim. Mas todas as personagens acabam sofrendo mudanças de seus modos com o passar dos episódios, os quais quase sempre têm uma moral escondida, esperando o espectador atento. (só não ache que Community é o seriado ideal para educar seus filhos de 5 anos. É um seriado adulto, com referências e apologias a sexo).
Mas Community não seria um seriado de comédia se fosse só mudança de hábito, seria um filme com a Whoopi Goldberg de freira. O seriado é cheio de trocadilhos engraçados, referências a filmes/seriados (cortesia do Abed), piadas de piadas de estereótipos racistas (cortesia, em sua maioria, do Pierce), piadas internas recorrentes entre as personagens E (não poderia deixar de citá-lo), o reitor MAIS PIADA DO UNIVERSO: Dean Pelton (Jim Rash), que por si só já é uma piada.
Sempre que eu e o Fábio terminávamos de ver um episódio, pensávamos: “Os caras que escrevem os roteiros TÊM que usar drogas”. É engraçado assim. Recomendadíssimo!
Vc é fã de Community tb?
Community é uma das séries mais criativas e inventivas atualmente. Comédia muito bem escrita e inteligente, curto demais a série.
Caso interesse, tem um texto bem legal sobre a série lá no Vortex, um amigo meu (que por sinal escreve muito bem) fez uma pequena análise sobre a mesma. Dê uma conferida…
Cheers
CurtirCurtir
Li lá o artigo do Thiago. Muito interessante e bem escrito mesmo! =D
CurtirCurtir
Pingback: Este mês (Junho de 2011) | Blablabla Aleatório