Aléxandros: O sonho de Olympias (Valério Massimo Manfredi)

Em algum momento da vida você já ouviu alguma coisa sobre ele, um dos maiores conquistadores do mundo antigo é figurinha carimbada nos livros de história. Se nestes podemos acompanhar a trajetória de suas conquistas, na trilogia de Manfredi nos é permitido conhecer a pessoa de Alexandre Magno mais a fundo, seu nascimento, sua criação, educação, suas primeiras conquistas, enfim os acontecimentos que moldaram o grande conquistador. No primeiro volume Manfredi se atém aos primeiros anos da vida do macedônio e encerra sua obra com a efetivação de Alexandre como rei.

A história de Alexandre tem início com o sonho de sua mãe Olympias, no qual uma serpente juntamente com seu marido e ela concebem Alexandre. Perturbada pelo sonho ela vai atrás de um oráculo que já lhe dá dicas do quão grandioso o seu filho está destinado a ser:

“- Significa que o filho que de ti nascerá terá a estirpe de Zeus

e de um homem mortal. Significa que no teu ventre o sangue de um

deus mesclou-se ao sangue de um homem”.

Podemos então, acompanhar o nascimento de Alexandre, seus estudos com Leônidas, a vida do menino no castelo em Pela e mais tarde sua preparação para se tornar o próximo rei macedônico, Alexandre foi tutorado por Aristóteles e é bem interessante acompanhar a relação de ambos recriada por Manfredi. Outra relação muita bem trabalhada pelo autor é a de Alexandre com seu pai o rei Filipe, da admiração infantil à inveja do adolescente pelo poderio do pai, da admiração pelas conquistas à vergonha pelo comportamento um tanto bárbaro do rei, do relacionamento que parece caminhar às mil maravilhas ao desentendimento pelo poder, mas, acima de tudo o dever filial e o amor de um filho por seu pai e por sua terra.

O primeiro volume da trilogia de Alexandre, termina com ele se tornando o novo rei macedônio e já começando seu reinado com atitudes grandiosas e de extrema astúcia, finalizando com sua chegada à Ásia para finalmente dar início ao empreendimento que sempre fora o sonho de seu pai.

Manfredi nos mostra a crueza da guerra, a barbárie que as conquistas podem acarretar e nos deixa claro que a construção de um império é por si só feita de muito sangue. Apesar das descrições um tanto quanto imprecisas das batalhas (é eu tenho que confessar que após Cornwell fiquei muito mais rigorosa no que diz respeito às descrições bélicas), não se pode negar que o autor fez um excelente trabalho no que tange às pesquisas históricas. Para os que gostam de um romance histórico, independente da época retratada, a obra é um prato cheio.

Conheça a série Aléxandros:

1.      O Sonho de Olympias
2.     As Areias de Amon
3.      Os Confins do Mundo

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Publicidade

9 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

9 Respostas para “Aléxandros: O sonho de Olympias (Valério Massimo Manfredi)

  1. Fiquei animada de ler esse livro ^^

    Lembrei de uma música de Adriana Calcanhoto q fala da história do Alexandre (http://letras.terra.com.br/adriana-calcanhotto/1564761/)

    =**

    Curtir

  2. Fábio

    Parece interessante. Acho que vou adicionar à minha lista de leituras xD

    Curtir

  3. Está para nascer a pessoa que vai superar o Cornwell na descriçao de batalhas *__*
    Mas eu já fiquei curiosa para ler essa série xD

    Curtir

  4. Pingback: Química do Gato | Blablabla Aleatório

  5. Pingback: Este mês (Julho de 2011) | Blablabla Aleatório

  6. Comprei essa trilogia no início do ano mas ainda não li. Fico contente em saber que o livro é bom e diverte. Adoro romances históricos! ^^
    Bjocas

    Curtir

  7. Pingback: Aléxandros – As Areias de Amon (Valerio Massimo Manfredi) | Blablabla Aleatório

  8. Pingback: Aléxandros – Os Confins do Mundo (Valerio Massimo Manfredi) | Blablabla Aleatório

  9. Pingback: Um Autor de Quinta #20 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s