Book Tour: Just Listen (Sarah Dessen)

“A câmera se aproximava cada vez mais e as outras coisas sumiam até ser possível enxergar apenas o meu rosto. Isso foi antes daquela noite, antes de tudo o que aconteceu com Sophie, antes do longo e solitário verão cheio de segredos e silêncio”.

Just Listen foi uma agradável surpresa, quando vi o livro pela primeira vez na livraria, achei a capa interessante, mas ao ler a sinopse não me interessei em comprá-lo. Não tinha batido aquela vontade incontrolável de levá-lo para casa, então, participar do Book Tour organizado pela editora Farol me deu a oportunidade de conhecer uma história que de outra forma talvez nunca chegasse a ler.

Annabel Green foi pega com o namorado da melhor amiga em uma festa e desde então teve um verão solitário e começou o ano letivo sendo totalmente ignorada pelos colegas. Em casa, os problemas também não são poucos, todas as três irmãs foram criadas em meio ao mundo da moda pela mãe que praticamente vive para isso, as duas mais velhas pararam e tudo o que Annabel quer é seguir o mesmo caminho, mas falta coragem para dizer a mãe. Suas irmãs mais velhas não se falam, Whitney, a irmã do meio, sofre de transtorno alimentar e o diálogo na família Green tem feito muita falta. Em meio a uma família cheia de problemas, Annabel silencia sua voz e assume a cruz. O título do livro é Just Listen, mas, algumas vezes cheguei a pensar que o certo seria Just Speak, pelo menos até que Owen Armstrong aparece na vida da garota. Bem, aparecer não é bem o termo já que ambos já se “conheciam” da escola, mas a quem Annabel só passa a reparar quando está isolada de todos. E a partir desse momento, a história ganha um de seus melhores personagens. Owen, um garoto um tanto raivoso, que aprendeu a lidar com seus problemas pessoais ouvindo, degustando, vivenciando música e que quer ajudar Annabel usando a mesma tática. Um garoto super sincero, para o qual até a omissão é considerada mentira e que tem um programa de rádio no mínimo alternativo. Owen traz consigo para a história muitas referências musicais e sua irmã Mallory que pontua a história com muitas situações e diálogos engraçados.

A narrativa contada por Annabel começa morna, despretensiosa, mas, cativa ao poucos e assim como a protagonista se vê às voltas com a música, respirando-a e banindo o silêncio, também passamos a gostar da história e torcer para que a garota que aprendeu a ouvir também aprenda a se expressar. E não somente ela, mas também suas irmãs que ainda que não sejam protagonistas nessa história também tem muito a nos contar.

Pensei que seria apenas mais uma leitura para passar o tempo, acabei sendo pega em um turbilhão de emoções e sentimentos difíceis de segurar. Relações familiares, amizades desfeitas, segredos, distúrbios, ter com quem se abrir e ter coragem para isso, aceitar que tem um problema e ter coragem para enfrentá-lo.

Saber ouvir e saber falar. Duas ações que podem parecer antagônicas, mas, para aprender a ouvir a si mesma, antes de mais nada é preciso aprender a falar.

Termino essa resenha com um trecho do texto escrito pela Whitney, a partir desse momento na trama foi impossível segurar as lágrimas…

“[…] Eu ainda sou a irmã do meio. Mas agora vejo isso de um jeito diferente. Tem que haver um meio. Sem ele, nada é realmente completo. Porque não é apenas o espaço que há entre, mas é também o que une as coisas”.

Compre aqui:

Cultura Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

2 Respostas para “Book Tour: Just Listen (Sarah Dessen)

  1. Pingback: Este mês (Agosto de 2011) | Blablabla Aleatório

  2. Pingback: Um Autor de Quinta #30 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s