Totalmente inspirada pelo Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile, pretendo toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas (nada muito elaborado porque não sou especialista) de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).
E para estreiar essa coluna nada melhor do que o JRR Tolkien. Quem nos acompanha, sabe que tanto eu quanto a Feanari somos fãs desse escritor, mas não foi só por isso que o escolhi. A principal razão é que por sermos fãs dele acabamos indo parar em um fórum de discussão sobre suas obras há muito tempo atrás, a Valinor, e acabamos nos esbarrando por lá por intermédio da minha saitorë, a Cei (Alinde). Mas, vamos parar com o saudosismo e falar dele que é a estrela desse post.
J.R.R. Tolkien
Sir John Ronald Reuel Tolkien, nasceu em 3 de janeiro de 1892 em Bloemfontein na Áfica do Sul, mas aos três anos mudou-se para a Inglaterra. Formado em letras, tornou-se filólogo e lecionou na Universidade de Oxford. Foi durante a Primeira Guerra (na qual lutou) que ele começou os primeiros rascunhos sobre aquele que se tornaria o mundo fantástico mais conhecido mundialmente. Com uma extensa lista de obras publicadas e com milhões de livros vendidos, o autor é conhecido como o pai da literatura fantástica.
Curiosidade:
O cenário musical foi grandemente influenciado pelas obras de Tolkien. Diversos grupos fizeram músicas com referências aos livros, mundos e personagens do escritor, entre eles: Jethro Tull, Led Zeppelin, Blind Guardian, Rush e Marillion, o nome desta última foi inspirado no livro O Silmarillion.
Para saber mais:
Gauntlet: top 10 de bandas com nomes de personagens de Tolkien
Gauntlet: Top 25 de músicas inspiradas em Tolkien
Para conhecer:
Suas obras mais conhecidas sem dúvida nenhuma são (e eu recomendo fortemente aos que nunca leram que não percam a oportunidade!):
O Hobbit
Aventura que precede a história de O Senhor dos Anéis. Fala sobre a busca de um tesouro por Bilbo (o tio do Frodo), Gandalf e treze anões e como em meio a essa aventura ele acabou encontrando o Um Anel (quando o livro foi escrito não se tinha noção do seu grande poder). A adaptação cinematográfica da obra, sob produção de Peter Jackson, está à todo vapor.
O Senhor dos Anéis
Dá seqüência aos eventos ocorridos em O Hobbit, mas com desdobramentos bem maiores. Foi escrito entre 1937 e 1949 e originalmente publicado em três volumes entre 1954 e 1955. Já foi reimpresso várias vezes, traduzido para mais de 40 idiomas e já vendeu mais de 160 milhões de cópias.
O Silmarillion
Não é uma de suas obras mais conhecidas, mas sem dúvida é uma das minhas favoritas. É uma coletânea de histórias da Terra Média que foi editada e publicada (após sua morte) pelo filho do professor, Christopher Tolkien.
Posts relacionados a ele aqui no Blablablá:
Lord of the Rings Online (LOTRO)
Quero: HoME (History of Middle Earth)
Um livro que mudou a minha vida
Sabe o que faz aniversário hoje?
15 lugares que todo fã de Tolkien deve visitar antes de morrer
Lugares nomeados em homenagem à J.R.R. Tolkien
Posts relacionados a ele que escrevi quando colaborava no portal da Valinor:
Peregrin Tûk, um estudo de caracteres
Qual é a pronúncia correta do sobrenome do professor?
Gosta de Filologia? Então irá gostar do novo livro do Mark T. Hooker
Cinco Razões Para Sermos Gratos à Tolkien Segundo China Miéville
E para finalizar, alguns links interessantes:
http://www.tolkien.co.uk/Pages/Home.aspx
Compre aqui:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Pingback: Links Love #11 | trecos & trapos
Nossa, achei que fosse ser mais comentado xD
Eu adorei a coluna, Núbia =D
Ficou lindo!
bjos
CurtirCurtir
Também achei… xDD
Que bom que gostou e já pode ir pensando nas suas contribuições… Bernard Cornwell, Conn Iggulden e Diana Gabaldon são seus! \o/
=**
CurtirCurtir
Núbia, sua linda!!!
Adorei a coluna inspirado no Estantes de Quinta, e começou arrasando, Tolkien é mesmo mestre, teu artigo está show!!
estrelinhas coloridas…
CurtirCurtir
Pingback: Este mês (Setembro de 2011) | Blablabla Aleatório
Pingback: Lumos |
Eu gostei do post! ^^
Com certeza irei ler os posts relacionados,
valeu Núbia!
CurtirCurtir