O Vendedor de Armas (Hugh Laurie)

Ele é bastante conhecido pelo seu papel de médico intransigente, sagaz e com um humor (se é que pode ser chamado de humor) ácido, mas antes do ator se aventurar pela medicina Hugh Laurie se aventurou pelo mundo literário e foi uma incursão feliz. O Vendedor de Armas, seu primeiro e único romance, foi publicado em 1996, mas, só no ano passado foi traduzido e publicado no Brasil pela Editora Planeta.

Em O Vendedor de Armas, Hugh nos mostra que transita bem e com qualidade entre o mundo televisivo, musical e literário. Laurie dá vida a um protagonista meio de esquerda, sarcástico, autoconfiante em demasia, que tem problemas em reconhecer autoridades (e não perde a chance de tirar uma com a cara de quem lhe aparece pela frente), um verdadeiro chamariz para problemas, mas ao mesmo tempo ciente de que se a justiça tem um senso ele deve ser seguido e ai de quem ficar na frente. Principalmente se o seu senso lhe diz que ele tem o direito de ser feliz com uma loira de olhos cinzentos. Thomas Lang, um cidadão britânico, recebeu uma oferta de trabalho pouco cidadã, por 100 mil ele deveria dar cabo à vida de um homem. Ele recusou, tentou avisar a suposta vítima e acabou ele mesmo na mira de muita gente. Muita gente como a CIA, o Ministério da Defesa inglês, empresários do mercado armamentista e grupos terroristas.

Como o título já entrega é um romance sobre armas, para sermos mais específicos o mote do romance é a fabricação de armamentos e o patrocínio de ações terroristas com o objetivo de aumentar as vendas das armas fabricadas e se o objetivo de Laurie não era o de criticar esse mercado, sinto dizer, mas é o que ele faz, regado à muito humor, algum sangue, armações e erros e mulheres. Afinal, de bobo Lang não tem nada.

A suposta vítima de Lang, Alexander Wolf tem uma história perigosa para contar. Uma história que põe a sua vida em risco e também a vida de sua filha Sarah e quando os belos olhos cinzentos ficam em perigo Lang começa a fazer perguntas aqui e ali sobre uma nova arma que muita gente parece estar interessada em vender, contando com a ajuda de Ronnie e não com tanta ajuda assim de Solomon, uma espécie de Watson ao avesso. Mas, como Lang parece não ter sido agraciado com a esperteza de Holmes, que no mínimo se manteria longe de prováveis encrencas. De investigador ele passa a atuante, não contra, mas no mercado de armas…

“[…] que eu não estava onde estava, fazendo o que estava fazendo, apenas em prol da democracia; não estava mantendo ninguém seguro em sua cama à noite ou fazendo do mundo um lugar mais livre e feliz; tudo o que eu estava fazendo – o que estava fazendo desde que tudo começou – era vendendo armas”.

Só não espere que o mercado de armas continue o mesmo depois que Lang aprontar das suas.

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Resenhas da Núbia

5 Respostas para “O Vendedor de Armas (Hugh Laurie)

  1. Tenho curiosidade sobre esse livro por causa do autor, mas confesso que a capa não chama muito a atenção. Parece bom, mas não sei se vale a pena passá-lo na frente de outros.
    BJs

    Curtir

    • Nubia Esther

      Eu confesso que fiquei muito curiosa para ler assim que foi lançado, justamente por ser um livro do ator que faz o House! Mas, acabei não comprando o livro na época e quando comprei o afã pela leitura já tinha passado, então não vou aconselhar você a passá-lo na frente de outros, siga sua vontade literária do momento, mas quando ler, quero saber o que achou! =)

      Curtir

  2. Adoooro o Hugh como ator, pois sou apaixonada por House, mas ainda não me empolguei em ler o livro dele… A história não me deixou tão interessada não =/

    Bjs,
    Kel
    http://www.itcultura.com

    Curtir

  3. Pingback: Este mês (Setembro de 2011) | Blablabla Aleatório

  4. Pingback: Um Autor de Quinta #76 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s