O Herói Perdido (Rick Riordan)

 

“Sete meios-sangues responderão ao chamado.

Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.

Um juramento a manter com um alento final,

E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.”

Utilizando como mote a profecia fornecida por Rachel no último livro da saga do Percy Jackson, Rick Riordan nos convida novamente ao Acampamento Meio-Sangue para encontrar velhos personagens e conhecer três novos semideuses: Jason, Piper e Leo. Jason, um garoto sem memória que não sabe como foi parar na Escola da Vida Selvagem (uma escola para crianças difíceis), não se lembra de sua pretensa namorada Piper e nem de um melhor amigo chamado Leo. Piper é filha de um ator famoso que está desaparecido há três dias e já adianto que não é um desaparecimento comum. Leo sempre gostou de ferramentas, perdeu a mãe muito cedo e desde então vive fugindo de lares adotivos, desde criança o garoto vê fantasmas, ou pelo menos ele acha que são.

A história tem início com Jason acordando misteriosamente, no banco de trás de um ônibus escolar, ao lado de Piper e Leo. O menino não consegue entender como ele foi parar naquela expedição escolar, nem como ele sabe tanto sobre os monstros que os atacaram durante o passeio. Anabeth, que está à procura de pistas que a leve até o paradeiro de Percy que está desaparecido há três dias, resgata os garotos e os leva para o Acampamento Meio-Sangue. Lá descobrimos que os deuses estão estranhamente calados, que um mal sem precedentes ameaça o Olimpo e que para evitá-lo Hera acabou metendo-se em apuros. Os três semideuses recebem então sua primeira missão: salvar Hera e evitar que um grande mal acorde. Nessa aventura vários deuses menores estão presentes: Bóreas, Eólos, Quione, Hipnos; e outras tantas figuras históricas dão o ar da graça, como Medéia e o Rei Midas. Gostei muito de poder conhecer mais sobre Hera, suas diferentes faces e seus diálogos com Piper. Afrodite também surpreende nesse livro, gostei muito de ver uma deusa mais madura, muito diferente daquela deusa sem noção das aventuras do Percy.

Usando o mesmo estilo adotado na série As Crônicas dos Kane, Riordan divide a narrativa de forma alternada entre os três protagonistas. Já tinha comentado na resenha de A Pirâmide Vermelha que tinha adorado essa tática e ela funcionou muito bem aqui também, pois Riordan conseguiu imprimir no estilo do texto as características de cada personagem. O autor também brinca com as diferentes faces dos deuses ao longo do tempo, em especial a grega e a romana, e as utiliza de forma inteligente para sustentar a história criada para essa nova saga. Não vejo a hora de descobrir mais sobre essa contraparte romana e as aventuras que irão advir dessa descoberta. Ainda que essa nova série seja independente à sua saga predecessora, os eventos do primeiro livro de Os Heróis do Olimpo estão em sintonia com as aventuras de Percy e sua turma. Você pode até não conhecer a saga de Percy e começar a ler essa série primeiro, mas te aconselho a não fazer isso, estará perdendo a chance de ter uma leitura mais completa e divertida. Agora o jeito é esperar para descobrir quais serão os outros três semideuses dessa profecia, porque o quarto eu acho que já sei quem é, ha!

A Mari já leu e resenhou o livro, para saber o que ela achou  clique aqui.

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

4 Respostas para “O Herói Perdido (Rick Riordan)

  1. Pingback: Este mês (Abril de 2011) | Blablabla Aleatório

  2. Eu adorei a série Percy Jackson e virei fã das histórias do Riordan. Ainda não li esse livro porque estou em uma fase de evitar ler livros de séries em andamento… é muita ansiedade esperar os lançamentos…kkk

    Bjocas^^

    Faltam dois dias para o fim do período de inscrição do sorteio de aniversário lá do blog. Participe! http://www.meunomenaoekerol.com/2011/10/sorteio-aniversario-de-2-anos-do-mnnk/

    Curtir

  3. Pingback: Um Autor de Quinta #31 | Blablabla Aleatório

  4. Pingback: O Filho de Netuno (Rick Riordan) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s