Um Autor de Quinta #8

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendo toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas (nada muito elaborado porque não sou especialista) de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

Michael Crichton

John Michael Crichton nasceu em Chicago no dia 23 de outubro de 1942 e faleceu em 04 de novembro de 2008. Além de escritor, foi produtor de filmes e de programas televisivos. Seu gênero literário é descrito como techno-thriller, caracterizado pela união de ação e detalhes técnicos/tecnológicos. Muitos de seus romances têm termos científicos, refletindo seu treinamento – Crichton era formado em medicina pela Harvard Medical School e tinha pós-doutorado pelo Salk Institute for Biological Studies.

Sua obra mais conhecida é Parque dos Dinossauros, romance que foi adaptado para o cinema por Steven Spielberg, além da série de televisão ER (Plantão Médico). O autor tem 18 romances de ficção publicados, cinco livros de não-ficção e dois roteiros, um deles o do filme homônimo Twister.

Curiosidades:

Nesse site tem vários vídeos de entrevistas, debates e palestras do autor sobre os mais variados temas, de aquecimento global à política e religião, acessem!

Arqueologistas nomearam uma espécie de dinossauro em sua homenagem, a espécie de anquilossauro foi denominada de Crichtonsaurus bohlini, o gênero em homenagem à Crichton e o epíteto específico em homenagem ao paleontologista sueco Birger Bohlin. Olha o bichinho aí:

Para Conhecer:

Recomendo sua obra mais conhecida e sua continuação, os dois únicos livros dele que já li. Se você era fissurado(a) em Jurassic Park na infância (e mesmo agora depois de adulto) não poder deixar de ler os livros que inspiraram as versões cinematográficas.

O Parque dos Dinossauros

Sinopse: Numa remota ilha da Costa Rica, a multinacional de engenharia genética InGen prepara-se para assombrar o mundo com o mais fantástico parque turístico que a humanidade já conheceu. Recorrendo a avançadissimas técnicas de reconstituíção de DNA, sua equipe de cientistas conseguiu nada mais, nada meno9s do que produzir… dinossauros vivos! No entando, quando o paleontólogo Alan Grant chega a Isla Nublar, encontra evidências de que o projeto não é tão perfeito quanto se imaginava. Há algo de muito estranho acontecendo com as gigantescas criaturas pré históricas… Tudo indica que estão prestes a se tornar uma ameaça que nem mesmo os supercomputadores da InGen conseguirão evitar!

Mundo Perdido

Sinopse: Seis anos se passaram desde os eventos catastróficos que puseram fim ao sonho milionário de John Hammond e da InGen, seis anos desde que a Ilha Nublar em que o Parque dos Dinossauros fora construído foi esvaziada, as instalações e os dinossauros eliminados, ou pelo menos era o que se achava… Afinal, misteriosos animais têm sido encontrados mortos nas regiões costeiras da Costa Rica. O governo faz de tudo para impedir que informações sobre o assunto vazem. Donos de empresas de biotecnologia estão interessados. Em meio a tantos boatos um paleontólogo destemido e inconsequente, Richard Levine, decide averiguar essa história mais a fundo. Ele quer empreender uma busca pelo Mundo Perdido, por dinossauros vivos, e quer contar com a ajuda do professor Ian Malcolm, que presenciou o incidente na Ilha Nublar, seis anos antes. Que segredos as florestas costa-riquenhas escondem? Qual a herança deixada pela InGen?

Posts sobre ele no Blablabla:

Resenha de Mundo Perdido

Links interessantes:

http://www.michaelcrichton.net/

 

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Um Autor de Quinta

Uma resposta para “Um Autor de Quinta #8

  1. Pingback: Este mês (Abril de 2011) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s