Um Autor de Quinta #9

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendo toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas (nada muito elaborado porque não sou especialista) de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

Ursula Le Guin

Ursula Kroeber Le Guin (Berkeley, 21 de Outubro de 1929) é uma escritora norte-americana. Seu pai era o eminente antropólogo Alfred L. Kroeber e a sua mãe era escritora e, também, antropóloga, Theodora Kracaw Kroeber Quinn. Desde pequena, foi educada num ambiente de interesse por mitos e lendas. O seu interesse pela literatura foi precoce: aos 11 anos de idade, enviou o seu primeiro conto para a revista Astounding Science Fiction, que foi recusado. A autora escreve poesia e prosa, incluindo ficção realística, ficção científica, fantasia, literatura infantil, livros YA, roteiros e ensaios. Seus primeiros trabalhos foram publicados em 1960 e, desde então suas obras exploram aspectos do taoísmo, anarquismo, etnografia, feminismo, psicologia e sociologia.

A autora já publicou sete livros de poesia, 22 romances, mais de 100 contos (publicados em onze volumes), quatro coleções de ensaios, 12 livros infantis e quatro volumes de tradução. O Ciclo de Terramar, composto por cinco narrativas e um livro de contos, e o romance A Mão Esquerda da Escuridão, parte do Ciclo de Hainish, são as suas obras mais conhecidas.

Lista com suas principais obras.

Curiosidades:

  • Três livros de Le Guin foram finalistas do American Book Award e do Prêmio Pulitzer. Ao longo de sua carreira ela recebeu um National Book Award, cinco prêmios Hugo, cinco Nebula, um SFWA’s Grand Master, um prêmio Kafka, um prêmio Pushcart, um prêmio Howard Vursell da Academia Americana de Artes e Letras de Los Angeles, entre outros.
  • Algumas entrevistas: http://www.ursulakleguin.com/MenuContentsList.html#Speeches

Para Conhecer:

Livros da autora cadastrados no Skoob, alguns livros tem edições bem antigas em português, tenho que visitar alguns sebos logo! Faço votos que a Editora Aleph que publicou A Mão Esquerda da Escuridão logo nos brinde com outras obras da autora.

Posts sobre ela no Blablabla:

Resenha de A Mão Esquerda da Escuridão 

Links interessantes:

http://www.ursulakleguin.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ursula_K._Le_Guin

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Um Autor de Quinta

2 Respostas para “Um Autor de Quinta #9

  1. Nunca havia ouvido falar dela acho… vou pesquisar pra saber mais 😀

    Beijos,

    Lariane – Leituras & Devaneios
    http://www.leiturasedevaneios.com.br

    Curtir

  2. Nubia Esther

    Procure sim, só li um livro dela mas gostei muito do estilo de narrativa dela. Queria muito que uma editora brasileira publicasse a série O Ciclo de Terramar por aqui, além de outros livros dela também. =)

    Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s