K-dorama: Secret Garden

Conjunção dos planetas Vênus e Marte, frase sugestiva dita de forma simultânea, bolinhos da sorte mágicos ou simplesmente alguma bebida mágica. O mote troca de corpos têm sido utilizado há bastante tempo em vários filmes: americanos, espanhóis e brasileiros. Talvez por isso, ao ler a sinopse do dorama Secret Garden pela primeira vez, pensei que seria mais do mesmo e não me animei em assisti-lo. Mas, devido às recomendações empolgadas da Fer (a Mei Li) e das meninas no twitter decidi dar uma chance. Com personagens cativantes, Secret Garden mostra que um tema batido aliado à um ótimo roteiro pode ganhar novas nuances e surpreender.

               

  • Título: 시크릿 가든 / Secret Garden
  • Gênero: romance, comédia, fantasia e drama
  • Episódios: 20 + Especial
  • Período em que foi ao ar: 13/Novembro/2010 à 16/Janeiro/2011
  • Rede de televisão: SBS
  • Chefe de Produção: Choi Hong Mi
  • Produção: Oh Se Kang
  • Diretor: Shin Woo Chul, Kwon Hyuk Chan
  • Roteirista: Kim Eun Sook


Mas antes de falar sobre a história, farei uma apresentação rápida dos personagens principais:

Kim Joo Won (interpretado por Hyun Bin) é o CEO de uma grande empresa de departamentos, não é muito adepto ao trabalho, tem uma personalidade um tanto quanto irritante e para garantir a herança deixada pela mãe está tendo encontros arranjados com mulheres da alta classe e de família tradicionais conforme o desejo dela. O moço sofre de claustrofobia decorrente de um misterioso acidente do qual ele não se recorda.

Gil Ra Im (Ha Ji Won) é uma garota simples que trabalha como dublê de filmes de ação, não liga muito para a aparência e as escoriações são suas companheiras habituais. A frase mais frequente em seu vocabulário é Sinto Muito e muitas vezes é maltratada por agir assim.

Choi Woo Young, mais conhecido como Oska (Yoon Sang Hyun) é primo de Joo Won, é um cantor hallyu  que está com a carreira correndo grandes riscos. Vive disputando coisas com seu primo, é um tanto quanto irresponsável, um cabeça de vento que não pensa muito antes de agir e vive se metendo em roubadas. Ra Im é uma de suas fãs mais fervorosas.

Yoon Seul (Kim As Rang) é diretora de filmes, teve um encontro arranjado com Joo Won e está interessada em fisgar o rapaz. Seu primeiro encontro com Ra Im não foi dos melhores e a moça já teve um relacionamento mal sucedido com Oska.

Oska está tendo problemas para conduzir sua carreira, ele estava tendo um caso com a atriz que a Ra Im está dublando, mas deu um fora nela. O que ele não contava era que a moça tivesse fotos comprometedoras dos dois. Para salvar o primo, mas ao mesmo tempo ter controle sobre ele Joo Won decide ir atrás dessa atriz e comprar o seu silêncio. Ele vai visitar o set de gravação e acaba confundindo Ra Im com a moça. O primeiro encontro desses dois é hilário e o Joo Won cai de amores pela Ra Im já no primeiro episódio, mas ela não dá muita bola para ele e no final das contas, também não é uma pretendente que sua mãe aceitaria. Joo Won começa então a bater de frente com as imposições sociais, arraigadas até nele mesmo, para conseguir ficar com Ra Im. Mas, durante o processo acaba sendo grosseiro e brutalmente sincero, machucando a moça várias vezes. A história bem que poderia ter enveredado por este caminho, com a mãe do galã sendo contra o relacionamento e ambos lutando para viver seu amor. De fato, este é o plot principal da história, mas a roteirista decidiu apimentá-lo um pouquinho…

As relações interpessoais em Secret Garden são o plot principal, mas a roteirista vai além e apimenta essas relações.

Por várias coincidências Ra Im acaba indo para a Ilha Jeju ter uma viagem romântica de fã com o Oska e Joo Won vai atrás. Durante uma corrida de bicicletas o casal acaba indo parar em lugar muito estranho, cuidado por uma mulher mais estranha ainda, denominado Jardim Secreto. Essa mulher dá para Ra Im duas garrafas de licores e ela dá uma delas para Joo Won, ambos bebem e voilá… trocam de corpos!

E aqui não posso deixar de falar da excelente atuação de ambos os atores, que souberam transmitir na face e nos trejeitos que houve a troca de corpos. O Hyun Bin deu um show de interpretação!

Mas, o que Secret Garden traz de diferente para esse tema já deveras repetido? Além da convivência dos personagens e suas peripécias para conseguirem enganar as outras pessoas? Traz uma causa e um efeito. Porque essa troca de corpos ocorreu justamente com os dois? Não, não foi só porque Joo Won caiu de amores pela Ra Im, a causa é mais antiga e tem origem em um fato que ambos nem conseguem imaginar. O efeito? O que fazer com esse dom? Ele pode ser utilizado para reescrever a história de ambos?

A história é cheia de reviravoltas e o roteiro envereda por caminhos inesperados, muitas vezes ao usar este artifício os roteiristas acabam se perdendo e deixando de aproveitar alguma trama mais a fundo (eis Heartstrings que não me deixa mentir), mas em Secret Garden felizmente isso não ocorreu, cada plot, cada evento foi aproveitado em seu máximo e souberam dosar os momentos tensos, dramáticos e os de comédia. Nada foi utilizado em demasia. E eu que costumeiramente reclamo dos finais dos dramas coreanos, tenho que bater palmas para a conclusão do drama, bem redondinha, conclui a história, mas deixa no ar uma ideia de continuidade. Vocês vão ter que conferir para entender a sensação.

Pontos fortes:

  1. O lado cômico do drama foi bem trabalhado
  2. E eu achando que nenhuma mãe “vilã” poderia superar a mãe do Jun Pyo (de Boys Before Flowers)…
  3. O Oska que prometia ser um personagem sem conteúdo, mas que provou ter muito mais tato e sensibilidade que o Joo Won em vários momentos.
  4. O relacionamento da Yoon Seul com o Oska, não eram o casal principal, mas roubaram a cena em muitas partes.
  5. A Yoon Seul que em um primeiro momento demonstrava que seria a antagonista da Ra Im, aquela que odiaríamos, mas pela qual é impossível não sentir empatia em vários momentos.

Pontos fracos (erros de continuação):

  1. Em várias cenas Ra Im aparece sozinha em casa (altas horas da noite) e nada da sua amiga. Onde essa estava? Esquisito…
  2. A mãe do Joo Won o expulsa de casa e de repente ele aparece na biblioteca do imóvel. Quando foi que a mãe deixou ele voltar? Devo ter perdido a cena…

Fonte: http://wiki.d-addicts.com/Secret_Garden

Para Conferir

Projeto do AsianTeam (http://www.asianteam.org/st/index.php?option=com_kunena&Itemid=82&func=view&catid=350&id=4301): é necessário ter cadastro.

Projeto do Meteor Dramas, disponibilizado pelo AnimesXGames (http://www.animesxgames.com/index.php?page=ver2&ver=Secret%20Garden%20(MP4)&pag=1&sec=Dramas)

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Dorama aleatório

3 Respostas para “K-dorama: Secret Garden

  1. Ohhh! Sou suspeita para falar de Secret Garden! É um dos meus doramas prediletos, tp TOP TOP msm! Gente…é tão românticoooo! Sériooo! Qm ñ viu ñ tem noção de como é!! A gente pensa que vai ficar só nessa coisa da troca de corpos, mas vai muito mais além! Como a Núbia falou, tem uma razão para isso acontecer! E ohh..na cena de flashback que nos ajuda a entender isso, o Hyun Bin dá um show de atuação, onde é possível sentir na pele suas sensações! Bem emocionante!

    Uma das coisas que mais gostei em SG foi a personalidade direta e franca do Joo Won! Adorava qdo ele falava pros empregados dele: “Esse é o melhor que pode fazer??” Algo assim! E qdo falava sem rodeios com a Ra Im! Brigava com ela e logo dps corria atras, passava a noite no carro esperando ela! \o/ E o melhor, logo de cara se apaixona por ela e nao há qm mais faça ele mudar de ideia!! Adorova as cenas com ele e o pessoal da escola de ação! E aquele agasalho dele?! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    A atriz Ji Won foi muitissimo bem tbm! Qdo eles trocavam de corpos ficava bem evidentee e morria de rir com o Hyun Bin afeminado, principalmente perto do Oska! KKKKKKKKKKKKK

    Alias, o que SG tem de mto bom são os personagens secundários, o Oska, a Yoon Seul, o assistente do Joo Won, os rapazes da escola de ação, o diretor de ação, a amiga da Ra Im! Tds mto cativantes!

    E realmente a megera aqui, a mãe do Joo Won, é uma competidora à altura da mãe do Jun Pyo em BBF! Mas ganha viuuuuuu! A mulher é um osso duro de roer!

    Tenho q parar de “falar”. Então só adiciono q qm nao viu ainda SG…corra e veja logo! O final é perfeitinhoo! Sem falar na belissima trilha sonora e que é um dorama bem popular e que ganhou vários prêmios!!

    Queria o Hyun Bin pra mim!!!! (sonhaaaaaaaaaa!)

    Nubia, parabens pelo post! Mais uma vez..Perdão pelo tamanho do comentário e pelos erros de portugues nele!! Estou meio passada esses dias! KKKKKKKKKKKKKKK Bjus

    Curtir

  2. Olá Núbia, eu corri para ler sua resenha sobre Secret Garden. Concordo com tudo o que você falou sobre o dorama Núbia e mega concordo. Secret Garden é um dos melhores doramas que já assisti. É aquele tipo de drama que vc não dá nada por ele, mas com o tempo vc se apaixona pelos personagens né?

    E eu fiquei apaixonada pelo Hyun Bi, desde que assisti secret garden por isso fui correndo baixar mais doramas com ele, afinal é tudo de bom?

    Além disso me apaixonei pela personagem Rae Im,ela é tão fofa e decidida. Sem contar que eu amei o toque de celular dela, quando a mesma recebia mensagens. Por isso, eu baixei o mesmo toque. (idiota)

    Sempre que alguém escuta esse toque e está perto de mim, começa a rir. Vc lembra?Wanda waishan…. ( não sei escrever esse toque) kkkkkkkkkkkkkk

    Além disso estou assistindo um dorama agora chamado The Greast Love que é com a atriz que fazia a melhor amiga da Rae Im, e nesse dorama ela é uma mocreia. Já tinha visto também um filme com ela chamado My Black Mini dress super fofo.

    Curtir

  3. pRitt (@prittamorim)

    Ótimo post, Núbia!!
    Adorei que os pontos fracos foram tão poucos e dizem respeito mais a continuidade do que a história em si ficar ruim.
    Estou super curiosa para conferir esse dorama, sou a única que ainda não assistiu. Quando a facul der um tempinho vou assistir com toda certeza. Meus próximos serão: Protect the Boss, Sungkyunkwan Scandal e Secret Garden. ^^

    Adorei a empolgação do comentário da Alay! hauhauahuah

    Beijinhooos!!

    Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s