Harry Potter and the Chamber of Secrets – J. K. Rowling

Como eu disse quando eu resenhei Harry Potter and the Philosopher’s Stone, eu sei que meio mundo já leu esta série e que resenhar meio que perde o propósito, mas ainda assim, poder dividir minhas impressões desta série tantos anos depois de tê-las lido pela primeira vez é precioso para mim…

No segundo livro da série mais lida do mundo, Harry está enfrentando um verão muito quente na casa dos tios. Seus amigos, Ron e Hermione, não entraram em contato com ele, e Harry está achando que seus amigos o esqueceram… Certa noite, o Sr. Dursley recebe um cliente em potencial para um jantar muito importante, Harry tem que ficar fora do caminho da família e, mais importante, sem fazer barulho. Mas claro que o mundo mágico alcança Harry nas horas mais inconvenientes, e um elfo doméstico, Dobby, aparece para falar que Harry não deve voltar a Hogwarts e ajudar a arruinar o jantar dos tios.

De castigo (que está mais para prisão domiciliar), Harry não vê como vai conseguir ir a Hogwarts este ano… Até que Ron e seus irmãos aparecem com um carro voador e o levam à casa da família Weasley. De lá, Harry enfrenta alguns problemas para chegar a Hogwarts, os quais envolvem duas detenções e uma varinha quebrada… Mas nada disso supera o grande dilema do ano: a Câmara Secreta foi aberta pelo herdeiro de Salazar Slytherin, e todos aqueles que não são puro-sangue correm perigo…

No segundo livro, sentimos a série ficar mais séria, sensação que vai permanecer com o passar dos livros. No primeiro, um professor (Quirell) morre após servir Voldemort, e no segundo, as pessoas que foram petrificadas só não morreram por “sorte”. O contato com os fantasmas que habitam Hogwarts aumenta, já que visitamos uma festa de aniversário de morte e aprendemos como a Myrtle morreu.

Para aumentar o clima de tensão, conhecemos Tom Riddle jovem, uma forma saindo do diário do rapaz aos 16 anos. Quem já leu o final da série sabe o que isto significa, e eu só consigo pensar uma coisa: se o Harry não tivesse usado a presa do Basilisco no diário na hora em que usou, será que teríamos dois Lordes Voldemorts por aí? Divagarei sobre isto em outra oportunidade…

J. K. criou um mundo mágico e real, que milhares de jovens e adultos acompanharam por anos e, mesmo  já estando careca de saber o que ia acontecer, ao reler o segundo livro, percebi que fiquei tensa mesmo assim. Isso caracteriza um livro bom… Mesmo sabendo o final, ficamos presos às páginas, curiosos para conhecer o final. Acho que não preciso dizer que AMEI reler, né?

Finalmente, uma observação: desta vez, li em inglês britânico, mas das outras, li em inglês americano, e notei que a Scholastic, editora americana, tomou o cuidado de “traduzir” algumas expressões britânicas que as crianças americanas poderiam estranhar. Por um lado, acho isso cuidadoso da parte deles, já que o público-alvo tem/tinha entre 8 e 18 anos, mas por outro, acho que os leitores perderam a oportunidade de conhecer novos termos.

Este livro eu também li um capítulo por vez, antes de dormir. Enfatizo que este jeito de reler um livro é uma delícia, e permite que aproveitemos muito muito mais a leitura. Já comecei a leitura do terceiro deste jeito e sinto que voltei à tarde em que li o livro na casa da minha avó, quase 10 anos atrás… ❤

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Feanari

3 Respostas para “Harry Potter and the Chamber of Secrets – J. K. Rowling

  1. Pingback: Harry Potter and the Prisioner of Azkaban – J. K. Rowling | Blablabla Aleatório

  2. Pingback: Harry Potter and the Goblet of Fire – J. K. Rowling | Blablabla Aleatório

  3. Pingback: Um Autor de Quinta #37 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s