Império da Prata – Conn Iggulden

Atenção! Este post trata do quarto livro da série O Conquistador, de Conn Iggulden, e pode conter spoiler do enredo dos livros anteriores (embora a gente evite spoiler de qualquer tipo). Para ler a resenha do terceiro livro, Ossos das Colinas, clique aqui.

Os mongóis eram tribos espalhadas, que lutavam entre si. Um homem desejou unir todos sob um único estandarte e o fez: Gengis Khan. Ele conseguiu transformar os diversos bandos de pastores em uma nação, e espalhou seu domínio por grande parte da Ásia, Oriente e chegou até a Europa. Como todo homem, chega uma hora em que ele deve se preocupar com seu legado e quem vai ser o responsável por guiar a nação mongol após a morte do cã. Este assunto foi decidido no terceiro livro da série: Ossos das Colinas.

Em Império da Prata, a questão está resolvida e os principais generais de Gengis aceitam que o que o cã decidir é lei. Eles aceitariam morrer para ver a sua vontade ser aceita. O quarto livro da série tem mais política envolvida do que guerras de conquista territorial. Apesar disso, mostra a conquista de parte da Europa pela campanha de Tsubodai, a qual só não conquistou todo aquele continente por um pequeno acaso e azar, que vocês só descobrirão ao ler o livro.

Com o passar do tempo, a família de Gengis vai aumentando, assim como as pessoas importantes para a história. Se você tem memória ruim, sugiro que anote quem é quem num cantinho, para não se perder. Tirando isso, não tem o que não gostar do livro.

A narrativa é dividida por protagonistas, mas como o Conn não coloca nome no capítulo para orientar, você tem que estar atento ao decorrer da história para lembrar quem está onde. Eu gostei desse jeito de narrar: ele é diferente dos livros anteriores, mas deixa o livro mais dinâmico.

Quem gosta do airag preto vai se decepcionar que a bebida aparece bem menos neste volume, mas a descrição do modo de vida mongol, chinês e até um pouco do europeu da época aparece e dá aquele sabor especial à narrativa, típica de autores que sabem o que estão fazendo e são bons nisso. Agora só nos resta esperar enquanto o quinto livro, Conqueror, é traduzido (ele já foi lançado no Reino Unido).

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva
Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Resenhas da Feanari

2 Respostas para “Império da Prata – Conn Iggulden

  1. Pingback: Editora Record anuncia “Conquistador” | Blablabla Aleatório

  2. Pingback: Um Autor de Quinta #7 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s