Um Autor de Quinta #20

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

Valerio Massimo Manfredi 

Valerio Massimo Manfredi é professor de arqueologia clássica, escritor e jornalista. Também atua como roteirista de televisão e cinema e já apresentou documentários sobre o mundo antigo para televisão. Manfredi graduou-se em línguas clássicas (latim, grego antigo e moderno, francês, espanhol e inglês) pela Universidade de Bolonha e é especializado em topografia do mundo antigo pela Universidade Católica de Milão.

O autor coordenou várias expedições científicas para retraçar antigas rotas de comércio e militares e escavações em sítios arqueológicos na Inglaterra, Itália, Israel, Peru e na região do Mediterrâneo. Publicou inúmeros artigos e livros acadêmicos e ministrou aulas em várias universidades na Itália e em outros países.

Livros

É autor de doze livros de ficção, incluindo a trilogia Alexándros. Esta última já foi traduzida para 24 línguas em 38 países. Segue alguns livros do autor publicados no Brasil pela Rocco:

Trilogia Aléxandros 

Sinopse: Narra as aventuras de Alexandre, o Grande. Nascido em meados do século IV a.C., filho do rei Filipe II e de Olímpia, princesa de Epiro, Alexandre era dono de uma personalidade marcante, talhada ainda mais pela educação que recebera e a relação conflituosa com os pais poderosos, que ele amava e odiava ao mesmo tempo, Alexandre estava destinado a viver uma grande história. É essa trajetória repleta de grandes feitos e outras tantas desilusões, protagonizada por um homem apaixonado e carismático – que podia ser doce e cruel, requintado e bárbaro, de acordo com o momento – que Manfredi conta, de forma envolvente, nesta trilogia.

 

A Última Legião 

Sinopse: Traz a reconstituição da história da Roma antiga. Batalhas, lendas, profecias são revisitadas por Manfredi para trazer a tona os eventos que culminaram na construção de um dos maiores impérios do mundo antigo.

 

 

Akropolis – A Grande Epopéia de Atenas 

Sinopse: Manfredi faz um passeio pela cidade de Atenas desde o mito de sua criação até seu fim, em 404 a.C., quando foi invadida por Esparta. São apresentados os principais mitos gregos e as sangrentas batalhas. Descubra como Atenas se tornou uma das cidades mais importantes da Grécia e os motivos de sua derrocada.

 

O Escudo de Talos 

Sinopse: Um garoto aleijado é abandonado na floresta pelo próprio pai, mas cresce para se tornar um grande líder guerreiro. Neste novo romance, Valerio Massimo leva às últimas conseqüências sua experiência como arqueólogo e explorador para contar uma história ambientada na cidade de Esparta, que durante séculos rivalizou com Atenas como a cidade mais importante da Grécia. São esses valores que Massimo Manfredi expõe ao leitor através do dilema de um homem que, rejeitado pela família ainda criança, é criado para defender um povo escravizado por Esparta. Reabilitado, tem uma herança que só uma origem dupla é capaz de conceder e uma escolha a fazer – a que mundo pertencerá? Ao que o originou ou ao que o acolheu quando foi entregue à própria sorte.

O Faraó das Areias 

Sinopse: Na trama, o arqueólogo William Blake estava arruinado por completo pessoal e profissionalmente. Mesmo assim, foi contratado por uma empresa norte-americana, comandada por um poderoso empresário, que supostamente procurava cádmio no deserto de Ras Udash. A missão de Blake é desencavar e avaliar uma descoberta no mínimo misteriosa: o sarcófago de um faraó enterrado fora do chamado Vale dos Reis um tesouro capaz de abalar as bases do judaísmo, do islamismo e do cristianismo.

 

Manfredi no Blablabla:

Aléxandros: O sonho de Olympias 

Aléxandros – As Areias de Amon

Aléxandros – Os Confins do Mundo

Vale a pena mencionar:

Filmes inspirados em suas obras

1998 – Torre do Primogênito (I Guardiani del Cielo)

Assista ao Trailer 

2007 – A Última Legião, estrelado por Bem Kingsley, Colin Firth, Aishwarya Rai e Thomas Sangster, sob produção de Dino de Laurentiis.

Assista ao Trailer

– Os direitos de filmagem da trilogia Alexandros foram vendidos para a Universal Pictures.

Links interessantes:

Site oficial: http://www.valeriomassimomanfredi.it/tool/home.php

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Valerio-Massimo-Manfredi/47359259933

Página do autor no imdb: http://www.imdb.com/name/nm0542066/

Fontes:

http://www.valeriomassimomanfredi.it/tool/home.php

http://en.wikipedia.org/wiki/Valerio_Massimo_Manfredi

http://www.wook.pt/authors/detail/id/12377

http://www.skoob.com.br/livro/lista/

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva

2 Comentários

Arquivado em Um Autor de Quinta

2 Respostas para “Um Autor de Quinta #20

  1. Mah

    Eu adoro essa sessão, já pensei em criar o ‘alguma coisa de quinta’, mas não surgiu nada interessante nessa minha mente!
    Nunca li nada desse autor, mas já anotei a indicação!
    xD

    Beijocas
    Mah

    Curtir

    • Nubia Esther

      Oi Mah, que bom que gostou! Do Manfredi só li a trilogia mais famosa, mas gostei tanto de como ele trata os fatos históricos em suas narrativas que estou com muita vontade de ler seus outros livros, principalmente O Faraó das Areias.

      Quando ler algo dele vou querer saber se gostou hein! 😀

      =** e obrigada pela visita!

      Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s