O Grande Labirinto (Fernando Savater)

Algo muito estranho e terrível está acontecendo no estádio e colocando em risco a vida de muitas pessoas da cidade. Os pais de Fisco, o tio de Jaiko e os pais de Sara e Arno estão lá, a um passo de serem tragados para a morte. Para salvá-los as crianças precisam encontrar oito letras. Como? Aonde? Quais letras? É com esse “pequeno problema” que O Grande Labirinto nos é apresentado. A narrativa já começa a todo vapor e a adrenalina corre a mil… E o que uma livraria com ares góticos tem a ver com a história? Que segredos D. Pantaleão, o livreiro, esconde? Será que ali, entre os livros, as crianças encontrarão respostas?

É esse o pano de fundo para as muitas aventuras que as quatro crianças empreenderão. As respostas não estão na leitura dos livros, mas dentro deles e dos fatos históricos que de uma forma ou de outra estão relacionados com a sociedade humana. Como assim dentro dos livros? Quando digo dentro é dentro mesmo, nossos heróis literalmente se encontram com outros heróis da literatura e o fazem porque o “segredo” de D. Pantaleão é o pequeno cubículo denominado por este de “O Labirinto das Sereias”, e este pequeno cubículo é a porta de entrada para essas aventuras. E que aventuras!

Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, Simbá, Sherlock Holmes, Leonardo DaVinci, Lao Tsé e isso só para citar alguns. Tudo isso aliado a uma narrativa jovem, simples, cativante e ágil. Feita na medida certa para agradar aos jovens e o que é melhor, sem os maneirismos e vícios de linguagem que alguns livros dedicados a esta faixa de leitores têm apresentado.

Savater foi muito feliz na escolha dos personagens, que se encaixaram muito bem na história e foram citados com propriedade, entregando a enorme admiração do autor pelos grandes ícones da literatura e da história. As citações também servem para outro propósito, deixar um gostinho de quero mais. Em uma época em que o incentivo à leitura faz-se mais do que necessário, Savater desempenha um bom papel, nos apresenta tão bem os personagens “emprestados” que a vontade de ler as outras obras surge quando menos se espera. Uma boa leitura para indicar para aquele primo “preguiçoso”, quem sabe ele não se anima a ler as outras obras também?

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva
Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Resenhas da Núbia

3 Respostas para “O Grande Labirinto (Fernando Savater)

  1. Pingback: Um Autor de Quinta #77 | Blablabla Aleatório

  2. andrea

    como faz pra ler

    Curtir

    • Nubia Esther

      Oi Andrea,

      infelizmente parece que o livro está esgotado nas livrarias, uma opção seria procurá-lo em sebos ou bibliotecas. Eu também o li emprestado. Espero que você consiga obter o livro.

      Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s