K-dorama: Legend of Hyang Dan

Depois de ter virado fã de carteirinha de Iljimae, fiquei com vontade de conhecer mais sobre a lenda que inspirou o drama e também conferir outras adaptações da história. Fazendo buscas sobre o assunto descobri que o Choi Si Won participou de uma dessas adaptações e é claro que eu não poderia deixar de conferir.

  • Título: 향단전 / Legend of Hyang Dan
  • Gênero: romance, comédia
  • Episódios: 2
  • Período em que foi ao ar: 03/Setembro/2007 à 04/Setembro/2007
  • Rede de televisão: MBC
  • Diretor: Kim Sang Ho
  • Roteiristas: Myung Chang Hyun e Kim Ji Wan

Esse drama (na verdade um minidrama) foi inspirado no pansori Chunhyangga (pansori é um gênero de música tradicional coreana, apenas cinco dos doze originais mandang pansori sobrevivem até hoje e Chunhyangga é um deles). A história original narra a história de amor entre Chun Hyang, filha de uma gisaeng, e Yi Mong Ryong, o filho do magistrado. Depois de casarem ilegalmente, Mong Ryong vai para Seul e um magistrado local corrupto tenta forçar Chun Hyang a se tornar sua concubina. Ela se recusa e é condenada à morte, mas no último minuto é salva por Mong Ryong. A história não trata apenas da reputação de uma mulher, mas também da resistência popular à aristocracia.

Em Legend of Hyang Dan, entretanto, a história segue por outros caminhos. O que aconteceria se em vez de apaixonar-se por Chun Hyang (que agora pertence à classe social dominante), Mong Ryong caísse de amores pela empregada da moça (Hyang Dan)?

Lee Mong Ryong (interpretado por Choi Si Won) é filho do magistrado, mas tem uma atividade que pode e muito desagradar o seu pai, ele é agente secreto do Clã do Robin Hood. Um grupo de homens que lutam contra a opressão da aristocracia. Durante a fuga de um de seus “trabalhos” ele acaba indo parar na casa de Wol Mae e encontra Hyang Dan (Seo Ji Hye) e sem saber que a moça é a serva da dona ele cai de amores por ela. A história poderia parar por aí se o sonho de Wol Mae não fosse casar a filha Chun Hyang (Lee Ji Soo) com Mong Ryong. Wol Mae pede que Hyang Dan a ajude casar Chun Hyang com Mong Ryong e a moça mesmo sofrendo irá acatar as ordens de sua senhoria. Em apenas dois capítulos sofremos com as Hyang Dan e torcemos para que seu amor com Mong Ryong torne-se possível, independente dos empecilhos sociais.

Aos que sempre reclamam que os coreanos tem o péssimo hábito de prolongarem suas histórias (que eu adoro), o drama prova que eles também sabem ser concisos. Mas, facilmente imagino essa história em uns 16 episódios. Daria para aprofundar melhor no enredo e teríamos mais Si Won para admirarmos. Com mais episódios o uso das músicas a la Disney também poderiam ser evitadas. Admito que foi uma saída inteligente para deixar a trama mais completa ao nos fornecer mais informações sobre os personagens através da música, mas achei estranho e o ritmo da história foi prejudicado em alguns momentos. Mas, gostei do drama, o Si Won está fofo no papel, deu para sentir raiva suficiente da Wol Mae e a menção à Iljimae me conquistou. Agora uma coisa não entendi: alguém me explica o que WTF aquelas fantasminhas estavam fazendo no drama? Será que o Gasparzinho estava sendo gravado no estúdio ao lado?

Para conferir:

Projeto do Fansub Ohayo Dramas

Fontes:

http://wiki.d-addicts.com/Legend_of_Hyang_Dan

http://mydramalist.info/title/1223/hyangdanjeon

http://en.wikipedia.org/wiki/Legend_of_Chun_Hyang

http://en.wikipedia.org/wiki/Chunhyangga

http://en.wikipedia.org/wiki/Pansori


Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Dorama aleatório

2 Respostas para “K-dorama: Legend of Hyang Dan

  1. Alayana

    \o/ AMiga…a partir do momento que vc disse que esse mini drama tinha o Si Won no elenco já bastou para eu querer ve-lo! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Sabe o qto sou fã dessa criatura neh! E claro que verei Legend of Hyang Dan pois a historia parece ser mto legal e menciona Iljimae, um drama que quero ver mtoo! hehehehe

    Alias, o que me aconselha: ver o minidrama ou o drama antes? (Só poderei ver daqui a 5 semanas mas já quero saber! hehehe! Já vou baixar o minidrama! hehehe

    Flor, amei o post como sempre! parabéns! Amei a dica! =)

    Curtir

    • Nubia Esther

      Oi amiga, então, tanto faz assistir um ou outro, o foco das histórias é completamente diferente. Legend é bem comédia romântica mesmo, já Iljimae é drama histórico com muito drama… hehe

      Escolha pelo seu humor na época. E que bom que gostou da dica. ;D =**

      Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s