K-dorama: My Girlfriend is a Gumiho

 

  • Título: 내 여자친구는 구미호 / Nae Yeojachinguneun Gumiho
  • Também conhecido por: My Girlfriend is a Nine-Tailed Fox
  • Gênero: romance, fantasia, comédia, folclore
  • Episódios: 16
  • Período em que foi ao ar: 11/Agosto/2010 à 30/Setembro/2010
  • Rede de televisão: SBS
  • Diretor: Boo Sung Chul
  • Roteiristas: Hong Mi Ran, Hong Jung Eun

Antes de comentar sobre o drama, acho legal comentar um pouco sobre o personagem folclórico que serviu de inspiração para as irmãs Hong. Gumiho (kumiho, 구미호 / 구 “ku” – nove/ raposa de nove caudas) é uma figura legendária oriental com origem em antigas lendas chinesas. Gumiho é o termo utilizado para a versão coreana, mas há também as versões chinesa (huli jing) e japonesa (kitsune) da criatura. A gumiho coreana é quase sempre uma figura maligna que se alimenta de carne humana. De acordo com a lenda, uma raposa que vive mil anos se transforma em uma gumiho, um metamorfo que se transforma em uma mulher.

[Para saber mais sobre gumihos vocês podem conferir o texto Pop Culture: Gumiho publicado no blog Dramabeans, em inglês].

Foi nesse personagem folclórico que as irmãs Hong se inspiraram para criar a história de My Girlfriend is a Gumiho. Há 500 anos, Samshin, a avó dos 3 deuses permitiu que uma gumiho fosse viver com os humanos, mas ela era tão bela que deixou todos os homens enlouquecidos e as mulheres com inveja. Para acalmar os ânimos a avó queria casar a gumiho, mas devido aos boatos espalhados pelas mulheres invejosas isso não aconteceu. Samshin então cortou as 9 caudas da gumiho e a prendeu em uma pintura. Tudo poderia ter parado por aí, se Chae Dae Woong não tivesse ido parar no monastério em que a pintura estava e não tivesse libertado a gumiho novamente…

Chae Dae Woong (interpretado por Lee Seung Ki) é um rapaz que foi extremamente mimado pelo avô, que o criou junto com a tia depois que seus pais morreram. Vive às custas do avô, não quer saber de frequentar as aulas da faculdade que o avô paga e passa seu tempo divertindo-se com os amigos e gravando vídeos de ação para colocar no internet. Quer ser um artista famoso, mas não se esforça para correr atrás de seu sonho. Quando o avô tenta colocá-lo nos eixos, ele foge e acaba indo parar em um monastério. Lá, ele é induzido por uma voz a desenhar nove caudas em uma raposa de uma antiga pintura e liberta a gumiho.

Gumiho (interpretada por Shin Min Ah), chamada mais tarde de Mi Ho por Dae Woong, após ser liberta por Dae Woong acaba salvando a vida do rapaz compartilhando sua gota (que concentra seus poderes de gumiho) com ele. Mas, agora ela “grudou” nele e ele ficará responsável por alimentá-la e guiá-la no mundo dos humanos. A tarefa que já prometia ser difícil fica ainda pior já que o avô cancelou todos os cartões de Dae Woong por causa da fuga.

O relacionamento entre Dae Woong e Mi Ho é bem típico, exceto pelo fato dela ser uma entidade sobrenatural. Ela se encanta primeiro por ele, ele só tem olhos para outra, mas aos poucos se vê gostando da garota, sentindo ciúmes, mudando o jeito de ser por causa dela e pasmem, se importando menos com o fato dela ter nove caudas! E é claro que como todo romance que se preze, tem alguém para interferir nessa relação, aqui são dois:

Park Dong Joo (No Min Woo), metade humano metade sei-lá-o-quê, caça criaturas sobrenaturais, já foi apaixonado por uma gumiho no passado e nutrirá sentimentos por Mi Ho também. Eun Hye In (Park Soo Jin) sempre manteve Dae Woong em stand by, mesmo sabendo que o rapaz era apaixonado por ela, depois que Mi Ho aparece se atenta que o está perdendo e acaba se tornando uma aprendiz de megera (fraca na maioria das vezes) ao longo da trama.

Com a entrada de Park Dong Joo na jogada, a trama ganha mais movimento e drama. O personagem caminha no limite entre um vilão e um mocinho, sendo capaz de momentos de ternura, nos quais você quase se apaixona pelo personagem, mas também de armações para separar Mi Ho e Dae Woong que te deixam morrendo de raiva. Gostei dessa dualidade, que conferiu profundidade ao personagem. Muito melhor que Hye In, que em minha opinião poderia ter rendido uma rival mais forte. A mudança marcante de Dae Woong (que o avô fazia tanta questão de frisar) também foi bem trabalhada e o Lee Seung Ki soube levar a carga dramática que foi exigida de seu personagem nos capítulos finais e o que dizer da Shin Min Ah que conseguiu dar vida a uma gumiho assustadora no início, ingênua ao extremo em vários momentos (rendendo cenas hilárias com Dae Woong), mas que sabia responder a altura se alguém armava para cima dela. Enfim, o drama rendeu ótimos momentos, a história começou morna, mas soube manter os momentos de tensão nos capítulos finais sem deixar de lado a veia cômica característica das irmãs Hong.

Vale a pena mencionar:

  1. Gostei do romance da tia de Dae Woong com o diretor da escola de ação, impossível passar indiferente à cena do primeiro encontro dos dois no elevador. Renderam cenas hilárias, apesar de algumas vezes serem tão exageradas que chegavam a ser ridículas e inverossímeis.
  2. Muito rápido o escoamento da areia na ampulheta do Dong Joo hein. Cem dias, ahã que iria durar todo esse tempo…
  3. Irmãs Hong sempre se preocupando com os detalhes. Prestem atenção na cena envolvendo o livro A Pequena Sereia, o elevador e as bolhas de sabão. Linda!
  4. Só eu que achei a participação da Park Shin Hye desnecessária? A cena dela no ônibus e ainda por cima como a Go Mi Nyeo (para quem não assistiu o drama You’re Beautiful, a personagem é ingênua ao extremo) não colou. Mi Nyeo nunca abordaria alguém daquele jeito. Ficou muito estranho.
  5. A cena da Mi Ho rogando a maldição para cima da Hye In me lembrou de uma cena semelhante no filme A Princesinha, ri horrores com o omabarani hoi hoi!

 

Para Conferir:

Projeto do Ohayo Dramas Fansub, confira aqui. Prestigiem os fansubs.

Fontes:

http://wiki.d-addicts.com/My_Girlfriend_is_a_Nine-Tailed_Fox

http://mydramalist.info/title/3489/nae_yeojachinguneun_gumiho


Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Dorama aleatório

4 Respostas para “K-dorama: My Girlfriend is a Gumiho

  1. Alayana

    Amiga!!!!!!!!!!! Amei o post! Maravilhoso como sempre!

    Eu amei mto MGIAG! Tinha mto preconceito antes de ver pq as sinopses que lia não faziam jus ao dorama. Foi um dos dramas mais divertidos que vi até hj!

    Foi onde conheci o Lee Seung Ki e virei fã dele como ator e tbm da fofa Shin Min Ah que fez uma gumiho tãoo legal. Achava tão fofinha quando ela dizia que a carne estava deliciosa! hehehe

    Gostei mto do personagem do veterinário tbm! kkk(logicooooooo) kkk Embora não ache que o ator tenha atuado mto bem!

    Ahhhh…a cena da Pequena Sereia foi mto lindinha msm! Mais um conto de fadas que os dramas me fazem ver que a hist original não teve um final feliz. Prefiro o final da Disney! KKKKKKKKKKK

    Senti pelo seu post que não foi um dos dramas que vc mais curtiu até hj mas também não se desgostou de todo neh? Talvez por eu e as meninas falarem tão bem dele no twitter, vc tenha criado mta expectativa e dps tenha se frustado um pouco neh? Estou errada? KKKKK

    Ahhh..ria mto tbm nas cenas da tia dele e do diretor! KK Hilarias!

    =)
    Parabens pelo post amiga! *_*

    Curtir

  2. Jaqueline

    Eu gostei muito de My girlfriend is a Gumiho, achei a história leve e divertida, além de ter adorado a trilha sonora. Eu não gostei do veterinário, nem do ator e nem da atuação, aquela história ficou super em aberto, nada claro. Mas mesmo com esses pontinhos negativos, o dorama é ótimo. Adoro personagens masculinos que nos cativam ao passar dos episódios, e Dae Wong no começo era o cúmulo da esquisitisse. Não achei o ator bonito no começo e aquelas roupas não ajudavam em nada kkkkkkkk me encontrei apaixonada por ele junto com a Mi Ho no meio do dorama, de repente ele tinha se transformado pra mim em um galã, lindo e maravilhoso kkkkkkkkkk A atriz que representa a Gumiho é ótima, dúvido muito que alguma outra conseguiria fazer a raposa tão fofa como ela fez. Estrelinha pro diretor e pra tia do Dae Wong que foi indispensável para o sucesso do dorama. Super indico 😀

    Curtir

    • Nubia Esther

      Ah, MGIAG não está entre os meus favoritos, mas gostei muito de ter assistido, mesmo com todo o preconceito que muito me fez protelar para vê-lo. Os dois atores principais estão perfeitos no papel. Mas, é um drama das irmãs Hong né, dificilmente elas nos decepcionam (ainda que hajam controvérsias referentes à BIG, mas como não vi não posso comentar), só sei que elas são as roteiristas de muitos dos dramas que estão na minha lista de favoritos (You’re a Beautiful, My Girl, Best Love).

      Curtir

  3. Pingback: K-dorama: The Master’s Sun | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s