Um Autor de Quinta #31

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

Rick Riordan

Richard Russel Riordan Jr., nasceu em San Antonio, Texas, EUA no dia 05 de junho de 1964, local onde reside atualmente com a esposa e os dois filhos. Rick sempre gostou de literatura fantástica, é um grande fã de Senhor dos Anéis, o qual acha que já deve ter lido umas dez vezes. Desde o ensino médio é apaixonado pelas mitologias grega e nórdica. Cresceu em uma família bastante artística e começou a escrever muito jovem, com 13 anos submeteu sua primeira história para publicação, que não foi publicada. Seus primeiros trabalhos publicados foram dois contos na UTSA literary magazine.

Riordan graduou-se com dupla habilitação em Inglês e História na Universidade do Texas em Austin. Durante quinze anos ensinou essas duas disciplinas em escolas públicas e particulares de São Francisco, experiência a qual ele atribui sua habilidade de escrever para o público jovem. Recentemente, o autor tomou a relutante decisão de deixar de lecionar e se dedicar integralmente à carreira de autor. No entanto esse abandono não é definitivo e sempre que pode o autor faz aparições em salas de aula de todo os EUA e até mesmo em algumas escolas da Europa, ele também não descarta um retorno à sua profissão inicial.

Livros (Séries)

Para quem conhece o autor apenas pelos seus livros infanto-juvenis, saibam que seus primeiros livros publicados eram destinados a um público mais adulto.

Série Tres Navarre

Enquanto vivia na Califórnia, Riordan sentia saudades do Texas. Foi tomado por esse sentimento que em um impulso decidiu começar a escrever um romance de mistério ambientado em sua cidade natal (San Antonio). Foi assim que em 1997, Big Red Tequila (Tequila Vermelha no Brasil) foi publicado com críticas positivas. A série Tres Navarre conta com sete livros publicados e três contos, dos quais apenas o primeiro livro já foi publicado no Brasil pela Editora Record.

Série Percy Jackson e os Olimpianos 

Sua série infanto-juvenil de maior sucesso, as aventuras de Percy Jackson começaram a ser delineadas enquanto Rick contava histórias sobre deuses e heróis da mitologia grega ao seu filho Haley. Nessa época, o garoto acabara de ser diagnosticado com dislexia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) [de onde vocês acham que vieram as características de todos os semideuses do acampamento Meio Sangue?] e as narrativas envolvendo a mitologia grega eram um dos poucos assuntos que prendiam a atenção do garoto que pediu que o pai criasse histórias com os personagens mitológicos. Foi assim que Percy Jackson nasceu. Durante três noites a história desse protagonista embalou o sono de Haley que no fim falou ao pai que ele deveria escrever um livro.

Robert Venditti é responsável pela adaptação em graphic novel de O Ladrão de Raios e O Mar de Monstros. A primeira hq já foi traduzida e publicada no Brasil pela Editora Intrínseca.

Chis Columbus fez a adaptação cinematográfica do primeiro livro da série com o nome oficial de Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief. O filme do segundo livro da série está em produção, desta vez com direção de Logan Lerman e com previsão de estreia para 27 de março de 2013.

Trilogia As Crônicas dos Kane 

Nos tempos antigos, os magos do Egito foram reconhecidos como os melhores do mundo. Cada templo de um deus possui uma ramificação denominada Casa da Vida, na qual os magos foram treinados para combater monstros, duelar contra feiticeiros inimigos e quando necessário combater até mesmo os deuses. E se a Casa da Vida deixasse de existir? Quando um acidente mágico libera os deuses egípcios no mundo moderno, Carter e Sadie Kane descobrem que eles são descendentes dos magos mais poderosos do Egito e só eles têm o poder para acertar as coisas.

Os três livros da série já foram publicados e dois já foram traduzidos e publicados no Brasil pela Intrínseca. Uma adaptação em graphic novel do primeiro volume da trilogia está sendo produzida.

Série Os Heróis do Olimpo 

Uma nova Grande Profecia, uma nova geração de semideuses. Nessa nova série de cinco livros velhos personagens de Percy Jackson estão de volta, juntamente com um grande elenco de novos personagens e novas aventuras. Dois livros já foram publicados (incluindo o Brasil) e o lançamento do terceiro livro da série está previsto para o dia 02 de outubro (a capa já foi divulgada!).

Série The 39 Clues 

Rick Riordan também é o idealizador da coleção The 39 Clues. Rick projetou o arco geral da história para a série, mas apenas o primeiro e o último livro da série, publicada no Brasil pela editora Ática, foram escritos por ele. Quando perguntado do por que uma série com tantos autores diferentes, Riordan enfatiza que os livros foram publicados em intervalos muito curtos e teria sido impossível apenas um autor escrever todos os livros da série. Porém, uma equipe editorial fixa trabalhou com cada autor para manter a história e os personagens consistentes.

A história gira em torno do Cahills – a família mais poderosa que o mundo já conheceu – a fonte deste poder é um mistério que só poderá ser desvendado revelando as 39 pistas, escondidas ao redor do mundo, ao longo da história. Combinando leitura com jogos online e coleção de itens, este conceito inovador incentiva jovens leitores, jogadores, colecionadores, ou todos os três, a participar da caça das 39 pistas.

A Dreamworks comprou os direitos da série e o filme tem previsão de estreia para 2014.

Cold Springs

Publicado em 2003, esse é o único livro do autor que não faz parte de uma série. Também direcionado ao público adulto, Cold Springs é um romance policial.


 

Riordan no Blablabla:

Links Interessantes:

Site oficial 

Site oficial BR 

Facebook

Blog Pessoal 

Twitter 

Fontes:

http://www.osheroisdoolimpo.com.br/

http://www.ascronicasdoskane.com.br

http://www.percyjackson.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rick_Riordan

http://www.thrillingdetective.com/navarre.html

http://www.intrinseca.com.br/blogdasseries/percy-jackson-e-o-mar-de-monstros-entra-em-ritmo-de-producao

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Um Autor de Quinta

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s