Um Autor de Quinta #32

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

R. J. Ellory

Roger Jon Ellory nasceu em Junho de 1965 em Birmingham, Inglaterra. O pai de Ellory abandonou sua mãe antes dele nascer. O menino foi criado por sua avó materna e a mãe, que viria a falecer em 1971. A partir de então, foi enviado a uma série de diferentes escolas e finalmente completou sua educação na Kingham Hill School, uma escola destinada à filhos rebeldes e crianças órfãs. Após deixar a escola, Ellory retornou à Birmingham onde começou a estudar artes gráficas e design no Bournville College of Art, mas com a morte da avó em 1982 ele deixou a escola e não garantiu sua qualificação.

Aos 17 anos foi preso por furto. Cumpriu sua pena e após a libertação prosseguiu seus estudos de design gráfico e começou a tocar guitarra em uma banda chama “The Manta Rays”, após a morte prematura do bateirista, Roger saiu da cena musical e dedicou-se ao estudo de filosofia, religião, técnicas psicanalíticas, psicologia, técnicas de reabilitação de drogas e literatura. Através das obras de Conan Doyle, Michael Moorcock, JRR Tolkien, Stephen King e outros autores, seu interesse por ficção cresceu e não só como leitor, mas também como escritor.

Ellory começou a escrever seu primeiro romance em 1987 e não parou até julho de 1993. Nesse período ele escreveu 22 romances e acumulou centenas de cartas de rejeição e acabou em uma sinuca de bico: editores ingleses não queria publicar suas obras por elas se passarem nos Estados Unidos, e os estadunidenses recusavam-se a publicar os livros por terem sido escritos por um inglês! Ele parou de escrever por pura frustação e só retomou as atividades oito anos depois. Ele escreveu mais três romances, entre ele Candlemoth que viria a ser publicado em 2003, a partir de então o autor passou a publicar um livro por ano e suas obras estão disponíveis em mais de vinte e cinco línguas. Atualmente, além de se dedicar à literatura, ele também é vocalista e guitarrista de uma banda chamada “The Whiskey Poets”.

Vídeo de uma apresentação da banda de Ellory:

Livros

O autor atualmente tem dez livros publicados (contando o recente Bad Signs), dos quais apenas Uma Crença Silenciosa em Anjos (A Quiet Belief in Angels) foi publicado no Brasil pela Intrínseca. Seus livros transitam entre a literatura criminal, thrillers e ficção histórica, porém sem um rótulo contundente.

Ellory no Blablabla:

Resenha de Uma Crença Silenciosa em Anjos.

Links Interessantes:

Site oficial 

Facebook 

Blog Pessoal 

Twitter 

Canal do Youtube 

Site da banda 

Fontes:

http://rjellory.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/R._J._Ellory

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Um Autor de Quinta

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s