Fazendo Meu Filme 4 – Fani em Busca do Final Feliz (Paula Pimenta)

*Atenção, esta resenha pode conter spoilers referentes aos primeiros livros da série! 

Conheci a série Fazendo Meu Filme apenas em 2010, desde então me encantei pela garota tímida apaixonada por filmes, pelo garoto que gosta de extravasar sentimentos através de músicas e por todos os outros personagens que tornaram o roteiro da Paula Pimenta inesquecível. Com uma narrativa centrada nas relações interpessoais e capaz de provocar emoções tão díspares em seus leitores, a história de Fani vem recheada de romance, amizade, família, a busca pela realização dos sonhos, assuntos rotineiros (outros nem tanto), que fazem com que a identificação dos leitores seja forte, ainda que você não esteja mais na “faixa etária” (para quem acredita nessa balela) à qual a obra é direcionada.

“É apenas uma história…

E esta tem um final feliz.”

(Três Vezes Amor)

É muito bom começar a leitura de FMF4 com a citação acima. Afinal, um final feliz para Fani é o que todos os apaixonados pela série querem. Ao longo da história acompanhamos o desabrochar dos sentimentos da garota, o amadurecimento proporcionado pelo intercâmbio na Inglaterra, todas as atribulações da vida de pré-vestibulanda e os altos e baixos de seu relacionamento com Leo. Agora, no momento derradeiro, cinco anos depois da despedida em FMF3, encontramos uma Fani mais madura, extrovertida (na medida do possível), realizada profissionalmente, mas que guarda marcas profundas do término de seu relacionamento com Leo. Após cinco anos, é normal que pessoas façam parte do nosso passado, outras continuem no nosso presente e outras surjam para preencher os lugares vagos. É assim, que sentimos falta de alguns personagens que já foram muito presentes nos outros livros, matamos a saudade de velhos amigos, podemos conhecer melhor outros que antes não tinham tanto espaço (Hello Tracy!) e adicionamos nessa lista novos personagens que nada deixam a desejar aos antigos, seja o animado Alejandro ou a mini conselheira Cecília.

“A vida aos poucos nos leva, sem pedir permissão, para longe de quem gostamos… Outras pessoas aparecem, o tempo fica cada vez mais curto – pois arrumamos cada vez mais tarefas, e, de repente, percebemos que aquela pessoa ficou no passado…”

Diferente dos outros livros, no qual a única ‘roteirista’ era a Fani, ainda que ela tivesse ajudas ocasionais através dos e-mails, cartas e conversas no msn, no capítulo derradeiro, Leo também tem a oportunidade de nos mostrar seus sentimentos. Passado e presente caminham de mãos dadas em FMF4, pois se podemos acompanhar o dia-a-dia de Fani e Leo atualmente, precisamos entender como é que eles chegaram até onde estão. Na primeira parte, acompanhamos as reminiscências da Fani e suas atuais conquistas. Na segunda parte, temos a visão do Leo e o que aconteceu com ele durante todo este tempo, culminando com os eventos que fazem os dois protagonistas se reencontrarem e partilharem esse roteiro novamente. Aliás, adorei o gatilho (e a responsável por trás dele) para que esse reencontro ocorresse. Também gostei muito do lance meio Inception que a Paula utilizou no livro de forma bastante apropriada.

Enfim, a história de FMF4 foi bem conduzida, as 608 páginas passaram voando e eu amei a conclusão que a Paula deu para a história, basta terminar de ler para ficar com vontade de voltar e reler todos os livros da série. Um dos melhores romances juvenis brasileiros da atualidade. Recomendo sem nem pensar duas vezes para todos que gostam desse estilo literário. E só para terminar esta resenha, quero dizer que muitas vezes fiquei dividida entre o Leo e o Christian, descobri que hoje sou team Leo e team Christian, por motivos diferentes e que só quem já leu os livros pode entender.

Conheça a série Fazendo Meu Filme:

  1. Fazendo Meu Filme 1 – A Estreia de Fani [Skoob][Resenha]
  2. Fazendo Meu Filme 2 – Fani na Terra da Rainha [Skoob][Resenha]
  3. Fazendo Meu Filme 3 – O Roteiro Inesperado de Fani [Skoob][Resenha]
  4. Fazendo Meu Filme 4 – Fani em Busca do Final Feliz [Skoob]

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

12 Comentários

Arquivado em Resenhas da Núbia

12 Respostas para “Fazendo Meu Filme 4 – Fani em Busca do Final Feliz (Paula Pimenta)

  1. Pingback: Resenha de FMF4 no blog “Blablabla aleatório” | Grupo Editorial Autêntica

  2. Brunellamacedo

    ameii … concordo plenamente ja li cada um dos livros 3 vezes, tipo sou fanatica e quero muito que ela lance o 5 hihihihihi e ela tbm podia lançar o filme u.u qm sabe neh ?! enquanto isso vou ficar ak sonhando cm o meu Leo Santiago hahahahahah 🙂

    Curtir

    • Nubia Esther

      Fico feliz que tenha gostado. Sem dúvidas FMF é uma das minhas séries brasileiras favoritas, os personagens da Paula são cativantes. Já viciei muita gente em FMF (minhas irmãs, primas…) não me canso de recomendar a obra da Paula. Ah, não tem mais FMF, mas dá para matar saudades dos personagens em Minha Vida Fora de Série, né. 😉

      Curtir

  3. Oi!!! Minha 1ª vez aqui, e não podia deixar de falar dessa série que eu amo muito. A coleção fazendo meu filme, foi a melhor que eu já li nesse ano de 2012. Adoro a Fani e o Leo, a história deles é apaixonante.

    Curtir

    • Nubia Esther

      Oi Jéssica, antes de qualquer coisa, obrigada pela visita, espero que retorne. 😉
      Não canso de falar que essa é uma das séries brasileiras atuais que mais gosto e da qual mais faço propaganda, a verdade é que eu queria que todos que curtissem o gênero lessem os livros, duvido que consigam desgostar da história da Fani e do Leo. E como a série acabou, continuamos a matar saudades de alguns dos nossos personagens favoritos em Minha Vida Fora de Série. \o/

      Curtir

  4. ai gente. Amei!!!!!!
    viciei geral em FMF. Já li os quatro e não me canso de recomendar para meus alunos. Espero que o filme saia logo. Estou LOOOOOOca para assistir. Sugiro sempre esses livros para meus alunos. Ainda não tinha encontrado uma autora brasileira que descrevesse tao bem o tema adolescencia. Parabéns Paula, e que venham mais livros.

    Curtir

    • Nubia Esther

      Oi Erineia, também recomendo o livro sempre que posso, viciei na série e viciei a irmã e todos os primos mais novos também. Obrigada pela visita!

      Curtir

  5. Pingback: Um Autor de Quinta #2 | Blablabla Aleatório

  6. Luluisa25

    Eu so li fazendo meu filme 1, 2 e 3 e pretenfo ler o 4…antes de começar a ler essa serie eu nao gostavs de ler mas ai 1uando peguei fmf 1 eu me apaixonei pela leitura e n paro de ler 1 minuto…fmf1, 2, 3 sao os livros mais perfeitos do mundo e espero q o 4 tbm seja tao perfeito assim

    Curtir

    • Nubia Esther

      Oi Luisa,
      Que bom que a série lhe ajudou a curtir e aproveitar os prazeres da leitura. Tenho certeza de que você gostará da linda conclusão que a Paula fez para a Fani. Quando ler, volte aqui para comentar suas impressões e dizer se algum outro personagem (dos novos) conquistou seu coração. Obrigada pela visita! =)

      Curtir

  7. Pingback: Fazendo Meu Filme em Quadrinhos: 1 – Antes do Filme Começar (Paula Pimenta) | Blablabla Aleatório

  8. Pingback: Fazendo Meu Filme em Quadrinhos: 2 – Azar no Jogo, Sorte no Amor? (Paula Pimenta) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s