A Esperança (Suzanne Collins)

Esta resenha trata sobre os acontecimentos do último livro da trilogia Jogos Vorazes. Perdoem os eventuais spoilers e se ainda não começou a ler a trilogia, tá esperando o quê ainda? 

“Foi a minha flecha, apontada para a brecha do campo de força que cercava a arena, que proporcionou esses bombardeios como retaliação. Isso fez que Panem inteira se transformasse num verdadeiro caos”.

Por duas vezes Katniss enfrentou os perigos das arenas dos Jogos Vorazes, agora ela tem que se preparar para a maior luta de todas: a batalha contra a Capital. Finalmente, os distritos se rebelaram e sob o comando do 13° distrito, que longe de estar exterminado, detém os meios necessários para lutar contra a Capital, Katniss terá que inspirar essa revolução. Ainda que isso implique em sofrimento às pessoas que ela gosta…

A bomba lançada em nosso colo no último livro faz tique-taque sem parar e é com uma narrativa frenética, mas que não deixa de lado os detalhes, que os acontecimentos derradeiros nos são apresentados. Katniss retira o manto de tributo e nos mostra como é realmente: as angústias, as revoltas, os medos, um símbolo de revolução em frangalhos e que, no entanto encontra forças para lutar em pró da esperança de uma nova Panem. Caminhando entre a linha tênue que separa o bem do mal e na maioria das vezes tornando-a um simples borrão, Collins nos coloca acompanhando uma luta contra um governo tirânico, mas que muitas vezes se mostra tirânica também. A crítica à corrupção da sociedade é mais ferrenha. Podemos mudar? Como mudar? O mundo pode ser justo? Compra-se paz com guerra, justiça com injustiça?

“Francamente, nossos ancestrais não parecem merecer esse respaldo todo. Enfim, olha o estado em que nos deixaram, com as guerras e o planeta destroçado. Visivelmente não davam a mínima para o que poderia vir a acontecer com as pessoas que viveriam depois deles.”

Se nas edições dos Jogos Vorazes os banhos de sangue foram garantidos, dessa vez prepare-se para encharcar até os ossos, em sangue e podridão humana. Apesar de A Esperança ser o livro mais angustiante e agressivo dos três, Collins também nos reserva momentos de grande emoção e vem para mostrar que uma história juvenil pode sim tratar de assuntos áridos e depressivos e que o final feliz pode ser reformulado sem que isso diminua o brilho da conclusão de uma boa história. Que me perdoem os que esperavam outro final, mas vocês acham que depois de experimentarem as lentes translúcidas da crueldade durante toda a trama seria justo mascarar tudo isso por um final mais colorido?

Conheça a trilogia Jogos Vorazes:

  1. Jogos Vorazes [Skoob][Resenha]
  2. Em Chamas [Skoob][Resenha]
  3. A Esperança [Skoob]

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

5 Respostas para “A Esperança (Suzanne Collins)

  1. Concordo totalmente com seu comentário sobre o final. Eu gostei muito justamente por ser tão realista. ˆˆ
    Bjocas

    Curtir

    • Nubia Esther

      Sim, foi justamente isso que me fez gostar da trilogia, se tivesse terminado mais ameno confesso que iria ficar muito frustrada. Ainda bem que a Collins não se deixou levar. 😉

      Curtir

  2. Eu ainda tenho que terminar de ler A esperança confesso! Estou com medo e ao mesmo nao quero terminar de ler a saga! hehehe Virei fã de Jogos Vorazes! Quero mto ver o 2º filme! hehehehe Otima resenha amiga! *_*

    Curtir

    • Nubia Esther

      Mas você leu JV e Em Chamas antes de mim e já viu o filme! Como conseguiu ficar até hoje sem saber como a história termina? Eu praticamente devorei um livro atrás do outro, não consegui me segurar, gostei muito da história. Só estou decidindo ainda se irei ver o filme ou não. Caso eu veja depois eu falo para ti o que achei. 😉

      Curtir

  3. Pingback: Um Autor de Quinta #84 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s