Cidade das Cinzas – Cassandra Clare

Atenção, este post trata do segundo livro da série “Os Instrumentos Mortais” e, por mais que eu evite, pode conter spoiler da trama do livro anterior (nunca do próprio livro). Para ler a resenha do primeiro livro da série, Cidade dos Ossos, clique aqui.

No segundo livro da série, Clary tenta se esquecer dos acontecimentos que mudaram sua vida no livro anterior, mas esta missão promete ser bastante difícil. Afinal, sua mãe está no hospital e ela está morando com Luke, seu pai está vivo e quer dominar o mundo. Ela está apaixonada por seu irmão, que ela nem sabia que existia. E seu melhor amigo deixa claro que cansou de ser só amigo.

A partir daí, os acontecimentos do livro desencadeiam. Este livro é mais rápido de ler do que o primeiro da série, Cidade dos Ossos – e parte disso se deve ao fato de o leitor já conhecer os elementos e as personagens da série. Assim sendo, praticamente não se tem tempo “para respirar” entre os acontecimentos, os quais só não chegam a ficar atropelados porque a autora domina bem a série e sabe onde quer chegar com a narrativa.

Este livro está cheio de ação, do começo ao fim, e temos mais contato com os demais membros do Submundo: fadas, vampiros, lobisomens e magos. Além disso, temos o primeiro contato com uma habilidade que mostrará que Clary é especial, mesmo num mundo de seres sobrenaturais. E, como no primeiro livro, o final é de tirar o fôlego.

No mercado literário atual, a maior parte dos livros acaba sendo baseado em um amor sobrenatural e foca demais nesse aspecto da trama, deixando o resto meio de lado. Isso não acontece com os livros de Cassandra Clare: ela foca sempre mais a história do que o romance. Inclusive, a maior parte das cenas românticas é relutante, ou seja, não era para ser romântica, mas acaba sendo. O mesmo é verdade para todos os envolvidos: nenhum deles está efetivamente procurando romance, mas quando percebem, lá está. E, se alguém perguntar para mim, é exatamente assim que acontece na vida real: quando você se dá conta, já era.

A série Os Instrumentos Mortais já conta com cinco livros, dos quais três já saíram aqui no Brasil – e o quarto tem lançamento previsto para setembro (será que a Galera Record não antecipa e lança na Bienal??).

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Martins Fontes Book Depository
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Feanari

Uma resposta para “Cidade das Cinzas – Cassandra Clare

  1. Pingback: Um Autor de Quinta #82 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s