Ecos do Futuro – Diana Gabaldon

Atenção! Este post trata do sétimo volume da série Outlander, de Diana Gabaldon. Ele pode conter spoilers do enredo dos livros anteriores, embora eu tenha me esforçado enormemente para evitá-los. Para ler a resenha do sexto livro da série, Um Sopro de Neve e Cinzas, clique aqui

O sétimo livro da série Outlander chegou às prateleiras brasileiras em outubro de 2011. Eu demorei um século e meio para começar a ler, porque o próximo livro da série só vai sair em 2013. Pelo menos a Diana Gabaldon já está avisando que a série provavelmente vai chegar ao nono livro (yay!).

Desde o terceiro livro da série, a Editora Rocco divide os livros da série em dois volumes, e isso não mudou com Ecos do Futuro. O livro retoma a história de Claire e Jamie basicamente onde Um Sopro de Neve e Cinzas os deixou.

A maior parte da história é narrada pela Claire, mas Jamie, Ian, Brianna, Roger, John e outras pessoas fazem aparições no comando da narrativa. Desta maneira, a história fica mais dînâmica e nossa compreensão dela como um todo aumenta, já que temos a ótica de várias personagens diferentes, que reagem de maneiras diferentes. Outro benefício desse estilo de narrativa é que a autora pode criar situações envolvendo apenas algumas personagens; por exemplo: se ela quiser, ela pode criar algo apenas para o Jamie vivenciar, e nos dar as suas reações, separadas das de Claire. Isso enriquece demais a história, afinal, a autora já nos apresentou diversas personagens descritas tão ricamente que não fica forçado quando ela os coloca nos holofotes. Ah, a autora também pode expandir os horizontes da narrativa, já que as personagens não precisam estar do lado de Claire para serem  incluídas na história.

 

É difícil de acreditar que uma série tão grande – esta conta com sete volumes onde cada um tem lá suas 700 ou mais páginas – consiga se manter interessante. Mas Diana Gabaldon faz seu trabalho de nos transportar a outra realidade muito bem. Suas personagens são verossímeis, assim como o que elas fazem. Claire sendo médica possui um grande conhecimento das propriedades medicinais de diversas plantas e sempre tenta manter consigo um estoque mínimo das que julga serem mais úteis. E embora as batalhas não sejam tão bem descritas quanto são por Bernard Cornwell, ainda são muito boas de se ler.

E o final? Totalmente inesperado. Foi chocante e incrível! Eu adorei tanto que tive uma crise de risadas enquanto o lia! Para quem acompanha a série, não tem como não adorar e quem ainda não começou não sabe o que está perdendo!

Compre aqui:
Volume 1:

Saraiva Fnac Fnac

Compre aqui:
Volume 2:

Cultura Fnac
Anúncios

10 Comentários

Arquivado em Resenhas da Feanari

10 Respostas para “Ecos do Futuro – Diana Gabaldon

  1. Monica

    Olá Feanari. Bom encontrar outras pessoas que adoram esta série tão bem escrita. Eu concordo com você: esta autora tem um tão talento impressionante, que parece que fazemos parte da estória. Pessoalmente, é como se Jamie e Claire fossem meus amigos íntimos. sofro, rio, choro por eles e pela Escócia.
    Por acaso tu sabes em torno de que mês Diana Gabaldon vai lançar seu novo livro/2013?
    Abraços
    Monica

    Curtir

    • Oi Monica, tudo bem? Obrigada pelo comentário!
      Adoro a Diana, acho que ela é uma das melhores autoras por aí! A Claire e o Jamie já são família! hahah Para mim, eles deixaram de ser personagens de um livro, de tão bem descritas que são suas vidas..
      Enfim! O próximo livro da série chama-se Written in My Own Heart’s Blood e ainda não foi publicado. A previsão é que saia nos EUA em outubro deste ano. Enquanto você espera, leia os livros do Lord John (se é que já não os leu ne?)
      Abraçoes!

      Curtir

  2. Pingback: Um Autor de Quinta #10 | Blablabla Aleatório

  3. Monica

    Oi Fenari, tudo bem? Eu não sei onde encontrar (em português) os livros do Lord John. Eu gosto muito dele: é cativante, inteligente e honrado. Por favor, me diga onde encontrar tais livros. Caso tenha tempo de mandar essa informação para o meu email, eu agradeceria muito.

    Não vejo a hora de ter os novos livros de Jamie e Clare. Aquele final hilário me encheu de curiosidade!

    abração.

    Curtir

    • Oi Mônica, tudo bem?

      Infelizmente, a Rocco não trouxe os livros do Lord John para o Brasil, então não tem como lê-los em português (posso dar uma olhada se tem em Portugal, e depois respondo novamente).
      Os livros do John são DEMAIS mesmo, eu resenhei eles aqui no blog, vc chegou a dar uma olhada?

      Mas você viu? A Sextante (através da Saída de Emergência) comprou os direitos dos livros da Diana! Então o oitavo livro não vai sair pela Rocco!!! (QUE RAIVA). Acho que eles podem trazer os do John também, além dos principais…

      Estou doida para ler o MOBY, e ver o seriado!

      Beijões!

      Curtir

  4. Monica

    Se achar em Portugal, por favor, me avise. Já comprei na Bertrand, e chegou tudo ótimo aqui (coleção do Daniel Silva, cujo principal personagem é o Gabriel Allon – aprendi muito sobre Israel, Palestina e o Holocausto. Aqui no Brasil chega tudo fora de ordem ou faltando volume. Em Portugal achei tudo. E o português de lá é bem fácil). Também não gostei da troca de editora. deve-se evitar mudar de editora e tradutor. Vamos ver como e quando chegará o próximo livro. vou monitorar a Sextante. É uma editora boa, mas acho ruim a mudança.

    se achar Sir John em Portugal, por favor me avise.

    abração

    Curtir

    • Eu descobri que em Portugal, é a Casa das Letras (selo do grupo Leya) que está publicando os livros. Por enquanto, só sairam os primeiros dois lá, então quem sabe no futuro??

      Abraços!

      Curtir

  5. Monica

    infelizmente no site deles só achei “nas asas do tempo”, ao jogar o nome da diana. não achei mais nenhum. Devo estar fazendo alguma burrice, ou ela usou algum pseudônimo? Mesmo sendo apenas dois livros eu os compraria.

    obrigada.

    Curtir

    • É isso mesmo.. Eles só lançaram os dois primeiros da série normal: O “Nas Asas do Tempo” é o “A Viajante do Tempo” nosso. E o outro é o “A Libélula no Âmbar”.

      Curtir

  6. monica ozorio

    Feanari,
    Acabei de postar uma reclamação na sextante. não é possível demorarem tanto a traduzir o novo livro de Diana. por favor, reclame também, para dar uma força e peça a seus amigos. assim quem sabe eles resolvem esta parada dura.

    Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s