Atenção, esta resenha trata sobre os acontecimentos do segundo livro da série A Lenda dos Guardiões e pode haver spoilers (cuidadosamente evitados) sobre os fatos do primeiro livro. Para saber o que eu achei do primeiro livro, clique aqui.
“Eles voavam para o Mar de Hoolemere. No meio desse mar, existia uma ilha onde havia uma árvore chamada Grande Árvore Ga’Hoole. Lá vivia uma ordem de corujas. Dizia-se que essas corujas levantavam voo todas as noites para realizar feitos nobres. O universo das corujas precisava desesperadamente desses feitos, pois seus reinos estavam prestes a serem destruídos por um mal terrível.”
O segundo livro da Saga Ga’Hoole, traz as aventuras e desventuras de Soren, Gylfie, Crepúsculo, Digger e a Sra. P na busca pela mítica ilha, que no fim das contas não é tão mítica assim. Com a chegada dessas corujinhas do lar dos guardiões, novos personagens nos são apresentados. Alguns nos cativam de cara, outros testam nossa paciência antes de provarem serem merecedores de nossa admiração. Eis a coruja Otulissa que não me deixa mentir, tenho certeza que se a Hermione (sim, a de Harry Potter) tivesse uma coruja esta seria a Otulissa e a máxima o animal imita o dono seria confirmada. Mas, não é só de personagens novos que A Jornada se sustenta. O reino das corujas sofre outras ameaças além daquelas infligidas pelas corujas de S. Aegolius, algo pior e que parece envolver as corujas Tytos, espécie a qual pertence Soren. E é claro que essas corujinhas aventureiras farão de tudo para descobrir mais sobre essa ameaça…
Ainda acho que algumas partes poderiam ser suprimidas ou incorporadas à situações maiores rendendo uma narrativa mais redondinha. Em alguns momentos a narrativa perde força justamente pela autora preocupar-se em narrar fatos pouco importantes para a história. E é difícil não se apegar a ideia de que os eventos do primeiro e segundo livros juntos renderiam uma obra bem mais atrativa, ainda mais quando pensamos que a série conta com quinze livros! Não nego que a leitura é agradável e que a autora consegue deixar o gancho necessário para os eventos futuros, sem, contudo negar ao livro a sensação de conclusão, mas é difícil não achar que ela deve ter “enchido linguiça” em várias partes dos outros livros da série também.
Conheça a série A Lenda dos Guardiões (livros publicados no Brasil):
- A Captura [Skoob][Resenha]
- A Jornada [Skoob]
- O Resgate [Skoob]
- O Cerco [Skoob]
- O Abalo [Skoob]
- O Incêndio [Skoob]
- O Filhote [Skoob]
- O Rejeitado [Skoob]
Compre aqui:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Pingback: A Lenda dos Guardiões – O Resgate (Kathryn Lasky) | Blablabla Aleatório
Pingback: Um Autor de Quinta #78 | Blablabla Aleatório