Atenção, esta resenha trata sobre os acontecimentos do terceiro livro da série A Lenda dos Guardiões e pode haver spoilers (evitados sempre que possível) sobre fatos dos outros livros. Para saber o que eu achei dos primeiros livros da série clique nos links no final desta resenha.
Se nos dois livros anteriores Lasky patinou em alguns momentos ao dar atenção demais à fatos corriqueiros, no terceiro volume da saga Ga’Hoole ela finalmente atinge o tom épico que faz o leitor Desejar (sim, com letra maiúscula) acompanhar a série. Pela primeira vez não fiquei com a impressão de que algo foi colocado na história apenas para “encher linguiça”, pelo contrário, as ações são bem concatenadas e garantem mais suspense e aventura para a trama.
Desde o misterioso acontecimento das inúmeras corujinhas órfãs encontradas pelos Guardiões, Ezylpro, o novo mestre de Soren, está desaparecido. E Soren não está disposto a ficar de asas cruzadas esperando pela volta do mentor. Com Ezylpro ganhando mais espaço na trama, além de novos personagens, temos o vislumbre dos Reinos do Norte e a descoberta de segredos envolvendo o professor. É assim que Soren descobre que tem mais em comum com o mentor do que imagina. Perguntando ali e ouvindo acolá ele acaba sabendo sobre uma terrível coruja chamada Bico de Metal, conhecida assim porque usa um bico e uma máscara de metal. Essa coruja parece estar relacionada ao aparecimento das corujinhas órfãs e pode estar envolvida com o desaparecimento de Ezylpro. E é claro que Soren e seus amigos partem em mais uma aventura, desta vez para resgatar o velho mestre.
“[…] Eles tinham realmente se tornado um grupo que iria voar para a escuridão, embarcar na última parte de uma busca perigosa: encontrar o que estava perdido, corrigir o que estava errado, fazer do mundo um lugar melhor e com que cada coruja seja a melhor que possa ser.”
As 152 páginas de O Resgate passam voando. Entre castigos, fugas noturnas, avisos de espíritos e descobertas de segredos, a narrativa atinge seu ápice com a surpresa reservada para Soren quando este tem que enfrentar o temível Bico de Metal. É claramente possível perceber que o terceiro livro fecha o ciclo iniciado com a queda (totalmente intencional) de Soren do ninho e deixa em aberto novas possibilidades para serem exploradas nos próximos livros. Espero que Lasky mantenha este ritmo nos próximos livros da série. Será bem mais agradável e animado acompanhar as aventuras de Soren e sua turma.
Após terminar a leitura do terceiro livro da série, uma boa pedida é conferir o filme baseado nas três primeiras obras. A adaptação não deixa nada a desejar à sua contraparte literária e conta com uma animação bastante primorosa.
Conheça a série A Lenda dos Guardiões (livros publicados no Brasil):
- A Captura [Skoob][Resenha]
- A Jornada [Skoob][Resenha]
- O Resgate [Skoob]
- O Cerco [Skoob]
- O Abalo [Skoob]
- O Incêndio [Skoob]
- O Filhote [Skoob]
- O Rejeitado [Skoob]
Compre aqui:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Eu adorei o filme, achei a coisa mais fofa do mundo *.*. Aí quando soube dos livros fiquei com muita vontade de ler hehehe.
Não li a resenha por conter spoiler, apesar de não ligar muito, mas né? xD
Quando estiver com mais $tempo$ acho que vou pegar os 3 primeiros da série de uma cartada 😀
CurtirCurtir
Eu sou apaixonada no filme também, a animação é maravilhosa, é tão boa que as penas das corujas parecem até de verdade. ;D
Ah, como você já viu o filme não terá spoilers para ti não, tentei evitá-los ao máximo. E sim, recomendo que leia os três primeiros na sequência. Depois vou querer saber sua opinião sobre os livros. 😉
CurtirCurtir
Pingback: Um Autor de Quinta #78 | Blablabla Aleatório