Colour – François Delamare e Bernard Guineau

Talvez eu seja meio estranha, mas sempre tive curiosidade para saber a origem de alguns compostos do mundo. Os que mais me interessam, de longe, são os remédios, mas a história do uso da cor pela humanidade também é cativante.

Sempre fui aquela criança que queria a caixa de 48 lápis de cor. Acho lindo organizar coisas na ordem do arco-íris e, ainda hoje, tenho coleção de canetas coloridas. Agora olhem para a capa ao lado. Ela obviamente me chamou a atenção quando a vi pela primeira vez, passeando pelo Skoob e não resisti quando encontrei o livro no Book Depository.

Colour faz parte de uma coleção da Thames & Hudson chamada New Horizons, ou seja, novos horizontes. Ela é composta de vários livros sobre vários temas, desde artistas como Salvador Dalí até Arqueologia Submersa, passando por Vikings, Vampiros e Os Astecas e este trata do preparo de pigmentos e corantes no decorrer da história da humanidade.

Pode parecer maçante, mas não é. O livro descreve de onde os artistas extraíam seus azuis, verdes e amarelos e como faziam para fixar suas “tintas” nos quadros. Também conta como começaram a tingir tecidos de modo a permitir que usássemos cores além de diversos tons de marrom e cinza. É um livro-texto, ou seja, os autores não são engraçadinhos como na maioria dos livros de química no dia-a-dia, e tampouco temos personagens, mas nada disso tira o mérito do livro.

Eu esperava, na verdade, um pouco mais de química no livro, mas percebi que ele nunca teve essa proposta, então ficou tudo bem. Gostei da maneira que os autores juntaram as informações, foi bem didática e clara. Todas as páginas são ricamente ilustradas para o leitor não ter que ficar imaginando que cores os autores estão descrevendo. As últimas páginas contém uma coletânea de textos antigos, trechos usados pelos autores na “narrativa” geral, o que seria o suficiente para tornar o livro incrível.

Compre aqui:

Book Depository
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Resenhas da Feanari

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s