Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).
Howard Allen Frances O’Brien, mais conhecida como Anne Rice, nasceu no dia 4 de outubro de 1941, completando 71 anos hoje. Ela é a renomada autora da série Crônicas Vampirescas, cujo primeiro volume foi adaptado para o cinema com Tom Cruise e Brad Pitt nos papeis de Lestat e Louis (e a pequena Kirsten Dunst como Claudia).
A autora nasceu em New Orleans, EUA. No primeiro dia de aula numa escola de freiras, quando lhe perguntaram seu nome, ela mentiu e disse que era Anne, e assim passou a ser chamada. Depois da morte de sua mãe devido ao alcoolismo, o pai de Anne levou a família toda para Richardson, uma cidade do Texas, onde Anne conheceria seu futuro marido, Stan Rice.
Anne e Stan se casaram em 14 de outubro de 1961, pouco tempo depois de ela completar 20 anos, e algumas semanas antes de ele fazer 19. (ao meu ver, isso explica ele tê-la pedido em casamento por correio).
Quando sua primeira filha, Michele, morreu de leucemia aos 10 anos, Anne Rice retomou a escrita de um conto e o tornou o que seria seu primeiro livro: Entrevista com o Vampiro. A autora também desenvolveu TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e ficou obcecada com germes, achando que ela contaminava tudo que ela tocava. Dois anos depois, ela conheceu seu agente e vendeu os direitos de Entrevista com o Vampiro por 12mil dólares, seis vezes mais do que autores novos recebiam na época. A vida não seria mais fácil com a autora. Em 1978, nasceu seu filho, Christopher e a autora (que era alcoólica assumida) e seu marido pararam de beber, de modo a evitar que o filho sofresse uma infância parecida com a da mãe.
Atualmente, a autora anunciou que deixaria de ser cristã (ela havia voltado à Igreja Católica em 1998), por questões morais. Ela também começou a vender alguns de seus bens para “se sentir mais leve”. Enquanto isso, continua vendendo seus livros e veio para o Brasil na Bienal do Livro de 2011 (no Rio de Janeiro).
Livros
Série Crônicas Vampirescas
- Entrevista com o Vampiro [Skoob]
- O Vampiro Lestat [Skoob]
- A Rainha dos Condenados [Skoob]
- A História do Ladrão de Corpos [Skoob]
- Memnoch [Skoob]
- O Vampiro Armand [Skoob]
- Merrick [Skoob]
- Sangue e Ouro [Skoob]
- A Fazenda Blackwood [Skoob]
- Cântico de Sangue [Skoob]
Série Novos Contos de Vampiros
Série Bruxas Mayfair
- A Hora das Bruxas I e II [Skoob (I) e Skoob (II)]
- Lasher [Skoob]
- Taltos [Skoob]
Série Beauty
(todos como A. N. Roquelaure)
Série Cristo Senhor
- Cristo Senhor: A Saída do Egito [Skoob]
- Cristo Senhor: O Caminho para Caná [Skoob]
- Christ the Lord: the Kingdom of Heaven (sendo escrito)
Série Songs of the Seraphim
Romances únicos
- A Festa de Todos os Santos [Skoob]
- Chore para o Céu [Skoob]
- Exit to Eden (como Anne Rampling) [Skoob]
- Belinda (como Anne Rampling) [Skoob]
- A Múmia ou Ramsés, o Maldito [Skoob]
- O Servo dos Ossos [Skoob]
- Violino [Skoob]
- O Senhor de Rampling Gate (Publicado no Brasil no livro “Os 13 Melhores Contos de Vampiros”, de Flávio Moreira da Costa) [Skoob]
Autobiografia
- Called Out of Darkness (2008)
Anne Rice na Internet
No Blablabla Aleatório
Resenha de Entrevista com o Vampiro
Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anne_Rice
http://en.wikipedia.org/wiki/Anne_Rice