Morte na Flip – Paulo Levy

Morte na Flip é o segundo livro de Paulo Levy sobre o delegado Joaquim Dornelas. A resenha do primeiro livro, Réquiem para um assassino, pode ser vista aqui.

Na noite antes de começar a Flip (Feira Literária Internacional de Palmyra*), o delegado Joaquim Dornelas está voltando para casa quando vê uma cena que atiçou o instinto de que algo estava errado. Como a polícia só pode agir depois que algo acontece, Dornelas falou para um dos seus investigadores ficar atento naquela madrugada.

A Flip de verdade é a Festa Literária Internacional de Paraty. E sim, ela foi a inspiração do autor.

Algumas horas mais tarde, Joaquim foi acordado com a notícia de que foram encontrados dois corpos: uma mulher com cara de gringa e um homem. Ainda esperançoso de que o crime não tinha nada a ver com a Flip, Joaquim e sua equipe começaram a investigação. Algumas horas mais tarde, foi chamado pela organização do evento porque uma autora famosa havia desaparecido.

O livro é incrível. Joaquim Dornelas é o Sherlock Holmes brasileiro e vê provas do crime em coisas corriqueiras. Sua equipe de Watsons também é bastante eficiente e traz à tona informações aparentemente desconexas, mas que permitem que o delegado monte com perfeição todos os acontecimentos do crime. Se Réquiem para um assassino já foi uma leitura deliciosa, Morte na Flip é ainda melhor. O foco da narrativa é o crime, mas não deixamos de ver o lado humano de todas as personagens: os relacionamentos pessoais de Joaquim, com a nova namorada, com a ex-mulher, os filhos – é tudo muito real. É possível esquecer que são personagens fictícios, de tão reais que são as descrições e os sentimentos envolvidos.

Assim como aconteceu em Réquiem para um Assasino, eu tinha certeza de que o culpado era um cara e no fim, ele não teve NADA a ver com o crime. É preciso uma maestria na hora de escrever a narrativa para conseguir enganar o leitor assim. É uma experiência deliciosa, ainda mais em um livro nacional.

Se você ficou curioso para conferir o livro, hoje (dia 08/10) é o lançamento do livro na Livraria da Vila do Shopping JK em São Paulo!

Gostaria de agradecer à Editora Bússola por ter me cedido o exemplar. Espero ter a oportunidade de ler mais livros da editora no futuro.

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Martins Fontes
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Editora Bússola, Resenhas da Feanari

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s