Um Autor de Quinta #48

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

Linda Carlino

Linda nasceu em uma pequena aldeia mineradora em County Durham, no nordeste da Inglaterra. Sua família sempre teve uma relação muito forte com os livros e não foi à toa que Linda acabou seguindo a carreira de docência universitária em Barnard Castle e até trabalhou como consultora em uma editora de livros. Linda sempre teve uma paixão por história e ficção histórica, mas a carreira como escritora nunca foi planejada.

Linda fez sua primeira visita a Espanha, por escolha de seu marido, no verão de 1988. Ela não falava nada de espanhol e sabia muito pouco sobre o país e sua história, além do que se encontrava no guia de viagem de H. V. Morton. Bastaram cinco semanas, para sua vida mudar completamente. Visitando marcos turísticos como túmulos de figuras históricas e catedrais, ela se lembrou dos romances históricos de sua adolescência e ficou particularmente fascinada pelas ligações históricas do país com a Inglaterra.

O que a jogou no mundo literário, foi um precário verbete dedicado à Rainha Joana I no guia de Morton. A falta de informação sobre uma figura histórica de peso, descartada como louca, foi o estopim para a busca hercúlea que a autora empreendeu para descobrir mais sobre essa mulher. A partir desse momento, ela estudou espanhol e começou a pesquisas fontes espanholas. A fascinação pelos descendentes de Fernando e Isabel fez com que ela começasse a escrever sua trilogia Habsburgo

Em agosto de 2007 a Veritas Publishing publicou seu romance de estreia, Joana, a Louca. Os livros da trilogia Habsburgo foram publicados em inglês entre 2007 e 2008. E apesar de estarem conectados (mãe, filho e neto), podem ser lidos separadamente.

Em 2008 ela foi eleita membro da The Society of Authors (Sociedade dos Autores) do Reino Unido. Uma carreira começada tardiamente e que foi interrompida precocemente, Linda faleceu em 2010. Seu último romance “Ana”, sobre Ana da Áustria foi publicado postumamente.

Livros

A autora tem apenas quarto livros publicados. O primeiro volume da Trilogia Habsburgo foi publicado no Brasil este ano pela Editora Europa.

Trilogia Habsburgo

Joana, a Louca [Skoob] [Trecho]

Sinopse: Joana, a fundadora das dinastias dos Habsburgos da Espanha e da Áustria, teve sua vida destruída por três homens: o marido mulherengo e conspirador político, o pai que a traiu e o filho que a manteve prisioneira por mais de trinta anos. No entanto, jamais se resignou, e não mediu esforços para resistir às traições que lhe foram impostas, lutando contra os poderosos e até contra a Igreja – o que lhe valeu o epíteto de “Louca”. Em Joana, a Louca, Linda Carlino narra com leveza e precisão histórica a saga desta personagem inteligente, de personalidade forte e temperamento irascível.

A Matter of Pride (Charles V) – Uma Questão de Orgulho (Editorial Presença – Portugal)

[Trecho]

Sinopse: Em 1557, um prematuramente envelhecido, doente e muito irritado, Carlos V (considerado o maior imperador do Sacro Império Romano desde Carlos Magno), se retira para um mosteiro isolado no oeste da Espanha. Por meio de recordações e perspectivas das pessoas à volta de Carlos, Linda traz uma visão cética daquele que foi uma dos homens mais poderosos da Europa no século XVI.

Wives & Other Women (Filipe II da Espanha)

Sinopse: Em uma época na qual se esperava a produção de herdeiros masculinos pelos reis, Filipe embarcou em vários casamentos dinásticos, mas foi sempre decepcionado e frustrado. O terceiro volume da Trilogia Habsburgo se foca nestes casamentos sem amor e na busca compulsiva de Filipe por outras mulheres, tendo como pano de fundo uma família turbulenta e uma corte atormentada por intrigas e traições.

Romance publicado postumamente

Ana (Ana da Áustria)

Sinopse: Ana, a filha ilegítima de Don Juan da Áustria foi confinada em um convento. Anos mais tarde ela é apresentada à Espinoza, chefe de pastelaria e um pretendente duvidoso ao trono português. Levada a acreditar em seu pedido e deslumbrada com a esperança de se tornar a rainha de Portugal, ela se apaixona por ele. Intriga, traições, enredos e contra enredos são abundantes.

Carlino no Blablabla:

Resenha Joana, a Louca [aqui]

Fontes:

http://www.presenca.pt/autor/linda-carlino/

http://www.articlesbase.com/authors/linda-carlino/130710

http://www.biblioscribe.com/press/publish/author-stories/Author_hooked_on_Spain_after_first_visit.shtml

http://www.biblioscribe.com/press/publish/success/Tour_of_Spain_leads_to_foreign_publishing_contracts.shtml

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Um Autor de Quinta

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s