Um Autor de Quinta #49

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta  da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

 

Shan Sa

Shan Sa nasceu em 26 de outubro de 1972 em Pequim (China) e é uma autora francesa (pois apesar da nacionalidade, mora na França há muito tempo e seus livros foram publicados lá em língua francesa), caligrafista e pintora, já tendo feito exibições em Paris, Nova York e Shanghai.

Shan Sa nasceu Yan Ni, o pseudônimo Shan Sa foi retirado de um poema da Dinastia Tang do poeta Bai Juyi. Com 7 anos ela começou a escrever poemas e a estudar caligrafia chinesa e pintura chinesa tradicional. Aos 10 anos ela publicou sua primeira coletânea de poesias e ganhou seu primeiro prêmio em um concurso nacional de poesias com 12 anos. Com 14 anos, ela tornou-se o membro mais jovem da Associação de Escritores de Pequim (Beijing Writer’s Association).

Em 1990, com 17 anos, ela mudou-se para Paris (graças a uma bolsa do governo francês) para aprender francês e estudar filosofia e também fez cursos de história da arte na École du Louvre. Após se formar, entre 1994 e 1996 ela trabalhou como assistente do pintor Balthus na Suíça. Em1997, Shan Sa retornou à França e publicou seu primeiro romance Porte de la paix céleste(Gate of Celestial Peace) escrito durante seu período de trabalho com Balthus. O romance ganhou o Prix Goncourt de melhor romance de estreia. Em 2009, Shan Sa foi condecorada pelo Ministério de Cultura Francês com o Cavaleiro da Ordem de Artes e Letras e em 20011 é foi condecorada pelo Presidente fracÊs com o Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito.

Livros

  • Les Poèmes de Yan Ni (The Poems of Yan Ni)
  • Libellule rouge (The Red Drangonfly)
  • Snow
  • Que le printemps revienne (May the Spring Return)
  • Porte de la paix céleste (Gate of Celestial Peace)
  • Les quatre vies du saule (Four Lives of the Willow)
  • La Joueuse de Go (The Girl Who Played Go)
  • The Mirror of the Calligrapher (coleção de poesias e pinturas)
  • Impératrice (Empress)
  • Les conspirateurs (The Conspirators)
  • Alexandre et Alestria (Alexander and Alestria)
  • Le Vent vif et le glaive rapide (The Sharp Wind and the Swift Dagger)
  • Les Fleurs Antiques (The Antique Flowers)
  • La Cithare nue (The Naked Zither)

 

Os trabalhos de Shan Sa já foram traduzidos para mais de 30 idiomas, no Brasil apenas dois livros seus foram publicados: Imperatriz pela Ediouro e A Jogadora de Go pela Rocco, ambos em 2004.

Imperatriz [Skoob][Trecho]

Sinopse: Ela reinou sobre o período mais impressionante do mais fabuloso Império que o planeta havia conhecido. No século VII, foi uma mulher que ousou renascer do ostracismo e passar de concubina a comandante do destino e da felicidade de milhões de chineses, criando uma nova dinastia no caminho. Seu nome foi ultrajado, sua história deformada, sua memória apagada, os homens vingaram-se de uma mulher que ousou tornar-se Imperatriz. Esta é a história de Wu.

A Jogadora de Go [Skoob]

Sinopse: Dia após dia, uma adolescente chinesa e um jovem soldado japonês encontram-se na Praça dos Mil Ventos para uma árdua partida de go. O ano é 1937. Tropas japonesas invadem a Manchúria, e o soldado recebe a missão de disfarçado, procurar espiões da resistência entre os jogadores que desde a alvorada se reúnem na praça. Os dois pouco se falam. Durante o exercício quase estético que é a partida, perscrutam as almas um do outro através do movimento dos peões sobre o tabuleiro. Fora dali, suas vidas são peões em campos opostos, à mercê da empresa militar

Shan Sa no Blablabla:

Resenha A Jogadora de Go

Links Interessantes:

Site Oficial 

Facebook 

Twitter 

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Shan_Sa

http://www.harpercollins.com/author/microsite/about.aspx?authorid=33724

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac
Anúncios

9 Comentários

Arquivado em Um Autor de Quinta

9 Respostas para “Um Autor de Quinta #49

  1. oi,
    otimo post! nao conhecia.
    adorei seu blog,
    estou te seguindo, segue o meu tambem

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    Curtir

  2. Nossa e a autora é muito linda! Que legal que ela tem pelo menos dois livros publicados no Brasil! Amei mesmo o post. Nunca li nada da autora mas parece ser ótimo!

    Curtir

    • Nubia Esther

      Oi Karlinha!
      Então, A Jogadora de Go é mais fácil de encontrar, já A Imperatriz ainda não achei disponível em nenhuma loja online, creio que para encontrá-lo só em sebos mesmo. Quero muito ler esse livro, porque gostei muito da narrativa da Shan Sa.

      Curtir

  3. Adorei seu blog. Linkei seu post no meu blog. =)

    Curtir

  4. Pingback: Romance de Formação | PROJETOS NO PAPEL

  5. Jessica

    Blog ótimo! Achei vários comentários sobre livros nos estilos que curto e penso em fazer uma lista de leitura já

    Curtido por 1 pessoa

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s