A Colher que Desaparece – Sam Kean

Quando eu comecei a ler esse livro, não estava nem na página 50 quando disse, para quem quisesse ouvir, que este é o melhor livro que eu já li na minha vida. Pode parecer um exagero, porque eu disse algo parecido quando li The Physician, do Noah Gordon (resenha aqui), mas A Colher que Desaparece, de Sam Kean entrou rapidamente para a lista de melhores livros já lidos por mim.

Diferentemente do The Physician, ACqD é um livro de Química. Sim, mais um. Este livro conta histórias incríveis sobre cada um dos 112 elementos já descobertos pelo homem (a partir do 113, eles ainda não foram descobertos, embora algumas tabelas já tenham reservado o espaço para eles). Tem como a leitura dessa compilação de histórias não ser incrível? Se você respondeu que sim, então leve em consideração que o autor consegue escrever sobre alguns dos conceitos mais difíceis da Química e da Física de uma maneira incrivelmente fácil (tão fácil que eu fiquei me perguntando porque diabos os professores da faculdade deixaram tudo tão confuso).

O fenômeno que dá nome ao livro é descrito bem no começo (mas eu não vou contar qual é para vocês lerem o livro), e é seguido de outras histórias em que se pode enganar o colega utilizando a química. Mas o livro não é só isso. Ele narra a história dos elementos, como algusns foram descobertos e as parcerias e inimizades químicas que ajudaram a moldar nosso mundo.

Porque alguém que não tem nada a ver com a química deveria ler esse livro? Simples, ele é de história, ele é de ciência, ele é de fatos e ele é interessante. Além disso, é bem narrado e é de fácil compreensão, e não tem nada mais legal do que realmente absorver conhecimento na leitura. Este livro fala de elementos químicos, tão presentes na nossa vida (afinal, TUDO é feito da combinação deles) e tão mal entendidos pela maioria das pessoas. De todos os livros de química do dia-a-dia que eu já li, este é o que vai mais a fundo e o que tem mais histórias diferentes. Recomendadíssimo!

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Martins Fontes Book Depository
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Feanari

Uma resposta para “A Colher que Desaparece – Sam Kean

  1. Pingback: O Polegar do Violinista (Sam Kean) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s