Atenção, esta resenha trata sobre os acontecimentos do segundo livro da série Os Heróis do Olimpo e pode haver spoilers sobre os fatos do primeiro livro. Para saber o que eu achei do primeiro livro, clique aqui.
“Sete meios-sangue responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.”
É chegada a hora de completar esse time de semideuses que começou a ser montado em O Herói Perdido, e sim, para os que já estavam com saudades do velho personagem, Percy Jackson está de volta! E se no livro anterior, apesar dos novos campistas e deuses, o foco ainda tenha permanecido na mitologia grega, no segundo volume, Riordan nos apresenta sua contraparte romana. Deuses, semideuses, criaturas mitológicas e um novo acampamento totalmente romanizado. E é no Acampamento Júpiter que encontramos um Percy totalmente desmemoriado (e não, isso não é mera coincidência), e Hera, agora Juno, novamente a pedir ajuda para salvar os deuses do Olimpo e evitar a destruição do mundo.
Os outros integrantes desse time são: Hazel Levesque, uma garota que nasceu com uma maldição e que se meteu em grandes problemas por ter obedecido a mãe, mesmo quando percebeu que a voz que falava com ela não era conhecida. Além do quê, não era para ela estar no Acampamento Júpiter. E Frank Zhang, descendente dos deuses gregos por parte de pai e com uma linhagem muito mais antiga por parte da mãe chinesa, também amaldiçoado, o garoto tem síndrome de inferioridade e é desastrado ao extremo, mas só até descobrir a verdadeira força que tem… Com Frank, Riordan inicia uma conversa com os deuses asiáticos. Confesso que seria bem interessante ter uma série com essa temática.
Com o despertar de Gaia e a libertação de seu exército na Terra, a vida dos deuses e semideuses está cada vez mais difícil, ainda mais depois da captura de Tânatos (o responsável por manter os mortos em seu lugar), já que agora matar monstros além de uma árdua tarefa está se tornando quase impossível com a Morte perdendo seu poder. Em meio a gigantes, górgonas, gegenes, amazonas, basiliscos e até o cavalo mais veloz do mundo (cujos diálogos com Percy renderam alguns bons momentos de humor, ainda que a dose tenha sido além da conta), os três semideuses partem para uma missão quase suicida. E um aviso: sentir-se confuso em relação aos deuses e suas características romanas e gregas é normal viu, os próprios deuses se confundem.
A narrativa é em terceira pessoa, mas o autor alterna o foco entre os personagens e a divisão entre eles é feita em blocos de capítulos, o que é bom porque não banaliza a troca e torna a transição de um personagem para o outro muito mais suave. Outra coisa muito legal é o fato do Riordan não se esquecer de personagens menores em outros livros seus e lhes conferir mais espaço em outras obras. O que é uma ótima tática, já que o exercício de puxar pela memória um personagem e se dar conta de que já o conhecia, contribui e muito para aumentar a identificação dos leitores com os livros. E isso também corrobora minha dica na última resenha: ler a saga predecessora (aka Percy Jackson e Os Olimpianos) antes de Os Heróis do Olimpo te garante uma leitura muito mais completa e divertida.
Despedimo-nos do segundo volume da série, com o mundo dos deuses cada vez mais perto de sua destruição, só uma união entre semideuses gregos e romanos poderá trazer alguma esperança para a batalha que se aproxima. E a tarefa não parece ser tão fácil assim, apesar das disputas entre gregos e romanos remontarem aos tempos antigos, as diferenças ainda são muito gritantes mesmo entre os semideuses de agora. Prevejo muito trabalho da parte de Jason e Percy para fazer essa união acontecer…
Conheça a série Os Heróis do Olimpo:
1. O Herói Perdido [Skoob][Goodreads][Resenha Mari]
2. O Filho de Netuno [Skoob][Goodreads]
3. The Mark of Athena [Skoob][Goodreads]
4. The House of Hades – lançamento previsto para outubro de 2013
5. Sem título definido – lançamento previsto para 2014
Compre aqui:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Pingback: Um Autor de Quinta #31 | Blablabla Aleatório
Pingback: A Marca de Atena (Rick Riordan) | Blablabla Aleatório
Pingback: A Casa de Hades (Rick Riordan) | Blablabla Aleatório
Pingback: O Sangue do Olimpo (Rick Riordan) | Blablabla Aleatório