Um Autor de Quinta #53

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

 

Elia Barceló

Elia nasceu em Elda, Alicante (Espanha), em 29 de janeiro de 1957. Estudou filologia anglo germânica na Universidade de Valência (1979) e filologia hispânica na Universidade de Alicante (1981). Em 1995 obteve doutorado pela Universidade de Innsbruck (Áustria) defendendo uma tese sobre os arquétipos do gênero de terror nos relatos fantásticos de Julio Cortázar. É considerada uma das escritoras mais importantes, em língua espanhola, do gênero de ficção científica, junto com a argentina Angélica Gorodischer e a cubana Daína Chaviano. As três formam a chamada “trindade feminina da ficção científica na Hispano América”.

Seus primeiros trabalhos literários foram os romances Sagrada (1989), Consecuencias Naturales (1994) e El mundo de Yarek (1994), pelos quais ela ganhou o Prêmio Internacional para romances curtos de ficção científica da Universidade Politécnica da Catalunha. Ela também ganhou o Prêmio Ignotus para histórias fantásticas pela Associação Espanhola de Fantasia e Ficção Científica (1991) e o Prêmio Edebé de literatura juvenil por El caso del artista cruel (1998).

A autora é casada, mãe de dois filhos e atualmente mora na Áustria onde é professora de literatura espanhola e produção de texto na Universidade de Innsbruck. É sócia de honra da Nocte, a Associação Espanhola de Escritores de Terror. Suas obras já foram traduzidas para mais de 18 idiomas. Desde 1997 a autora se dedica também à literatura juvenil.

Livros

No Brasil só um livro seu (Cordeluna) foi publicado, mas a produção literária da autora é bastante extensa, seguem algumas de suas obras principais:

Barceló no Blablabla:

Resenha Cordeluna

 

Fontes:

http://es.wikipedia.org/wiki/Elia_Barcel%C3%B3

http://www.goodreads.com/author/show/515943.Elia_Barcel_

http://www.sehacesaber.org/chavales/eliabarcelo?edad=5

http://www.cccb.org/en/autor-elia_barcelo-22949

Compre aqui:

Cultura Saraiva Fnac Fnac Fnac
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Um Autor de Quinta

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s