A Week in December – Sebastian Faulks

Uma semana passa rápido, mas pode definir o resto da vida de uma pessoa. Em A Week in December, acompanhamos a vida de um grupo de pessoas totalmente diferentes, unidas por aquele fio invisível de amigos em comum.

Temos Ralph Tranter, um resenhista amargo que adora detonar os novos “must read” na internet, sob diversos pseudônimos diferentes, além de escrever sua opinião em jornais no fim de semana. Ele concorre a um prêmio literário com a biografia de um autor do século XIX e um dos juízes é autor de um dos livros que ele criticou mais cruelmente.

Farooq al-Rashid, dono de uma empresa de lime pickle (sim, pickles de limão), foi nominado a Officer of the Order of the British Empire, uma honra muito grande. Como a rainha que o condecoraria, ele ficou com medo de ser considerado iletrado, ele contrata Ralph Tranter para lhe ensinar sobre os clássicos da literatura britânica. O filho de Farooq, Hassan, está no começo da vida adulta e se apaixona pelo idealismo da religião islâmica. Isso faz o rapaz se unir a um grupo de extremistas que pretende começar o estado ideal Islã, à força, se necessário.

Um suicídio na linha de metrô de Londres faz com que Jenni seja processada. Durante as sessões com o advogado do caso, Gabriel, os dois sentem que a solidão em que viviam começa a se dissipar. John Veals, gerente de uma empresa de investimentos, vive em função do seu trabalho e de fazer dinheiro não importa o preço.

Essas e mais algumas personagens se juntam nessa trama deliciosamente real. As personagens são muito verossímeis e estão cheias de defeitos, o que só aumenta a impressão de que podemos transferir a personagem a alguma pessoa que conhecemos de verdade. Além disso, as emoções que elas sentem são verdadeiras, são angústias e dúvidas que todos nós já sentimos. As personagens fazem perguntas que todos nós já fizemos.

Confesso que comprei esperando algo como o filme “Simplesmente Amor“. Apenas a narrativa é parecida, por falar da vida de pessoas diferentes em alguns dias perto do Natal, mas a temática é totalmente diferente. No filme, a premissa é que o amor está em todo lado e no livro, o objetivo é fazer as personagens acordar do mundo ao qual estão acostumados e forçá-los a enxergar a realidade em que vivem de fato.

Não é o tipo de livro que eu recomendaria se você acabou de começar a ler em inglês. Não que ele seja difícil, mas a trama é densa. Assim, é necessário estar um pouco mais habituado a ler em inglês para não achar o livro chato ou monótono, o que ele definitivamente não é. Leitura recomendadíssima!!

Compre aqui:

Cultura Saraiva Fnac Book Depository
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Resenhas da Feanari

Uma resposta para “A Week in December – Sebastian Faulks

  1. Pingback: Saturday Rehab #57 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s