Um Autor de Quinta #58

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta  da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

 EcoUmberto_F_UllaMontanK11_Stor

Umberto Eco

Umberto Eco nasceu em 5 de janeiro de 1932 em Alexandria, Itália. O pai de Eco queria que o filho se tornasse um advogado, mas ele entrou na Universidade de Turim para estudar filosofia e literatura medieval, escrevendo uma tese sobre Tomás de Aquino e recebendo sua láurea em filosofia em 1954. Depois disso, Eco trabalhou como editor cultural para a rede televisiva RAI e lecionou na Universidade de Turim entre 1956 e 1964.

O romancista nasceu em 1980, junto com o desejo para lá de estranho de envenenar um monge que acabou levando-lhe a escrever seu primeiro romance e maior sucesso editorial “O Nome da Rosa” que foi levado ao cinema em 1986 por Jean-Jacques Annaud. Eco além de romancista é filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo e é um dos poucos autores que conciliam o trabalho teórico-crítico com produções artísticas, tendo grande influência nos dois setores.

Livros

livros eco

Seu primeiro romance foi publicado no Brasil em 1984 pela Nova Fronteira e vendeu mais de 600 mil exemplares. Seus livros hoje são publicados pelo Grupo Editorial Record.

Romances

  • O Nome da Rosa (Il nome dela rosa, 1980) [Skoob][Goodreads]
  • O Pêndulo de Foucault (Il pendolo di Foucault, 1988) [Skoob][Goodreads]
  • A Ilha do Dia Anterior (L’isola del giorno prima, 1994) [Skoob][Goodreads]
  • Baudolino (Baudolino, 2000) [Skoob][Goodreads]
  • A Misteriosa Chama da Rainha Loana (La misteriosa fiamma dela regina Loana, 2004) [Skoob][Goodreads]
  • O Cemitério de Praga (Il cimitero di Praga, 2011) [Skoob][Goodreads]

Para conferir sua bibliografia completa (incluindo romances, livros teóricos, ensaios e artigos) clique aqui.

Eco no Blablabla

Resenha A Misteriosa Chama da Rainha Loana 

Resenha Baudolino  (publicada no perfil do Skoob, como era muito antiga acabei não colocando aqui no blog).

Links Interessantes

Site oficial 

Goodreads 

Facebook 

Twitter 

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Umberto_Eco

http://en.wikipedia.org/wiki/Umberto_Eco

http://www.themodernword.com/eco/eco_biography.html

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/1037466-do-mosteiro-ao-picadeiro.shtml

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Fnac Fnac

4 Comentários

Arquivado em Um Autor de Quinta

4 Respostas para “Um Autor de Quinta #58

  1. Meu, sempre quis ler O Nome da Rosa, tenho uma edição suuuper velha do meu pai… Mas quando fui ler, parecia grego pra mim e nunca mais peguei.. Preciso caçar onde foi parar esse livro!

    Curtir

    • Nubia Esther

      Ah, também tenho uma edição antiga de O Nome da Rosa aqui que ainda não tomei coragem para abrir. Se dependesse da minha primeira experiência com Eco nunca leria outra obra dele hahaha. Quando estava no início do ensino médio peguei O Pêndulo de Foucault na biblioteca, quem disse que consegui seguir adiante com a leitura. Não teve jeito, tive que desistir. =P Mas, ainda acho que se pegasse para ler hoje talvez eu conseguisse terminar e até gostasse, só tenho que comprá-lo. xD

      Agora, se tem um romance dele que indico, é Baudolino. Esse livro é maravilhoso!

      Curtir

  2. Ah, nós temos o Cemitério de Praga em casa, ainda não lido. Mas eu queria ler O Nome da Rosa, por ter assistido ao filme – embora faça bastante tempo, eu ainda lembro um pouco, hehehe.
    Curioso, eu achei que ele tinha muito mais romances publicados. Impressão minha. =P

    Bjins =*

    Curtir

    • Nubia Esther

      O Cemitério de Praga está na lista de metas de leitura deste ano. Gosto dos livros do Eco, mas costumo demorar séculos para criar coragem e começar a lê-los, acho que a culpa é toda dessa áurea de impenetrabilidade que colocam em seus livros. Depois vou querer saber sua opinião sobre os livros dele. E já aproveito para sugerir Baudolino (como fiz para a Mari), meu romance favorito dele, tá que foi mais um lance de amor à primeira vista do que qualquer coisa, mas super recomendo. =*

      Curtir

Gostou do post, então comenta!