A maioria sabe que a cozinha é um laboratório bastante completo. Quem não sabia, agora sabe! Dentro dos armários, podemos encontrar toda uma gama de reagentes – sim, estou falando dos ingredientes que usamos para preparar as mais deliciosas receitas!
No livro “O Cozinheiro Cientista”, caminhamos ao longo das refeições: café da manhã, entradas, pratos principais e sobremesas, para conhecer melhor a química por trás da culinária.
Esse livro é um dos menores que eu já li sobre química do dia-a-dia. Apesar disso, as informações contidas nele são muito interessantes. Como a maior parte dos livros desse tipo, as informações estão contidas em pequenos parágrafos.
Quando tudo que consumimos vem da prateleira do supermercado, é fácil esquecer a sua origem verdadeira. Dessa maneira, eles ficam mais “misteriosos” e deixamos de explorar suas essências – e o que podemos fazer com eles. Os autores desse livro expuseram vários segredos da culinária com o objetivo de fazer as pessoas se apaixonarem novamente pelos mistérios da culinária: de se aventurarem a misturar ingredientes e experimentar o resultado.
Em suma, esse livro é para os amantes da Química, mas também para os amantes da culinária. Contém receitas rápidas e fáceis de fazer (pelo menos parecem fáceis!) e alguns “macetes” culinários.
Nunca leu um livro de química do dia-a-dia na cozinha? Esse é um excelente meio de começar. Leu e curtiu? Leia O que Einstein Disse Ao Seu Cozinheiro volumes 1 e 2 (leia as resenhas aqui e aqui). Com certeza é uma ótima maneira de começar a se apaixonar por Química!
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |