A Lei dos Varões (Maurice Druon)

Atenção, esta é a resenha do quarto livro da série Os Reis de Ferro. Para ler a resenha do terceiro, clique aqui.

Na França de 1316, depois da morte do Rei Luís X, o Cabeçudo, começa o jogo de poder e chantagens para definir quem vai ocupar o trono (não, eu não estou falando de um novo livro de Guerra dos Tronos, isso é história aqui na Terra). Como Luís X não deixou filho, apenas uma rainha grávida, a disputa pelo trono é entre Felipe de Poitiers, Carlos de Valois e o duque de Borgonha.

Naturalmente, quando o herdeiro nasce, sua vida está (e muito) ameçada pelas pessoas que querem ocupar seu lugar no trono. Como que as pessoas leais ao trono vão fazer para proteger essa criança?

Como se isso não bastasse para deixar um país de ponta-cabeça, a Igreja também está sem líder e os cardeais não só não querem se reunir para o conclave, como fogem da presença uns dos outros para evitar serem presos juntos num enclave forçado.

Basicamente todo o livro gira em torno desses dois “problemas”. Como nos outros livros, o autor consegue descrever os acontecimentos como se ele estivesse lá, assistindo a tudo. Isso nos dá a possibilidade de assistir com ele o desenrolar dos acontecimentos. Esse tipo de livro dá prazer ler.

A maior dificuldade da leitura dessa série é o tanto de nome repetido que existe. São tantos Felipe, Carlos, Jeanne, Luis que a cabeça dá vários nós. Não invejo as aulas de história dos franceses! No entanto, no fim do livro existe um Repertório Bibliográfico, onde temos uma lista com os nomes das pessoas que aparecem nos livros, quando nasceram e morreram e mais alguns detalhes das suas vidas. DICA: Esse repertório é o mesmo para todos os livros, ou seja, tem spoiler.

Além do repertório bibliográfico, assim como nos livros do Cornwell, existe uma Nota Histórica. Durante a leitura, algumas partes do texto têm números, como se fossem as referências de um artigo. Cada número se refere a uma nota diferente, no fim do livro.

A série conta com sete livros, que narram quatorze anos da história da França. Os três últimos estão na lista de livros a ler em 2013, será que eu consigo?

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Martins Fontes
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Resenhas da Feanari

Uma resposta para “A Lei dos Varões (Maurice Druon)

  1. Pingback: Um Autor de Quinta #68 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s